Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Após surto de microcefalia, médicos desaconselham a engravidar agora

Tipo:

 

Após um surto sem precedentes de microcefalia registrado em alguns estados da região Nordeste, médicos estão recomendando que as mulheres evitem engravidar agora.

O Ministério da Saúde já registrou, em pouco mais de três meses, 399 casos de recém-nascidos com microcefalia, uma doença rara que provoca uma má-formação do cérebro que pode causar problemas graves no desenvolvimento da criança.

O diretor de vigilância de doenças transmissíveis no Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, diz que é “altamente provável” que o surto de microcefalia tenha relação com uma possível infecção das gestantes pela zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, desaconselha as mulheres a engravidarem agora, mesmo aquelas que moram em regiões sem surtos de zika.

O presidente eleito da Federação dos Ginecologistas e Obstetras, Cesar Fernandes, ressalta que as mulheres que moram em regiões endêmicas para zika devem adotar “uma anticoncepção efetiva”. Já nas demais regiões “o princípio da precaução deve ser adotado”.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quarta-feira, 18, que as mulheres que querem engravidar devem avaliar os riscos junto com a família e médicos.

Embora até agora não tenha sido feita uma recomendação oficial para se evitar a gravidez, o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Reprodutiva, Artur Dzik, está aconselhando as pacientes a usar repelente e evitar viagens às regiões com surtos de zika.

Caso a relação entre o surto de microcefalia e o zika vírus seja confirmada, o problema pode atingir outros estados brasileiros e até mesmo outros países, segundo o ministro Marcelo Castro.

“O zika era tratado como dengue mais branda. Se for confirmado que é o causador, isso o torna o mais perigoso dos vírus transmitidos pelo Aedes Aegypti”, ressaltou o ministro da Saúde.

Fonte: Folha




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário