Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como arear panelas queimadas e sem brilho sem estragar

Tipo:


Arear panelas é a técnica de esfregar a parte externa do utensílio para remover manchas e deixá-lo lustroso. Geralmente, é feita com palha de aço ou com a parte mais áspera da bucha. O processo não pode ser feito na parte interna da panela, pois acaba soltando substâncias que contaminam a comida.
No entanto, a personal organizer Miriam Cansian, da empresa Espaço Ordenado, defende que arear não é a melhor solução para deixar as panelas brilhosas. “Ao usar palha de aço uma vez, isso deverá ser repetido a cada uso”, diz. Segundo ela, nem as panelas de inox e nem as de alumínio devem ser submetidas ao processo, que pode corroer a superfície do utensílio.

Como tirar queimado da panela

“Na parte externa, limpar com uma bucha pouco abrasiva e sabão em pedra já seria o suficiente para manter o brilho”, garante a profissional, que indica este procedimento para a manutenção de panelas novas. No entanto, caso sua panela seja antiga e já esteja sem brilho, Miriam sugere a seguinte solução:

“Cubra toda a superfície externa com bicarbonato de sódio e umedeça com água. Deixe essa mistura agir por cerca de duas horas, e então lave. A mancha sairá sem esforço, e a superfície ficará brilhante”, assegura.

Essa mistura serve para panelas de inox, alumínio e vidro e também pode ser usada em torneiras.

Como deixar inox e alumínio brilhando

Para evitar que suas panelas queimem ou fiquem arranhadas e manchadas, você pode tomar alguns cuidados:

– Não use buchas ou palhas de aço para limpar o objeto

– Evite raspar a superfície com objetos de metal ou cortantes

– Evite usar saponáceos e materiais abrasivos na limpeza das panelas. Prefira soluções naturais ou produtos específicos para a limpeza de alumínio e inox

– Para evitar que a panela fique manchada, seque bem depois de lavar

– Se sua panela ficou com uma mancha escura no interior após o cozimento de algum alimento, ferva água nela com algumas rodelas de limão. Lave normalmente na sequência

– Use sempre colheres, conchas e espátulas de plástico ou silicone para cozinhar nessas panelas. “O alumínio é frágil, marca e risca facilmente, o que irá provocar que o alimento grude ainda mais a cada cozimento e queime”, alerta Miriam

– No caso das panelas de inox, atente-se para a intensidade da chama. “O fundo da panela de inox geralmente é em camadas, o que faz com que o calor fique muito concentrado e, muitas vezes, acabe queimando o alimento com um pequeno descuido”, diz a especialista.

Como tirar comida queimada da panela

Se o queimado ocorrer na parte interna, Miriam ensina a seguinte receita:

“Lave para tirar o excesso e coloque a panela no fogo com água e quatro colheres de vinagre. Deixe ferver, espere esfriar e lave novamente.”



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário