Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como Cozinhar Batatas no Microondas

Tipo: Acompanhamentos

670px-Garnish-Step-8

Modo de Preparo:

  • Escolha o tipo certo de batata. Batatas Russet – também conhecidas como Idaho ou batatas para assar – são as melhores que você pode colocar no micro-ondas. Essa superioridade ocorre devido ao alto conteúdo de amido, que rende um produto final ainda mais macio. Batatas de interior amarelo – como as Yukon – são sua segunda melhor opção. Elas possuem um conteúdo moderado de amido e, quando assadas, ficam com uma textura cremosa e ligeiramente densa.
  • Lave a batata. É importante lavar bem sua batata antes de colocá-la no micro-ondas, especialmente se planejar comê-la com casca. Certifique-se de remover qualquer sujeira teimosa. Uma escova com cerdas fortes é ótima para limpar batatas. Após lavar, seque a batata com pedaços de papel-toalha.
  • Tempere a batata. Esfregue um pouco de azeite de oliva na casca da batata, espalhando um pouco de sal e pimenta nela logo em seguida. Isso dá à batata um sabor extra e ajudará a deixar a casca crocante.
  • Espete um garfo na batata. Isso permite que o vapor dentro dela escape e evita que a batata exploda no micro-ondas. Você deve espetar a batata de três a quatro vezes em cada uma das regiões dela: topo, fundo, e os dois lados. Alternativamente, você pode cortar um “X” profundo no topo da batata utilizando uma faca.
  • Coloque a batata num prato de micro-ondas. Se quiser, você pode primeiramente enrolar a batata em um papel-toalha molhado. Maior parte das batatas médias e largas demorará entre 8-12 minutos para assar completamente em potência total. [2]
  • Tente colocar a batata no micro-ondas por 5 minutos no início. Em seguida, retire-a do micro-ondas e vire-a para que os dois lados cozinhem igualmente. Coloque-a no fundo do micro-ondas por mais 3-5 minutos, dependendo do nível de maciez dela. Após isso, se ela não parecer completamente assada, continue a esquentá-la no micro-ondas em períodos de 1 minuto, verificando-a após cada minuto. [3]
  • Você precisará aumentar o tempo de preparo em até dois-terços caso esteja preparando múltiplas batatas de uma só vez. Por exemplo, se uma batata grande demorar 10 minutos para ficar pronta; duas batatas grandes demorariam entre 16-17 minutos.
  • Caso prefira uma batata de casca mais crocante, é possível cozinhá-la no micro-ondas por 5-6 minutos e, logo em seguida, transferi-la para uma assadeira. Asse-a num forno pré-aquecido em 400 graus F (204 graus C) por 20 minutos. Esse método é ótimo se você quiser batatas com cascas crocantes num processo duas vezes mais rápido que o normal!
  • Verifique se a batata assou. Você pode verificar se uma batata assou ao espetar um garfo no centro dela; se o garfo penetrar no tubérculo facilmente, mas o centro permanecer um pouco firme, então a batata está pronta. Na dúvida, é melhor comer uma batata mal assada; batatas colocadas excessivamente nos micro-ondas podem queimar ou explodir no aparelho.
  • Permita que a batata descanse por cinco minutos. Isso permite que o núcleo da batata termine de cozinhar usando o calor que ficou aprisionado nas camadas interiores dela. Isso também a ajuda a se tornar mais fofinha nos lados sem secar por fora. Enrolá-la em papel alumínio após retirá-la do micro-ondas acelerará este processo. Apenas tome cuidado ao tocar a batata – ela estará extremamente quente!
  • Enrolar a batata em papel alumínio a manterá quente por bastante tempo caso esteja guardando o alimento para alguém que chegará atrasado. Certifique-se apenas de enrolá-la no papel alumínio assim que ela sair do micro-ondas para conservar boa parte do calor.
  • Sirva a batata. Corte a batata e enfeite-a com seus recheios favoritos. Fique na simplicidade utilizando manteiga, sal e um pouco de queijo ralado ou coloque cremes, cebolinhas e um pouco de bacon torrado. Para uma refeição mais completa, coloque uma porção generosa de carne moída ou uma omelete no meio da batata.


Ingredientes

    • Batatas
    • Papel toalha
    • Micro-ondas
Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 1.5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário