Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Arroz com pimentão

Tipo:

5fec11ab1532918e134dbae7b982df63.jpg

No mundo moderno e corrido é sempre um desafio achar um tempinho para se dedicar na cozinha.
Ter receitas práticas, rápidas de fazer é sempre uma bom diferencial.


Você se delicia com as comidinhas que deseja, monta sem gastar muito tempo, inova no sabor e de quebra, ainda encanta a todos na sua casa.

Arroz com pimentão é assim, uma dessas receitas práticas para variar o sabor do dia a dia.

Tão fácil de fazer quanto o tradicional arroz branco.

É um excelente acompanhamento para carnes.

Combina muito bem com peixe, frango ou carne vermelha,

Cai bem com o bifinho, com o picadinho e até churrasco no fim de semana.

Ingredientes:

1 xícara de chá de arroz agulhinha
2 xícaras de água fervente
2 colheres de sopa de azeite
1 pimentão, pode ser verde, vermelho ou amarelo ou todas as cores juntas, sendo 1/3 de cada uma.
Sal a gosto

Comece, colocando a água para ferver em uma chaleira.

Enquanto a água aquece, cortamos o pimentão e a cebola.

Corte o pimentão ao meio, com ajuda de uma faca retire as sementes e despreze-as.

Corte o pimentão em tiras finas e novamente transversalmente formando cubinhos pequenos e regulares.

Pique 1 cebola em cubinhos uniformes e regulares, corte brunoise. Essa técnica propicia tamanhos uniformes o que garante, durante a cocção pedacinhos de cebola cozidos por igual, sem partes cruas nem desmanchando, além de uma apresentação muito mais bonita.

Reserve ambos.

Em uma panela, fogo médio, coloque cerca de 2 colheres de sopa de azeite, junte a cebola cortada e soe por 1-2 minutos. Não precisa refogar muito tempo, apenas uma ‘suada’ até que a cebola fique translúcida.

Acrescente o pimentão e refogue por mais 2 minutos.

Agregue então 1 xícara de arroz e refogueo arroz por cerca de 2minutos, para ele ‘selar’, um arroz bem refogado é sinal de arroz bem soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais, até que todos os grãos fiquem envoltos na gordura e comecem a ficar transparentes.

Ao refogar os grãos, minimizamos o contato do amido com a água. A idéia é fazer uma ‘crosta’, ao refogar o grão ele absorve menos água da cocção, ficando mais al dente.

A proporção de gordura também é importante, para 1 xícara de arroz 1-2 colheres de sopa, mais do que isso o arroz fica encharcado.

Algo entre 5% a 10% de gordura.

Coloque sal a gosto, e 2 xícaras de água quente, a proporção é sempre de 1 para 2.

Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água.

A água pode estar fervendo ou quase fervendo. Coloque-a depois do refogado, quando os grãos já estão quase transparentes.

Diminua o fogo e durante o cozimento use fogo baixo, mantendo a mesma temperatura do inicio ao fim.

Tampar ou não tampar vai depende rda sua pressa, quando tampamos a panela do arroz aceleraramos o processo de cozimento.

Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver.

Não é proibido mexer o arroz mas, durante a coocção mexa o mínimo possível, pois o movimento excessivo acaba por quebrar alguns grãos, o que aumenta o amido. Por isso no preparo do risoto italiano, mexemos várias vezes, para liberar amido. Se precisar mexer, seja gentil e delicado nos movimentos.

Uma dica, para saber se toda a água de dentro secou, basta apagar o fogo, molhar o seu polegar e bater na lateral da panela, do lado de fora, igualzinho como se faz com o ferro de passar roupa.
Se a panela ‘estalar’ significa que a água já secou, e se não estalar, significa que o arroz ainda tem água, aí é so aguardar mais um pouquinho.

Após 20 minutos, tampe a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10minutos, após esse repouso ele estará cozido e ‘al dente’.

Abra a tampa e solte o arroz com um garfo, ao mexer você evita que ele forme ‘blocos’ e ajudando a ficar bem ‘soltinho’.

Arroz super soltinho com toque de sabor do pimentão para preparar em qualquer quantidade, aumentando conforme sua necessidade.

dica:

Para esquentar o arroz já cozido, basta coloca-lo em um escorredor de macarrão e leva-lo ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Espere até a água ferver e aguarde alguns minutinhos para que o arroz fique quente e soltinho novamente parecendo que foi feito na hora.
ou então, coloque-o numa panela com um pouquinho de água, mexa, tampe e leve ao fogo bem baixinho. Você verá que depois de alguns minutinhos ele fica soltinho e saboroso parecendo que foi feito no dia.

MEDIDAS IMPORTANTES:

  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X