Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

As grandes propriedades da avelã

Tipo:

A avelã é um fruto saudável, sempre que comida crua, como todos os frutos secos. Contém nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, proteínas, fibra e gorduras saudáveis, e adicionam aquele sabor especial aos pratos.

É capaz de aumentar o perfil nutricional de receitas saudáveis, como as saladas, proporcionando grandes benefícios para quem a consome, e por isso e mais um pouco incluir a avelã em sua dieta pode ser uma ótima ideia.

VALOR NUTRICIONAL

VITAMINAS E MINERAIS

A avelã apresenta uma importante quantidade de micronutrientes, como as vitaminas E, B, B1, B2 e B9, A e C; também se destacam os minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo e manganês.

FLAVONOIDES

Também apresenta flavonoides em sua composição, que são capazes de melhorar a circulação e favorecer à saúde cerebral; podem proporcionar grandes benefícios a saúde, basta consumir um pouco de avelã todos os dias na hora do lanche.

GORDURAS SAUDÁVEIS

Este fruto seco contém gorduras saudáveis que podem ajudar a proteger a saúde do coração, uma vez que suas gorduras são poli-insaturadas e monoinsaturadas, que são mais saudáveis em comparação com as gorduras saturadas.

A avelã é uma boa fonte de ácido oleico, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim, e pode elevar os níveis de colesterol bom, porém, seu alto teor em gorduras a convertem em uma opção bem calórica.

PROTEÍNAS

Avelã crua é uma fonte moderada de proteína vegetal, que nos brinda com energia corporal e agilidade mental, além de servir na reparação das células dos ossos, músculo e outros órgãos danificados.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

– 20 avelãs aproximadamente, contém 6 gramas de carboidratos, dos quais 3 gramas são provenientes da fibra dietética, o que faz com sejam capazes de ajudar a reduzir o risco de sofrermos certas doenças e problemas crônicos, como a prisão de ventre, diabetes do tipo II, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

– Considerando que são muito calóricas, é recomendado consumir pouca quantidade e três vezes por semana, para mantermos o peso; mas, acabam se convertendo em uma ótima opção para aqueles que querem ganhar peso, por seu alto nível calórico, suas gorduras saudáveis e todos os outros benefícios que o fruto oferece.

– O consumo de avelã pode reduzir o risco de sofrermos de colesterol alto, coágulos do sangue e doenças cardíacas devido ao seu alto teor de compostos saudáveis, como as fibras, gorduras saudáveis, vitamina E, esteróis vegetais, ômega- e L-arginina.

– Avelãs cruas são excelentes substitutas de outros alimentos ricos em gorduras saturadas, uma vez que suas gorduras são saudáveis e benéficas.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário