Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolo Trufado de Abacaxi

Tipo: Bolos e Tortas


INGREDIENTES:

Massa:

06 ovos
02 xícaras de açúcar
03 xícaras de farinha de trigo com fermento ou (1 colher sopa de fermento)
200 ml de água
100 ml de óleo

Modo de Fazer:

Bata as claras em neve firme, sem parar de bater coloque as gemas, bata e acrescente o açúcar. Bata muito bem. Despeje a água e óleo fervente (é isso mesmo fervente) sobre a mistura e misture bem. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo com o auxilio do fauet, mexendo delicadamente. Asse em forma – 27 cm – untada e enfarinhada e em forno médio até corar.

RECHEIO:

Cozinhe um abacaxi bem picadinho com pouco açúcar e sem água (reserve). Derreta em banho Maria 1 kilo de chocolate branco (de boa qualidade) (eu usei o Melken, da Harold) com 2 latas de creme de leite sem o soro e 2 colheres (sopa) de conhaque (não utilizei o conhaque). Misture o abacaxi já frio com o caldinho junto. Leve para a geladeira por umas 3 horas para firmar. CALDA:

Com as cascas do abacaxi (bem lavadas) faça um chá em 1 litro de água +ou- 3 ou 4 colheres de açúcar e 5 cravos.

MONTAGEM:

Divida o bolo ao meio. Molhe com a calda, coloque o recheio, a outra parte da massa, molhe de novo e confeite com chantilly e raspas de chocolate (no meu caso, coloquei crocantes por cima (receita da Fernanda). Montei o bolo na própria forma que assei. Retire a massa já assada, forre a forma com papel alumínio e monte o bolo novamente na forma. Deixe na geladeira de um dia para o outro, aí então vire-o no prato que irá servir e confeite.

Para o chantilly : 500 ml de creme de leite fresco, 04 colheres de açúcar e 01 colher de chá de gelatina, dissolvida em 02 colheres de sopa de água. Bater até dar o ponto de chantilly, tomar cuidado. Assim que as pás da batedeira tiverem cortando o chantilly, está pronto.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário