Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

As melhores (e piores) posições para dormir

Tipo:

melhores-piores-posicoes-para-dormir

Você já se perguntou no quanto a posição em que você dorme pode influenciar no seu sono e consequentemente na sua qualidade de vida? Muita gente pode achar que a melhor posição é a mais confortável ou mesmo nem refletir sobre o assunto. Mas a questão é pertinente e, do ponto de vista físico, não é qualquer posição que deve ser usada quando o assunto for dormir bem e cuidar da saúde. E essa é uma preocupação de ortopedistas e médicos especializados no sono.


Muitas pesquisas já demonstraram que dormir mal pode estar relacionado a uma série de doenças. Então, buscar a melhor forma para o momento diário de descanso pode ser uma boa ideia para quem quer melhorar a qualidade de vida.

Certas posições podem ser mais favoráveis tendo em vista o cuidado com a coluna vertebral, ou a ocorrência de apneia, ronco ou insônia. O Dr. Rubene Campos, ortopedista e osteopata da Clínica Carraro, explica que “a posição na hora de dormir pode ajudar ou atrapalhar o relaxamento do corpo, pois interfere na qualidade do sono, oxigenação dos tecidos e na circulação corporal”.

Não vai ser fácil mudar a posição que você está acostumada a dormir. Mesmo que você se sinta confortável com as posições não indicadas, é recomendado que você tenha força de vontade e tente reprogramar seu corpo.

É importante ressaltar que se você sente dores constantes em algum lugar do corpo, sofre de insônia ou não está satisfeito com seu sono, deve procurar ajuda médica para compreender qual é o problema e como resolvê-lo de vez.

As melhores posições para dormir

Barriga para cima

Com as costas deitadas no colchão, os braços repousados ao lado do corpo e o travesseiro mais baixo que a altura dos ombros para não forçar o pescoço. Essa posição pode, por outro lado, favorecer roncos e apneia do sono. “A posição ideal para dormir seria em decúbito dorsal ou ‘de barriga para cima’ pois mantém os membros alinhados ao corpo, o que facilita a circulação arterial e venosa além de facilitar o movimento respiratório, possibilitando maior expansão pulmonar e, consequentemente, oxigenando melhor os tecidos do corpo”, recomenda o Dr. Rubene Campos.

De lado

Deitando de lado, com uma almofada entre as pernas, você mantém a coluna ereta e não compromete a circulação sanguínea. O travesseiro deve estar na altura dos ombros para evitar que o pescoço fique de lado. O Dr. Rubene enfatiza que “dormir de lado, também é uma boa posição desde que tenha um apoio com travesseiro mantendo o alinhamento da cabeça e entre as pernas evitando a pressão de uma sobre a outra”.

Mas de qual lado?

Dormir virado para o lado direito ou esquerdo pode fazer diferença, de acordo com alguns estudos. Segundo essas pesquisas, dormir do lado esquerdo melhora a digestão e evita azia e queimação. Também é a posição indicada para mulheres grávidas, pois favorece na circulação do sangue para o feto e na drenagem linfática natural do organismo.

As piores posições para dormir

De bruços

“O decúbito ventral é a posição menos indicada pois obriga a um esforço em rotação da coluna cervical e reduz a expansão dos pulmões, diminuindo a oxigenação do corpo”, esclarece o osteopata Rubene Campos. Para poder respirar será necessário torcer o pescoço para o lado. Essa posição pode trazer dores nas costas, tendinite entre outros males físicos, mas também pode reduzir a possibilidade de roncos.

Fetal

A posição fetal é aquela em que a pessoa fica de lado, mas com as costas arqueadas e com as pernas levantadas, como a posição de um feto na barriga da mãe. Não é indicada pois força a coluna e o pescoço e atrapalha a respiração, além de impedir que a postura fique correta.

O Dr. Rubene alerta ainda que quem dorme com as mãos embaixo do travesseiro ou da cabeça está sujeito à lesões nos tendões do ombro.

Dicas práticas para você dormir bem

Algumas recomendações que você pode seguir para ter mais qualidade no sono e acordar sem dores e bem descansado.

  • Evite dormir com os braços para cima: pode causar bursite ou dor nos ombros.
  • Evite apoiar um membro no outro, principalmente as pernas, na posição de lado, ou os joelhos.
  • Evite dormir em cima do braço ou das mãos.
  • Manter a coluna ereta é fundamental.
  • Use travesseiros para ajustar: Entre as pernas quando deitar de lado, no lombar para quem dorme de barriga para cima, abaixo da barriga para grávidas e, claro, para o pescoço, sempre mantendo alinhada a coluna.
  • Escolha colchão e travesseiros adequados para o seu peso e tipo físico.

Se você tem problemas para dormir, sente dores no corpo ou constantemente tem a sensação de que a noite de sono não foi satisfatória, procure um especialista do sono ou um osteopata. Apesar de parecer um problema pequeno, pequenas mudanças de comportamento ou tratamentos simples podem ajudar a melhorar seu descanso e assim influenciar em toda sua qualidade de vida.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

PESSOAL, EU FIZ ESSE DOCINHO EM CASA E FICOU SIMPLESMENTE PERFEITO! SUPER FÁCIL E RÁPIDO, AMEI MUITO!
PESSOAL, EU FIZ ESSE DOCINHO EM CASA E FICOU SIMPLESMENTE PERFEITO! SUPER FÁCIL E RÁPIDO, AMEI MUITO!

INGREDIENTES 2 latas de leite condensado 1 lata de suco de maracujá...

large_Claudio1
Os médicos disseram que ele iria morrer. Quando ele nasceu todos ficaram surpresos com o que viram

Uma doença genética extremamente rara chamada de artrogripose múltipla congênita, ou articulação...

156307000.jpg
Suco verde simples

Essa aqui vai pra quem gosta de começar o dia bem disposto...

993899_10151704126040479_628289476_n
Sopa de abóbora

Esse friozinho merece uma deliciosa Sopa de Abóbora!

Deixe seu comentário

X