Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Chá de capim-limão para aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca

Tipo:

281785000.jpg

O chá de capim-limão é um remédio natural com alto poder desintoxicante, nutritivo e muito adequado para diminuir a dor de cabeça relacionada à tensão ou até as enxaquecas.


Se você nunca ouviu falar do capim-limão, saiba que seu nome científico é Cymbopogon, e que também é conhecido como capim-santo ou capim-cidreira. É muito comum na Índia e no México, e seu aroma é muito agradável.

Segundo um estudo realizado na Universidade de Griffith, na Austrália, o chá de capim-limão é muito bom para aliviar fortes dores de cabeça.

Achamos muito interessante compartilhar com você estas informações que, com certeza, serão de grande ajuda.

Chá de capim-limão: saudável e medicinal

cha-de-capim-limao

A título de curiosidade, os aborígenes australianos usam o chá de capim-limão há muitos anos para aliviar a dor de cabeça e as enxaquecas.

Assim, diversas universidades australianas demonstraram interessem em descobrir se seus benefícios eram realmente verdadeiros.

A pesquisa foi dirigida pelo professor Lyn Griffiths, o Dr. Darren Grice e pelo Dr. Kelly Rogers. E quais as conclusões? Explicaremos:

  • O capim-limão tem o mesmo efeito que um analgésico ou anti-inflamatório para aliviar a dor relacionada às enxaquecas ou cefaleias.
  • O estudo durou cinco anos e as descobertas foram publicadas tanto em revistas acadêmicas de medicina complementar quanto nas de medicina alternativa e natural. Os aborígenes sabiam o que estavam fazendo ao usar o capim-limão para tratar suas dores de cabeça.

Capim-limão: muito bom para enxaquecas

  • As dores de cabeça e enxaquecas se originam de algum tipo de atividade anormal em nosso cérebro, como, por exemplo, a alteração nos níveis de serotonina, que, por sua vez, também altera o funcionamento das plaquetas.
  • Se há um excesso de plaquetas, corre-se o risco da formação de coágulos internos, que ameaçam a correta oxigenação do cérebro e, como consequência, podemos sofrer de acidentes vasculares cerebrais (AVCs, também conhecidos como derrames)
  • O capim-limão regula o funcionamento das plaquetas, evitando que se acumulem e, além disso, controlando de maneira eficaz a liberação de serotonina.
  • Suas propriedades terapêuticas se devem ao eugenol, encarregado de normalizar o funcionamento de muitas de nossas funções básicas.
  • O capim-limão atua como uma aspirina.
  • Além disso, graças a seu poder para “controlar” a serotonina, ele regula o humor, o apetite, o sono, a contração muscular e algumas das funções cognitivas, incluindo a memória. É uma planta fantástica.

Os médicos nos indicam que, às vezes, a medicina mais antiga e tradicional baseada neste tipo de plantas contém elementos básicos que servem para tratar várias doenças e males.

O capim-limão é um desintoxicante natural

capim-limao

Este dado também é interessante: graças ao chá de capim-limão, poderemos eliminar as toxinas e elementos nocivos que se acumulam em nosso cérebro e sistema cardiovascular.

Ele é capaz de eliminar o ácido úrico e de controlar os níveis do colesterol ruim, ou LDL.

O chá de capim-limão é rico em nutrientes

O chá de capim-limão é muito rico em vitaminas e minerais, sobretudo todas as do complexo B. Além disso, é muito rico em magnésio, cálcio, magnésio e fósforo.

Com esta planta, além de preparar chás muito terapêuticos para aliviar a dor de cabeça e as enxaquecas e baixar a febre, também podemos fazer sopas e cremes.

É muito aromática, e dá um toque de originalidade a nossos pratos.

Anime-se a experimentar!

Como preparar meu chá de capim-limão para aliviar a dor de cabeça

Dor-de-cabeça-500x332

O capim-limão pode ser encontrado na versão desidratada em várias lojas de produtos naturais. Também é muito fácil de cultivar em casa.

Se for usá-lo em sua forma natural, será necessário um ramo, que vamos cortar em vários pedaços para preparar o chá.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de capim-limão em forma seca (10 g) ou um ramo da planta
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de chá de mel (7,5 g)

Modo de preparo:

  • Se for utilizar a planta seca, basta preparar um chá por cerca de 10 a 15 minutos. Se for usar a planta natural, faça uma decocção por 20 minutos.
  • Após esse tempo, desligue o fogo e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe o chá e sirva em sua xícara favorita.

Adoce com um pouco de mel e beba em pequenos goles, saboreando este chá tão terapêutico, que ajudará você a diminuir tanto a dor de cabeça associada à tensão quanto as enxaquecas.

É um complemento natural que vale a pena levar em conta.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X