Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolo Trufado de Abacaxi

Tipo: Bolos e Tortas


.Ingredientes:

Para o bolo:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento
Para o recheio:
1 abacaxi pequeno
Açúcar para cozinhar o abacaxi
500 gramas de chocolate branco nobre de boa qualidade (não pode ser fracionado e nem hidrogenado)
1 lata de creme de leite (sem o soro)
1 colher (sopa) de conhaque (não coloquei)
1 colher (chá) de essência de abacaxi
Para a cobertura:
1 xícara (chá) de claras
1 xícara (chá) de açúcar
Gotas de baunilha (a gosto)

.Modo de preparo:

Para o bolo:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma redonda (20 cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.
Para o recheio:
Descasque e pique o abacaxi em pedaços miúdos. Leve para cozinhar com 1/2 xícara de açúcar se o abacaxi estiver docinho ou com 1 xícara de açúcar se o abacaxi estiver azedo. Não coloque água e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo, até apurar bem. Isso leva mais ou menos 10 minutos. Deixe esfriar e depois coe para remover o caldo formado. Despreze o caldo e reserve o abacaxi cozido.
Derreta o chocolate com o creme de leite, junte a essência de baunilha e o conhaque. Misture tudo e depois junte o abacaxi reservado. Leve para gelar até a trufa ficar consistente.
Para a cobertura:
Coloque as claras e o açúcar em uma panela e leve ao fogo para esquentar mexendo rapidamente. Esquente bem, mas não deixe as claras cozinharem. Bata na batedeira junto com gotas de baunilha até que fique na consistência para trabalhar com saco de confeitar.
Montagem:
Espere a massa do bolo esfriar e corte em 2 metades. Molhe cada uma com uma calda de sua preferência (molhei com leite e açúcar). Na própria forma onde o bolo foi assado, coloque uma metade de massa. Despeje todo o recheio e cubra com a outra metade. Leve para a geladeira por cerca de 4 horas para firmar bem. Desenforme e cubra com o merengue. Decore a gosto.
Dicas:
Eu não fiz a receita da massa do bolo da Cynthia porque já havia feito em outra ocasião e não deu muito certo comigo, então usei uma massa que já estou acostumada a fazer. Também fiz meia receita do bolo dela, pois rende muito. Outra modificação foi não colocar conhaque no recheio. Sei que dá um gostinho bom e é isso que deixa “trufado”, mas ainda não aprecio o sabor de bebidas em doces.
Esse bolo não tem uma validade muito grande, pois o abacaxi solta água no recheio.
O merengue também “murcha”, vai perdendo o volume com o passar dos dias.
Consuma este bolo em até 3 dias.



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário