Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Chá de hibisco: efeitos colaterais e contraindicações

Tipo: Bebidas e Drinks

g

O chá de hibisco conta com diversas substâncias antioxidantes que podem contribuir para o emagrecimento. No entanto, algumas propriedades presentes no chá de hibisco podem ocasionar efeitos colaterais. De acordo com a nutricionista Clarissa Fujiwara, mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), por ter ação diurética o consumo em excesso pode fazer com que a pessoa elimine nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.


Diante disso, o chá de hibisco pode ser prejudicial para alguns grupos de pessoas. A seguir você confere as contraindicações e efeitos colaterais do chá de hibisco:

Gestantes e lactantes

A contraindicação do chá de hibisco para mulheres gestantes é atribuída pelos possíveis efeitos da bebida em alterar o equilíbrio dos hormônios e ação sobre a musculatura uterina, podendo acarretar complicações durante a gravidez e até abortos espontâneos consequentes da ingestão excessiva.

O consumo de chá de hibisco também é contraindicado durante a amamentação. Isso porque o número de estudos envolvendo seres humanos acerca da toxicidade e dosagem segura de consumo ainda é escasso. Por isso orienta-se evitar sua ingestão durante a amamentação.

Pessoas que sofrem de pressão baixa

O efeito anti-hipertensivo tem substâncias capazes de favorecer em conjunto a ação diurética e a redução da pressão arterial, podendo causar quedas acentuadas em indivíduos que apresentem tendência à hipotensão. Dessa forma, deve-se ter cautela com o efeito diurético proporcionado pelo consumo de chá de hibisco

Pessoas que têm pressão alta

Existem estudos que afirmam o benefício do consumo do chá de hibisco em pacientes que têm pressão alta devido ao efeito anti-hipertensivo da ação diurética. No entanto, pacientes que têm pressão alta também devem evitar o consumo do chá de hibisco. Isso porque os medicamentos que tratam a hipertensão já auxiliam no controle da pressão arterial. Se o paciente toma o chá de hibisco junto com os medicamentos, pode haver uma queda de pressão além do necessário.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Aumenta o risco de infertilidade: Existem alguns estudos que indicam que o consumo contínuo e em grandes quantidades do chá de hibisco possa interferir nos níveis de estrogênio e, em virtude da alteração dos níveis do hormônio, inibe a ovulação acarretando na infertilidade de caráter transitório
Pode causar mal-estar: Deve-se ter cautela com o efeito diurético proporcionado pelo consumo de chá de hibisco. A diurese em demasia leva à desidratação, perda de eletrólitos no organismo, como potássio e sódio, acarretando em alterações na contração muscular, tontura, sensação de fraqueza e até desmaio
Pode alterar o efeitos de alguns medicamentos: O consumo de chá de hibisco pode tanto potencializar quanto reduzir o efeito de alguns medicamentos. Considerando o efeito diurético, o consumo elevado pode potencializar o efeito de medicamentos anti-hipertensivos. Porém, existem alguns estudos que sugerem o consumo de hibisco na redução do efeito de alguns medicamentos e, mais rápida metabolização de substâncias, como o paracetamol.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

292559_616492361694211_243670314_n
Sanduíche de metro ao molho de estrogonofe

Curtiu? Clica e vem aprender a fazer!

842511513.jpg
Mistérios do abacate

As frutas em geral são importantes aliadas da saúde. O problema é...

torta cremosa
ESSA TORTA CREMOSA DE QUEIJO FAZ UM SUCESSO COM MEUS FILHOS, DA ATÉ BRIGA PARA VER QUEM COMERÁ O ULTIMO PEDAÇO!

ESSA TORTA CREMOSA DE QUEIJO FAZ UM SUCESSO! Veja também: Torta Cremosa...

Gato-invade-jaula-de-animal-selvagem-e-o-que-acontece-depois-deixa-todos-de-queixo-caído
Gato invade jaula de animal selvagem e o que acontece depois deixa todos de queixo caído

Um gato abandonado invadiu um zoológico em St.Petersburg, na Rússia e fez...

Deixe seu comentário

X