Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aqui eu não fico sem esse tempero caseiro, porque além de facilitar muito a minha vida na hora de cozinhar, ele é mais saudável porque não tem conservantes e eu sei o que realmente vai dentro do tempero.

Tipo: Acompanhamentos

tempero

O alho e a cebola são os melhores aliados de quem cozinha diariamente. Junto com o sal, são capazes de transformar pratos comuns em refeições incrivelmente saborosas.

Porém, com rotinas cada vez mais corridas, muitas vezes acabamos optando pelo mais simples e rápido, deixando de cortar uma cebola ou picar alguns dentes de alho que poderiam dar o aroma e o sabor que você procura ao comer. Por isso, viemos com essas receitas para fazer tempero caseiro para ganhar tempo na cozinha.

Veja como preparar alho triturado com antecedência

Para fazer esse tempero de alho, o ideal é ter um processador. Caso você não tenha, utilize o liquidificador mesmo. Descasque dentes de alho suficientes para encher uma xícara e leve-os ao processador.

Triture bem pequeno. Ferva em água um pote de vidro por 3 minutos para higienizá-lo bem.

Com o pote seco, coloque o alho e cubra com óleo. A medida de óleo não é exata, mas o alho deve estar todo coberto para não oxidar.

Se você desejar, também pode colocar um pouco de sal, o que irá conservar por ainda mais tempo o alho. Porém, acreditamos não ser necessário, pois você irá acabar usando todo o alho antes que ele estrague, sem contar que pode lhe atrapalhar na hora de salgar a comida.

Essa quantidade de alho deve durar cerca de 2 semanas, mas conservado em geladeira, dura até 30 dias.

Veja como preparar tempero de alho e cebola com antecedência

Essa receita de tempero é mais completa e rende cerca de duas xícaras. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 cebola grande
  • 1/4 de xícara de chá de óleo
  • 15 dentes de alho
  • 1/2 maço de cheiro-verde
  • 1 colher de sopa de sal

Corte a cebola em pedaços e leve a um liquidificador ou processador com o óleo. Bata até virar uma pasta homogênea.

Em seguida, adicione metade dos dentes de alho (você pode cortá-los pela metade se desejar) e bata mais um pouco. Então adicione a outra metade do alho, o maço de cheiro verde e o sal e bata.

Conserve em um recipiente de vidro da mesma maneira que o tempero anterior. Esse creme temperado dura até 2 semanas na geladeira, mas pode ser congelado para ficar conservado por até 3 meses. 

Uma dica importante: quando você utilizar esse tempero, evite colocá-lo sozinho em panela com óleo quente, pois a cebola solta água e pode espirrar bastante. Portanto, procure refogá-lo com outros ingredientes – se for fazer um arroz, por exemplo, refogue o tempero junto com ele.

O tempero de cebola e alho pode ser utilizado em qualquer receita e é ótimo para temperar carnes! 


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário