Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como combater o mau hálito de forma natural

Tipo:

951097000.jpg

O mau hálito é uma situação bastante vergonhosa para quem tem que lidar com ele e muito incômoda para aqueles que, por alguma razão, tem que suportá-lo.


Ainda que grande parte dos casos esteja associada com uma má higiene bucal, o certo é que hoje se sabe que nem sempre é assim, e que a origem da halitose pode ser diversas doenças como as infecções nas gengivas, os problemas hepáticos ou a sinusite, entre outros.

Estima-se que em todo o mundo cerca de 80 milhões de pessoas sofrem deste transtorno em sua forma crônicaquase sempre associado com as gengivas e os dentes.

No entanto, pelo repúdio social que gera, muitos dos pacientes têm medo de falar sobre seus tratamentos, inclusive com os especialistas.

Tendo em conta que a proliferação bacteriana na língua, gengivas e dentes é a causa principal dos problemas frequentes da halitose, neste artigo vamos compartilhar boas dicas para combater o mau hálito de forma natural.

Escovar bem os dentes

Escova de dente para combater o mau hálito

O uso diário da escova de dente (no mínimo três vezes ao dia) é uma das formas de reduzir a concentração bacteriana na boca que cresce graças aos restos de comida que ficam após a alimentação.

Como escovar os dentes de forma adequada?

  • A escovação deve durar no mínimo 2 minutos e é imprescindível utilizar um creme dental que ajude a proteger os dentes.
  • De forma adicional, também se pode aplicar nos dentes um pouco de bicarbonato de sódio para reduzir a acidez e dificultar a proliferação microbiana que gera o mau hálito.

Tomar muito líquido

Uma das causas mais comuns do mau hálito é a sequidão que se produz na língua e em toda a boca como resultado da desidratação.

O consumo de água é essencial nestes casos, já que tem o poder de arrastar as partículas de comida e bactérias que ficam acumuladas em várias áreas da boca.

Como fazer de forma adequada?

  • Para que a hidratação ocorra sem problemas é essencial tomar, no mínimo, 8 copos de água, distribuídos ao longo do dia.
  • Não se deve ingerir a água de uma só vez, já que pode causar efeitos negativos como a hiper-hidratação.

No caso de padecer de sequidão crônica é importante consultar o médico para receber a medicação de um substituto de saliva de venda livre.

Funcho

Funcho para combater o mau hálito

O funcho conta com propriedades antibacterianas e antissépticas que podem frear o crescimento microbiano para neutralizar a halitose.

Como utilizar?

  • Com este fim, basta mastigar uma colher de funcho para refrescar o hálito e estimular a produção de saliva.
  • Suas sementes também podem ser mascadas depois de ingerir alimentos com forte odor, mas são mais eficientes se forem combinadas com cravo ou  cardamomo.

Canela

Esta popular especiaria usada muito na cozinha e na medicina também conta com ingredientes ativos que podem diminuir o mau odor da boca.

Seu ácido aldeído, um óleo essencial, tem uma forte ação antibacteriana que reduz a quantidade de bactérias presentes na saliva.

Como utilizar?

  • Preparar uma infusão de canela e usar o líquido como um enxaguante bucal.

Salsinha

Salsinha para combater o mau hálito

Uma das plantas mais utilizadas com o fim de neutralizar a halitose é a salsinha. Esta planta conta com uma quantidade significativa de clorofila que pode combater o mau hálito de forma natural e eficaz.

Como utilizar?

  • Submergir as folhas de salsinha em um pouco de vinagre de maçã e mastigar durante alguns minutos.
  • Também se pode aproveitar seus benefícios consumindo seu suco, em especial se o mau hálito tiver origem em patologias digestivas.

Suco de limão

O ácido contido nos limões tem um leve efeito alcalino que pode diminuir a acidez na boca para deter a ação dos microrganismos.

Sua potente ação antisséptica e antibacteriana elimina as bactérias causadoras do desagradável odor para dar uma sensação de frescura e limpeza.

Como utilizar?

  • Dilua o suco de limão em água e utilize o líquido como enxaguante depois da escovação habitual.
  • Para melhores resultados, pode-se acrescentar um pouco de sal.

Para ter em conta!

Todos estes remédios podem funcionar como um grande apoio para distanciar o incômodo e vergonhoso mau hálito. No entanto, são necessárias aplicações constantes para obter bons resultados.

Além disso, se esta condição tiver sua origem em transtornos de saúde ou em alguma infecção bucal grave, é melhor consultar o dentista para receber um tratamento mais adequado.

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 4.33 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

10012_10151559818150479_1031878515_n
Bolo de Coco com Leite Condensado sem Farinha

Esse sim pode considerado um maravilhoso bolo, muito caprichado, delícia!

261252_10151532038000479_1467137940_n
Batatas gratinadas com Sardinha

Super fácil e rápido de fazer. Batatas gratinadas com Sardinha, um espetáculo...

23519297_371842879945734_7604544231909599239_n
COSTELA DE BOI ASSADA

Ingredientes 1 Cebola picada 1 Folha de louro 1 Xícara de chá...

ovos
Se você conserva os ovos na geladeira, vai se surpreender quando souber disto!

Quando você compra ovos de galinha, onde os guarda? Veja também: Torta...

Deixe seu comentário

X