Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como evitar calos, calosidades e calcanhares rachados

Tipo:

2-1

A aparência dos pés das pessoas pode nos dar muita informação a seu respeito como: o seu estilo de vida, seu sexo, sua forma de ser e sua cultura. Por essa razão, você deve cuidar bem deles, para que não apresentem rachaduras nos calcanhares, calosidades e, acima de tudo, os dolorosos calos.


A saúde dos nossos pés e a do nosso corpo, em geral, possuem estreita relação, uma vez que, se apresentamos rigidez nas articulações, os mesmo estariam nos alertando sobre um problema de artrite.
Pés com formigamento ou dormência podem indicar problema de diabetes; se eles apresentam inchaços pode ser sinal de hipertensão arterial.
Por esta razão, devemos prestar muita atenção aos sintomas que nossos pés apresentam, já que eles estariam nos alertando sobre possíveis doenças.
Do mesmo modo, devemos estar cientes da grande importância que os pés têm em nossa vida, pois são eles que nos permitem manter o equilíbrio e é através deles que nos locomovemos e corremos; inclusive já foi determinado que cada ser humano percorre pelo menos 400.000 km durante toda a sua vida, o equivalente a dar a volta ao mundo umas 10 vezes.
A região da planta do antepé e o calcanhar são as partes que suportam todo o peso do nosso corpo quando estamos em pé ou caminhamos.
Por isso essa região possui uma pele muito mais grossa, para que possamos resistir a pressão; mas quando esta é muito intensa, seja por sermos muito pesados ou por realizarmos atividades que exijam que fiquemos em pé por muito tempo, isso produzirá calos e calosidades nos pés, que também são conhecidos como hiperqueratose.
As calosidades nos pés podem ser sintomas de algum tipo de deformidade óssea, porém, usar um sapato que provoque fricções na pele ou que seja muito apertado também pode causar tais problemas.

Na maioria dos casos, em que as calosidades se apresentam de forma constante, isso se dá devido a um tipo de pele que é mais propensa a desenvolver estes males.

Cuidados a serem considerados

É muito importante usar diariamente uma pedra-pomes, pois eliminará as camadas ásperas da pele, evitando que elas se acumulem.
Mesmo assim, lembre-se de aplicar um bom creme hidratante, preferencialmente à noite, pois desta forma a pele não perderá sua elasticidade. Os melhores cremes, segundo os podólogos especialistas, são os preparados à base de glicerina, pois, segundo alguns estudos realizados, esses cremes foram os que apresentaram os melhores resultados, pois permitem à pele recuperar a suavidade e evitar a formação de rachaduras nesta parte do corpo.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X