Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como cada posição do bebê influencia no tipo de parto

Tipo:

posicoes-do-bebe-na-barriga.fw_

Você já ouviu falar que o bebê pode ficar em um posição errada para nascer? Embora não exista de fato uma posição “errada”, existem sim posturas que podem tornar o parto normal mais complicado ou mesmo posições em que a realização de uma cesárea é necessária. Porém, o mais comum é que a maioria das gestantes esteja apta a ter um parto normal, uma vez que os bebês frequentemente adotam a melhor postura para isso até o momento do nascimento.

Ainda assim, o Brasil tem uma taxa altíssima de nascimentos por cesariana, ultrapassando os 40%. A recomendação da OMS, no entanto, é que essa taxa não ultrapasse os 15%. Segundo a pesquisa Nascer no Brasil, 28% das mulheres já desejam fazer cesárea no início da gravidez. Entretanto, a cesárea motivada pela posição do bebê é uma decisão que deve acontecer apenas na hora do parto.

“O bebê se movimenta e pode, durante a gestação, assumir várias posições. No momento do nascimento, se o bebê estiver numa posição desfavorável para o parto normal, a cesárea será indicada”, esclarece o obstetra e ginecologista Domingos Mantelli.

O que vai determinar a influência no tipo de parto é a posição em que o bebê se encontra no momento do nascimento, independente de outras de que ele pode ter assumido ao longo da gestação. O mais indicado, considerando apenas a posição do feto, é esperar até o início do trabalho de parto para concluir se a cesariana será necessária. Afinal, a probabilidade é de que o bebê se posicione favorecendo o parto normal.

As posições do bebê na hora do parto

“As posições influenciam sim na hora do nascimento”, explica Domingos Mantelli. “Geralmente, o bebê se posiciona por livre e espontânea vontade. Ele se movimenta durante toda a gestação”, completa.

Confira quais são as posições mais comuns do bebê e como cada uma delas influencia na hora do parto.

Posição cefálica

A posição cefálica é aquela em que o bebê está de cabeça para baixo. Segundo o Dr. Domingos, esta é a melhor posição para o nascimento por parto normal. Além disso, é a posição mais comum: estatísticas apontam que em mais de 90% dos casos o bebê assume naturalmente a posição cefálica.

Conforme a flexão da cabeça do bebê, a posição cefálica pode ser fletida ou defletida de 1º, 2º (de fronte) ou 3º grau (de face). “Na posição cefálica fletida, defletida de 1º grau e defletida de 3º grau o bebê também nasce de parto normal”, ressalta o médico.

Entretanto, na posição defletida de 2º grau, a cesárea é necessária. Além disso, embora a defletida de 3º grau possa ser conduzida para um parto vaginal, é uma postura atípica e não é tão comum que os obstetras estejam capacitados para realizar o parto normal nesse caso.

Posição pélvica

Quando o bebê está sentado – ou seja, de cabeça para cima – ele está em posição pélvica. Embora muito se especule sobre a impossibilidade do parto normal quando o bebê está sentado, essa é um alternativa possível. “Na posição pélvica também pode nascer de parto normal, mas é um pouco mais difícil”, conta o obstetra.

Posição transversa

Nesta posição o bebê está deitado, atravessado dentro do útero. Em muitos casos, o médico pode conseguir ajudar o bebê a virar desta posição para a cefálica. Quando isso não acontece e a gestante já está em trabalho de parto, não é possível que a criança nasça por meio de parto normal. “Na posição transversa é obrigatoriamente cesárea”, pontua o Dr. Domingos.

3 mitos sobre a postura do bebê e o parto

1. Obrigatoriedade da cesárea no caso de bebê sentado

“Um dos maiores mitos em relação à posição do bebê é que quando o bebê está sentado obrigatoriamente tem de ser cesariana. Os bebês pélvicos, ou seja, sentados, também podem nascer de parto normal”, esclarece o Domingos Mantelli.

2. Obrigatoriedade da cesárea quando o cordão está enrolado no bebê

O cordão umbilical estar enrolado em alguma parte do feto não é um motivo determinante por si só da necessidade de uma cesárea. Ainda que o cordão dê a volta no bebê, é possível que o parto seja normal sem apresentar riscos para a criança.

3. Impossibilidade de fazer o bebê virar

Quando o bebê está em uma posição diferente da cefálica, é possível fazer alguns exercícios para que ele mude de posição. Para isso, no entanto, é preciso consultar o seu obstetra. “Existem algumas manobras que os médicos podem fazer para tentar virar o bebê. Por exemplo, existe uma manobra chamada versão cefálica externa, onde o médico consegue, muitas vezes, virar bebês que estejam transversos ou pélvicos para a posição cefálica”, comenta o Dr. Domingos.

Quando a cesárea é realmente necessária?

Não é só a posição do bebê na hora do parto que pode fazer com que uma cesárea seja necessária. Ainda assim, os casos em que isso acontecem são pouco comuns: o mais frequente é que a mulher possa ter parto normal sem nenhum problema.

Confira os principais fatores que tornam a cesariana necessária:

  • Quando o bebê está na posição transversa e não virou no momento do nascimento;
  • Quando há descolamento prematuro de placenta;
  • Quando a mãe é portadora de HIV e não tem contagem da carga viral ou uma carga viral alta;
  • Quando, após o início do trabalho de parto, o cordão umbilical aparecer primeiro que o bebê no canal;
  • Quando a mãe tem doenças cardíacas, apenas em alguns casos.

Bebês “grandes demais” ou a gestante ter mais de 35 anos não são motivos determinantes para a indicação de uma cesárea. Outros casos, como a mãe ter pressão alta, devem ser estudados com o médico.

É sempre importante discutir com o obstetra a situação, buscar informações e verificar todos os aspectos da gestação antes de tomar uma decisão. Uma escolha consciente pode proporcionar um parto saudável – tanto para a mulher, quanto para a criança!




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 2.5 de 5

Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

10346528_862475557095889_2145385304581577400_n
Bolo de chocolate cremoso

Já é assada com recheio cremoso. Confira!!

large_caf_2
Ela pagou um café para um mendigo na rua. Quando ele vai embora, deixa um bilhete revelador

Casey, uma jovem estudante, caminhava pelo cetro da cidade em uma manhã...

qq
Jeito como você guarda o sutiã destrói o bojo ao longo do tempo: veja a forma certa

A personal organizer Priscila Sabóia mostra como dobrar e guardar sutiãs de um jeito...

954866_936018576408253_2726245637365659466_n
Salada simples

Vai uma saladinha aí? Essa aqui é ótima por vários motivos, mas...

Deixe seu comentário