Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Benefícios de tomar leite de amêndoas com mel todos os dias

Tipo:

Leite-de-amendoas-e-mel-500×275-500×275

O leite de amêndoas é uma bebida vegetal que nos últimos anos têm ganhado muita fama por representar uma das melhores alternativas ao leite de vaca.


O leite de vaca perdeu a preferência que teve algum dia quanto à nutrição, já que foi comprovado que muitas pessoas são intolerantes à lactose e podem desenvolver diferentes problemas de saúde por consumi-la.

As opções vegetais, como a elaborada com amêndoas, hoje em dia têm um lugar especial porque, ainda que não tenham o mesmo sabor, são uma ótima opção quanto aos nutrientes e aos benefícios para a saúde.

Há algum tempo foi descoberto que a combinação deste leite com mel de abelha pode causar algumas mudanças positivas no organismo, que vale a pena considerar. Nesta oportunidade vamos compartilhar os grandes benefícios de misturar e tomar estes dois ingredientes todos os dias.

Leia também: Propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

1. Dormir melhor

Quando o organismo tem que lidar com grandes quantidades de açúcar no sangue, existem mais dificuldades para dormir bem e sem interrupções. O baixo teor de doce que o mel nos proporciona é um apoio para melhorar a qualidade do sono ao desativar a orexina, um neurotransmissor que se encarrega da vigilância do corpo.

2. Prevenir o envelhecimento

Os antioxidantes que estes dois ingredientes concentram têm a capacidade de reduzir o impacto dos radicais livres no corpo, moléculas que aceleram o envelhecimento da pele e dos demais órgãos.

O leite de amêndoas tem sido utilizado desde a antiguidade como um elixir da juventude que pode nutrir o corpo e melhorar o estado da pele.

3. Melhorar a digestão

Tomar um copo de leite de amêndoas e mel todos os dias é uma grande forma de facilitar os processos digestivos e intestinais, e previne problemas como a prisão de ventre, a inflamação e os gases.

O melhor de tudo é que oferece uma sensação de saciedade, o que cai muito bem para quem está lutando para perder alguns quilos.

4. Evitar doenças respiratórias

As propriedades antibióticas e antivirais do mel o transformaram em um remédio milenar para acabar com a dor de garganta e os vírus associados com a gripe e o resfriado. Combinado com este leite constitui um incrível remédio para reforçar o sistema imunológico, o que melhora a resposta do corpo para combater os micro-organismos que afetam o sistema respiratório.

5. Mais energia e concentração

O leite de amêndoas tem um valor energético muito importante que serve para começar o dia da melhor maneira.

As amêndoas são ricas em vitaminas, minerais e proteínas, enquanto que o mel também supõe um pequeno teor de carboidratos.

Por isso, recomenda-se tomar um copo de leite de amêndoas com duas colheres de chá de mel naqueles momentos onde seja preciso um impulso de energia e concentração.

6. Agentes antibacterianos

Está provado que, ao unir estes dois ingredientes, consegue-se um remédio eficaz contra a Staphylococcus, um gênero de bactérias da classe Cocci.

Como preparar o leite de amêndoas com mel?

Em algumas lojas de produtos naturais é possível encontrar o leite de amêndoas para preparar de forma instantânea.

Porém, preparar o leite em casa é muito simples e nos dá a tranquilidade de saber que o produto é 100% natural e não tem nenhum tipo de composto adicionado. Se você escolher a última opção, continue lendo as instruções:

Ingredientes
2 xícaras de amêndoas naturais sem torrar (280 g)
6 xícaras de água (3 litros)
Mel de abelha
Preparo
Coloque as amêndoas de molho em água filtrada e conserve-as na geladeira por 12 horas.
No dia seguinte, ou após o tempo recomendado, elimine a água e bata as amêndoas com 6 xícaras de água.
Passe a mistura obtida por um coador e coloque o líquido em um recipiente de vidro com tampa.
Este leite dura por aproximadamente 4 a 5 dias na geladeira e para preparar o remédio recomendado basta adicionar duas colheres de chá de mel.
Com os restos que sobrarem no coador é possível fazer uma farinha de amêndoas:

Coloque o que sobrou em uma bandeja grande e leve ao forno a uma temperatura mínima durante 1 hora ou até que as amêndoas fiquem secas.
Quando estiver pronto, peneire ou bata no liquidificador levemente para que tenha mais consistência de farinha.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X