Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como detectar os primeiros sintomas de hipotireoidismo na mulher

Tipo:

484163000.jpg

O hipotireoidismo é um transtorno congênito que afeta frequentemente as mulheres, já que elas tendem a desenvolver mais doenças autoimunes ao longo da vida.


O acompanhamento médico é crucial para prevenir e tratar a doença, assim como para impedir seu avanço.

Sintomas como falta de concentração, perda de memória ou esgotamento poderiam estar relacionados com o estresse que enfrentamos no trabalho ou em casa, mas, por outro lado, também podem ser um sinal de que a glândula tireoide está falhando.

Esta glândula é responsável por controlar o metabolismo basal do corpo, a regulação dos hormônios, a regulação do nível de energia do organismo e o funcionamento de vários órgãos.

Controle da pressão para detectar os primeiros sintomas de hipotireoidismo na mulher

Os sintomas do hipotireoidismo são:

– Pele seca e cabelos quebradiços – Unhas fracas – Esgotamento – Reflexos lentos – Pouca concentração e falta de memória a curto prazo – Depressão e mudanças repentinas de humor – Aumento de peso – Sensibilidade ao frio – Pele mais grossa – Hipertensão arterial

O metabolismo da pessoa que sofre com hipotireoidismo fica mais lento e seu sistema imunológico se debilita rapidamente.

Ao invés de proteger o corpo, os glóbulos brancos atacam a glândula e isso faz com que se desenvolvam micro-tumores que, com o tempo, poderiam se converter em câncer.

Mulheres grávidas devem tomar precauções, já que o aumento de massa corporal poderia diminuir a liberação os hormônios da tireoide, fazendo com que secrete quantidades com as quais a glândula não está acostumada.

Felizmente, existem muitos tratamentos que podem controlar o avanço deste transtorno.

Qual o tratamento do hipotireoidismo?

Mulher com hipotireoidismo

Como as manifestações da doença nem sempre aparecem ao mesmo tempo e podem variar, o diagnóstico é confirmado através de exames.

Mulheres com menos de 21 anos devem consultar um especialista que possa indicar os procedimentos adequados, segundo os sintomas.

É provável que o uso de anticoncepcionais não afete a eficácia do medicamento indicado pelo médico, que poderia ser uma dose específica de levotiroxina ou outro derivado desse medicamento, que a paciente tomará em jejum pelo resto da vida.

O consumo do medicamento é um pouco delicado se a pessoa apresentar traços de infecções pulmonares ou problemas cardíacos. Por isso, é necessário realizar controles regulares, para descartar possíveis alterações relacionadas a essa doenças, ou também se aparecerem sintomas como dor de estômago ou dores de cabeça recorrentes.

A doença também pode estar relacionada à insuficiência renal, por isso, no início de cada tratamento, são administrados também corticoides.

Outras das complicações mais conhecidas é o hipotireoidismo hipofisário, que apresenta uma degeneração no hipotálamo em níveis críticos.

Água com limão para combater sintomas de hipotireoidismo Algumas das recomendações feitas pelos especialistas às mulheres afetadas por este transtorno são manter uma dieta saudável e manter o organismo hidratado, consumindo bastante líquido.

Os exercícios físicos também desempenham um papel importante para a oxigenação do sangue, algo que trará benefícios significativos para a paciente.

Tratamentos caseiros e naturais

Você pode controlar os sintomas do hipotireoidismo com algumas alternativas de origem natural, que facilitarão o processo de cura, fazendo com que você se sinta muito melhor. Alguns dos remédios mais comuns são:

Caldo de feijão

Caldo de feijão para combater os sintomas de hipotireoidismo

O feijão, tão adorado pelos brasileiros, contém uma substância chamada niacina, que estimula a produção dos hormônios reguladores do estresse, mantendo o equilíbrio corporal.

Seu consumo é muito adequado para evitar a elevação dos níveis de cortisol e assim diminuir o avanço da doença.

Como preparar:

– Deixe os feijões de molho durante a noite e depois cozinhe-os durante 30 minutos para obter o caldo.

Como consumir:

– Durante duas semanas, beba aproximadamente meia xícara do caldo pela manhã. Interrompa o consumo durante as duas semanas seguintes para avaliar os efeitos e como seu corpo está reagindo.

Mel e poejo

Mel para combater os sintomas de hipotireoidismo

Estes dois ingredientes são essenciais para combater os sintomas do hipotireoidismo. Oferecem nutrientes essenciais que fazem falta ao corpo, como o ferro e o potássio.

Como fazer:

– Ferva uma xícara de água quente e adicione uma colher de chá de folhas de poejo com um pouco de mel.

Como consumir:

Beba este chá todas as manhãs, após o desjejum, para evitar que o poejo irrite a mucosa do estômago.

Fava-do-mar e kelp

Fava do mar para combater os sintomas de hipotireoidismo

Estes dois tipos de algas contêm uma grande quantidade de iodo, um dos minerais essenciais para o bom funcionamento da tireoide.

Além disso, essas plantas marinhas possuem outros minerais, como cálcio, potássio e ferro, que contribuem para o progresso do tratamento e facilitam a absorção de outros medicamentos prescritos pelo médico.

Como consumir:

– Basta adicionar as algas a saladas ou cozinhá-las no vapor. Inclua-as na sua dieta e você notará as melhoras.

Atualmente, o hipotireoidismo afeta quase mil mulheres por ano, mas a ciência e os avanços da medicina estão mantendo controlada essa doença degenerativa, e, com o tempo, espera-se que cheguemos à sua cura completa.

Continue a viver com saúde e evite os sintomas dessa doença, mantendo uma dieta equilibrada e complementando-a com exercícios físicos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X