Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto

Tipo:

usar-vinagre-de-maca-para-lavar-o-rosto-500×306

Além de usá-lo para temperar saladas ou como parte de receitas variadas, o vinagre é muito útil também como tratamento de beleza natural.


Você gostaria de conhecer os benefícios de usar o vinagre de maçã para lavar o rosto? Então não deixe de ler este artigo!

Também iremos falar sobre os efeitos que ele oferece para a pele e o cabelo. Não deixe faltar em casa este verdadeiro elixir natural.

Para que serve o vinagre de maçã?

Usar o vinagre de maçã para tratar a pele do rosto é uma excelente ideia. Os benefícios deste hábito saudável são os seguintes:

Elimina as manchas decorrentes da idade

Isso se deve ao fato de que ele contém poderosos componentes que se encarregam de eliminar as células mortas e deixar a pele fresca e jovem. Em vez de comprar produtos de beleza caros e que não têm efeitos a curto prazo, não hesite em usar o vinagre.

Seus alfa hidroxiácidos serão seus grandes aliados para rejuvenescer alguns anos em seu rosto.

Simplesmente misture uma colher de vinagre de maçã em meio copo de água e embeba um algodão.

Passe por toda a pele previamente lavada e deixe agir durante 30 minutos. Faça este tratamento todos os dias durante 6 semanas.

Reduz a acne e as espinhas

O vinagre tem a capacidade de eliminar o excesso de gordura ou oleosidade no rosto, e assim evita que se desenvolvam os temidos cravos. O ácido málico que o vinagre contém, além disso, também pode prevenir as infecções causadas pela acne e as manchas e cicatrizes que podem surgir quando esprememos espinhas.

Ele ajuda a desobstruir os poros e permite que a pele respire corretamente. Ao equilibrar os níveis de pH, ele evita que a pele fica exageradamente oleosa (outra das causas da acne).

É um excelente tônico facial

Umedeça um algodão com a mistura de uma colher de vinagre de maçã e dois copos de água. Todas as noites, antes de dormir, aplique a mistura sobre o rosto, com a pele limpa e seca. Deixe secar e não enxágue.

Não se preocupe com o mau odor, porque ele irá se dissipar rapidamente (você não será uma salada ambulante).

O vinagre irá firmar a pele e estimular a circulação de sangue por todo o rosto.

Recomendações para usar o vinagre de maçã na pele

Como primeira medida, você deve saber que o vinagre de maçã não deve ser aplicado puro. É preciso diluí-lo em um pouco de água. Caso contrário, ele pode manchar ou causar alguma reação alérgica na pele. Para começar, você pode usar a proporção de 1 parte de vinagre para 3 partes de água. Por exemplo, para fazer um litro de loção, você irá utilizar 250 ml de vinagre de 750 ml de água.

Conforme o passar do tempo, você pode ir aumentando a quantidade de vinagre, mas nunca usá-lo sem misturar. Antes de usar esta receita caseira, agite bem o recipiente, já que os ingredientes costumam se manter separados. Você pode acrescentar outros elementos, como por exemplo:

Chá verde
Óleo essencial de hamamélis
Gel de aloe vera
Antes de aplicá-lo no rosto, é importante comprovar se o vinagre não produz nenhuma reação alérgica ou coceira na sua pele. Você poderá perceber estes problemas antes na mão ou em uma parte do queixo. Deixe passar alguns minutos, e se não acontecer nada, aplique no rosto todo.

Em seguida, embeba um algodão ou cotonete para que seja mais fácil a aplicação. Algumas mulheres usam o vinagre de maçã para retirar a maquiagem todas as noites e, além disso, aproveitar os benefícios deste alimento.

A primeira vez que você usar o vinagre de maçã no rosto, é conveniente enxaguá-lo com água morna depois de cinco minutos de aplicação. Na próxima vez você poderá ir aumentando o tempo de aplicação, ou então deixá-lo sem enxaguar.

É importante lembrar também que os tratamentos com vinagre de maçã devem sempre ser realizados a noite, pois se ele entrar em contato com o sol, pode causar manchas na pele ou provocar sensibilidade excessiva.

Você pode utilizá-lo como uma loção refrescante se colocar a mistura em um borrifador e aplicá-la em todo o rosto. Tenha cuidado para que não chegue até os olhos, pois nesse caso o vinagre pode arder bastante. Outra ideia é adicionar um pouco de vinagre de maçã ao seu creme hidratante usado diariamente.

Por que não aproveitar os benefícios para o resto do corpo?

O vinagre de maçã é maravilhoso e não serve apenas para o rosto. Por exemplo, se você tiver acne nas costas, pode usá-lo nesta região como um tônico para tratar os cravos e espinhas. Aplique com um borrifador depois de tomar banho.

Outros usos do vinagre para a pele:

Protetor solar

Na verdade, ele serve como tônico após a exposição aos raios solares. Aplique na área do corpo que estiver avermelhada para prevenir a formação de bolhas e promover a cicatrização da mesma.

Removedor de pelos encravados

Neste caso é possível usar o vinagre de maçã sem ser diluído, aplicando-o com um algodão na área afetada. As propriedades anti-inflamatórias e a ação do ácido acético irão ajudar a suavizar os pelos e permitir que seja mais fácil removê-los.

Para combater a caspa

Antes de tomar banho, massageie o couro cabeludo com vinagre para retirar os restos de pele morta que se acumulam nele. Você também pode adicionar um pouco ao seu xampu do dia a dia. Não se esqueça de esfregar energicamente com as pontas dos dedos (nunca com as unhas).

Atenuar hematomas

Já que o vinagre tem propriedades anti-inflamatórias, ele é capaz de acalmar a pele lesionada, além de melhorar a circulação sanguínea e acelerar o processo de cura. Coloque um pouco de vinagre de maçã em um algodão sem diluir, e aplique como se fosse uma pomada sobre o hematoma. Deixe agir durante uma hora e em seguida aplique um creme.

Tratar picadas de mosquitos

No verão costumamos sofrer muito com os ataques de mosquitos e outros insetos. Os ácidos presentes no vinagre são realmente úteis para neutralizar a coceira decorrente das picadas. Você também irá tirar proveito das propriedades anti-inflamatórias para reduzir o inchaço e acelerar a cura.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 4 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1234920_10151805235555479_1688172158_n
Escondidinho de Pinhão

Entradinha de dar água na boca: Escondidinho de Pinhão!

Bolo de Cenoura que já sai do forno Recheado com Brigadeiro
Bolo de Cenoura que já sai do forno Recheado com Brigadeiro

Bolo de Cenoura que já sai do forno Recheado com Brigadeiro, é...

336526963_952955765720930_1916801428495041007_n-e1680038981598-930×620
Limpa limo caseiro, funciona tão perfeito e espera tudo branquinho

Ingredientes: 400 ml de água; 50 ml de água sanitária; 100 ml...

Deixe seu comentário

X