Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como combater os sintomas do resfriado em apenas 24 horas

Tipo:

Curar-resfriado-em-24-horas-500×261

Em um clima como o inverno, para muitas pessoas é inevitável apresentar alguns sintomas que impedem de realizar suas atividades diárias com normalidade e que as fazem sentir tão cansadas que só pensam em ficar o dia todo na cama. Quando o clima é frio, nosso sistema imunológico se debilita e nos faz mais propensos a sofrer de gripes, resfriados, tosse ou dores musculares, entre outros.


Por isso, devemos estar preparados para enfrentar os dias frios e tentar adotar uma rotina que nos permita resistir a qualquer dos problemas de saúde que se possam apresentar como consequência das baixas temperaturas. O professor Rum Eccles, do Centro do Resfriado Comum da Universidade do Cardiff (Reino Unido), nos apresenta uma rotina para afastar e vencer os sintomas do resfriado em apenas 24 horas.

7:00 a.m. – tomar um banho quente
Se, por causa do clima frio, você acordar com uma sensação muito incômoda nas suas articulações e inclusive se sentir dores de cabeça, um banho de chuveiro de água quente pode ser a melhor forma de começar o dia. A água quente vai ajudar a relaxar o corpo e o vapor vai ajudar a limpar os seios paranasais para evitar a congestão e problemas como a sinusite.

8:00 a.m. – um café da manhã saudável
sopa-verduras-quinoa-500×323

A boa alimentação é essencial no processo de recuperação dos resfriados. O café da manhã é chave para começar bem o dia e lutar contra os incômodos sintomas do resfriado. Você pode consumir um suco natural de laranja e comer uma xícara de bagas ricas em antioxidantes com um pouco de aveia para ter mais energia. Outra boa opção é começar seu dia tomando no café da manhã um caldo de verduras ou de frango.

10:00 a.m. – vaporização
Durante os resfriados, nosso nariz se congestiona e temos excesso de mucos, que nos impedem de respirar com normalidade. Quando os seios paranasais ficam obstruídos, o mais provável é que tenhamos uma sinusite, que vem acompanhada de uma terrível dor de cabeça. Nesse caso é bom consumir algum remédio natural para descongestionar. Você também pode fazer uma vaporização colocando a cabeça coberta com uma toalha sobre uma tigela com água fervendo, durante 5 minutos. Isso é ideal para acalmar e limpar as vias respiratórias.

Meio-dia: dar um passeio
Caminar-diariamente

Mesmo que pareça toda uma provocação desafiar o frio ao ar livre, o certo é que um passeio antes da hora do almoço pode ajudar a melhorar nosso humor e pode estimular o sistema imunológico. Portanto, não acredite que vai piorar seu estado se sair quando estiver resfriado. Um pequeno passeio poderia ser de grande ajuda.

13:00 – hora do almoço
Em lugar de comer frituras e alimentos poucos saudáveis no almoço, o ideal é preparar um pouco de frango grelhado com salada. As proteínas do frango ajudam a produzir células imunes e impulsionam a resposta imunológica. Por outro lado, as verduras da salada são ricas em antioxidantes e nutrientes essenciais para combater os resfriados.

15:00 – uma bebida saudável
Laranja

Na hora do lanche o ideal é consumir um chá quente de ervas para diluir a mucosidade e expulsá-la facilmente. Você também pode substituir o chá por um copo de suco de laranja recém-espremido que, por seu alto conteúdo de vitamina C, é bom para o processo de recuperação do resfriado.

18:00 – hora da janta
Na hora da janta é muito bom consumir um alimento picante, como o curry picante ou um chili com carne. Esse tipo de alimentos vai ajudar você a subir a temperatura do corpo e contribuirá para a diminuição dos sintomas do resfriado. Outros ingredientes que pode incorporar no jantar são o gengibre, o alho e os pimentões, que são conhecidos por suas propriedades antivirais e antibacterianas, que nos ajudam a combater o resfriado e limpar os seios paranasais.

20:00 – banho relaxante
Banho-relaxante

No final do dia é muito provável que você sinta os músculos cansados e doloridos como consequência do resfriado. Para dormir bem e relaxar os músculos, o ideal é tomar um banho de água quente uma ou duas horas antes de dormir. Nesse banho é possível adicionar umas gotas de óleo essencial de eucalipto para potencializar seus efeitos contra os sintomas do resfriado.

22:00 – hora de descansar e dormir 8 horas
É muito importante dormir cedo e ter uma boa noite de sono para recuperar as forças rapidamente. Uma boa qualidade de sonho reforça o sistema imunológico e nos ajuda a combater os sintomas do resfriado. Você deve evitar o consumo de bebidas como o café ou o álcool antes de dormir, já que eles podem impedir que você durma bem.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

823089000.jpg
Dá para ver na sua cara quando você vai ovular (literalmente): entenda como

  Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

1546361_922149547795156_7388784576725266702_n
Tilápia frita da Cris

Dificuldade na hora de preparar peixe frito? Com essa receitinha vai ficar...

Deixe seu comentário

X