Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Benefícios e forma de adicionar a chia em sua dieta

Tipo:

262047000.jpg

É possível dizer que a chia é originária do México, porque sua civilização a consome desde antes da conquista da América, já que colhiam com planta selvagem e a convertiam em um alimento básico. Depois disso, foi domesticada dando início ao seu cultivo. No entanto, não a utilizavam somente como alimento, também como oferenda aos deuses e como oleaginoso para produzir um óleo base para as pinturas corporais. Isso, com o passar do tempo, conseguiu que a semente de chia fosse de vital importância para a economia pré-colombiana. Mas, por que era tão importante?


Isso se deve basicamente porque esta semente, em comparação com outros alimentos, tem valor nutricional muito importante e destacado. Vejamos alguns deles:

  • Proteínas: 16 gramas para cada 100 gramas de sementes.
  • Ômega-3.
  • Fibra: 38 gramas para cada 100 gramas de sementes.
  • Vitamina E: antioxidante natural.
  • Cálcio: Ideal na prevenção da osteoporoses.

Composição das sementes de chia

Sem título

É por esse motivo que, para as culturas pré-colombianas, a chia era um grande alimento. Por esta mesma razão, tornou-se um produto natural muito completo que, a medida do possível, deve-se incorporar em nossa dieta alimentícia. Mas, como podemos fazer isso?

Usos da chia

As sementes de chia, geralmente, podem ser aproveitadas quase de qualquer maneira, entretanto compartilhamos com você três opções ideais para fazer com que elas façam parte do nosso cotidiano.

  • Opção #1 — Colocar as sementes de molho em água, já que isso produz um liquido gelatinoso insípido. Também se pode misturar com sucos vegetais ou essenciais.
  • Opção #2 — Estas sementes também podem ser secas e moídas, tendo como resultado uma farinha fina com um sabor intenso. E se pode preparar como doce.
  • Opção #3 — Os ramos se consomem como verduras cruas ou cozidas e pode ser usada nas saladas.

Benefícios da chia


Vitamina-de-chia

  1. Proporciona energia, aumenta de força e resistência, quer dizer, nos ajudam a acabar com o esgotamento causados pelas nossas atividades diárias.
  2. Regula os níveis de glicose. Ao equilibrar o açúcar no sangue, não somente reduzimos o risco de diabetes, como também garantimos energia constante durante o dia.
  3. Perda de peso. O consumo de chia controla a sensação de ansiedade, permitindo que os nossos níveis de saciedade se mantenham estáveis, e portanto, consumimos menos “comidas”.
  4. Regula a digestão. Pelo seu alto teor em fibra, hidrata o cólon e facilita o trânsito dos alimentos.
  5. Facilita o crescimento e regeneração dos tecidos durante a etapa da gestação e da lactação.
  6. Ajuda a combater os sinais de envelhecimento. As sementes de chia contribuem para manter a boa saúde de maneira geral (pelo seu teor de antioxidantes), pelo qual existe mais probabilidade de reduzir os sinais de envelhecimento.

Não se esqueça!

A chia é um alimento muito importante graças às suas propriedades benéficas para o ser humano, mas o grande problema se dá ao desconhecimento que a sociedade possui sobre ela e o seu alto valor nutritivo que nos proporciona ao consumi-la. Vale destacar que a chia não é um medicamento, e por isso, não existem doses estabelecidas, entretanto o ideal seria consumir entre duas a cinco colheres de café por dia.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 4.5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X