Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolo amanteigado de chocolate

Tipo: Bolos e Tortas

bbcb6bf6f03a72dfce1ed6a7b1da1344.jpg

Olá, a dica de hoje é imperdível, uma massa de bolo amanteigado, estruturada mas leve ao mesmo tempo, com sabor requintado e extremamente saborosa. Ideal para montar um Naked Cake, bolo com recheio aparente de vários andares.


Confira também:

- 229 Receitas Low Carb

Para você que segue o blog, sabe que eu sou fã do Naked Cake de um só andar. E muito embora seja possível montar um naked com massas aeradas, como pão de ló e genoise, elas não suportam muitos andares, nem muito peso, exatamente por serem mais ‘fofas’.

Então, quando a intenção é montar um naked com mais andares, é melhor optar por uma massa mais estruturada, que suportará melhor o peso das várias bases de massa + várias de recheios: mousses, trufados, creme, brigadeiros, ganaches ou marshmallow. Sem falar na carga extra da decoração, que normalmente, com caso dos ‘pelados’ é finalizada com frutas, nada levinhas também.

Resumindo, para que um o bolo com mais de uma camada, não desabe, prefira uma massa com maior sustentação como é o caso das amanteigadas e chiffon, que é a mesma base da anterior só que com óleo, no lugar da manteiga. Já se seu Naked tiver apenas um andar sem problemas montar com as mais aeradas como pão de ló ou genoise.

Com a receita de hoje, você vai conseguir montar qualquer Naked Cake, sem que ele desabe com o peso dos andares, nem tampouco escorra pelas laterais, criando barrigas indesejadas e desmoronando a estrutura do seu bolo e o sonho de fazer seu próprio Naked repleto de andares e muitos recheios ??

Ingredientes:
6 ovos
1 pitada de sal
200g de manteiga sem sal
250g de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento em pó

NOTA: A mesma receita e o mesmo modo de preparo serve para fazer o BOLO AMANTEIGADO branco, apenas não coloque o chocolate em pó.

Comece pré aquecendo o forno a 180 graus.

Antes do preparo da massa vale a pena anotar algumas dicas simples mais preciosas, para assar seu bolo com perfeição, Bolo Sempre Fofo.

Preparo:

Bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque as gemas num bowl. Repita o procedimento com os 6 ovos um a um, use uma tigelinha para escorrer a clara, e outra para colocar a gema, assim, caso um ovo esteja ‘estragado’ , você não perde todas as gemas

Evite deixar cair qualquer vestígio da gema, isso impedirá a clara de se formar.É melhor que o ovo esteja em temperatura ambiente, nunca gelado. Pois a clara em temperatura ambiente resulta numa espuma mais volumosa, elástica e estável.

Se você os guarda na geladeira, retire cerca de 30 minutos antes de bater. Prefira sempre ovos frescos.

Coloque as 6 claras no bowl da batedeira e no inicio bata em velocidade baixa, até as claras formarem uma uma espuma ainda semi líquida e transparente, com bolhas grandes exatamente como mostra a primeira foto. Coloque 1 pitada de sal. Após atingir esse estado de espuma, aumente a velocidade para máxima e bata até formar uma espuma firme.

O ponto das claras em neve firme é quando a gente vira o bowl de cabeça para baixo e as claras estão coladas a ponto de não caírem.

Retire as claras e as reserve em um recipiente a parte.

No mesmo bowl da batedeira, não é necessário lavar. Coloque as 6 gemas e as 250g de açúcar. Para medir as 250g eu uso um copo medidor.

Bata em velocidade alta até as gemas dobrarem de tamanho e formar um creme claro.

Acrescente 1/2 xícara de chocolate em pó e 200g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente.

Bata por mais 5 minutos em velocidade máxima.

Desligue a batedeira, então acrescente 1 xícara de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó.

1 xícara de farinha de tirgo? só? Sim, está correto, a quantidade é de apenas 1 xícara de farinha de trigo rsss Este é o segredinho desta massa, que fica tão gostosa mas tão gostosa, quase um recheio. ??

Lique novamente a batedeira, desta vez na velocidade mínima, e bata somente até incorporar a farinha, menos de 1min.

Se desligar a batedeira e ainda na velocidade mínima, acrescente as claras em neve reservadas, só até misturar, bata o mínimo necessário, assim mantemos a massa aerada e leve, menos de 1 min.

Desligue a batedeira e leve a forma untada com óleo ou manteiga e farinha de trigo.

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus, até firmar.

Após 30-40 minutos, faço o teste do palito. Coloque um palito de madeira no centro do bolo, se sair seco e limpo o bolo está pronto, Se sair ‘sujo’ com massa de bolo, deixe por mais 10 minutos e vá de 10min em 10min até que o palito saia limpo.

Receita de família, passou da minha avó para sua filha, e depois para mim, que já passei para minha filha e que agora está com você também. Espero que goste ??

Neste dia fiz a a massa para montar um Bolo Mousse com Creme belga e morangos na casquinha crocante de chocolate ao leite, mais canutilhos Belga para decorar … ficou uma loucuuura!


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário