Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Após surto de microcefalia, médicos desaconselham a engravidar agora

Tipo:

127163852.jpg

 

Após um surto sem precedentes de microcefalia registrado em alguns estados da região Nordeste, médicos estão recomendando que as mulheres evitem engravidar agora.

O Ministério da Saúde já registrou, em pouco mais de três meses, 399 casos de recém-nascidos com microcefalia, uma doença rara que provoca uma má-formação do cérebro que pode causar problemas graves no desenvolvimento da criança.

O diretor de vigilância de doenças transmissíveis no Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, diz que é “altamente provável” que o surto de microcefalia tenha relação com uma possível infecção das gestantes pela zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o infectologista Artur Timerman, presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arboviroses, desaconselha as mulheres a engravidarem agora, mesmo aquelas que moram em regiões sem surtos de zika.

O presidente eleito da Federação dos Ginecologistas e Obstetras, Cesar Fernandes, ressalta que as mulheres que moram em regiões endêmicas para zika devem adotar “uma anticoncepção efetiva”. Já nas demais regiões “o princípio da precaução deve ser adotado”.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quarta-feira, 18, que as mulheres que querem engravidar devem avaliar os riscos junto com a família e médicos.

Embora até agora não tenha sido feita uma recomendação oficial para se evitar a gravidez, o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Reprodutiva, Artur Dzik, está aconselhando as pacientes a usar repelente e evitar viagens às regiões com surtos de zika.

Caso a relação entre o surto de microcefalia e o zika vírus seja confirmada, o problema pode atingir outros estados brasileiros e até mesmo outros países, segundo o ministro Marcelo Castro.

“O zika era tratado como dengue mais branda. Se for confirmado que é o causador, isso o torna o mais perigoso dos vírus transmitidos pelo Aedes Aegypti”, ressaltou o ministro da Saúde.

Fonte: Folha



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp
Loading...

Receitas Sugeridas...

9c2ecd2cf27230598ffef96d1c5ab768.jpeg
Anitta chega tarde, é vaiada, fãs jogam bebida na cara dela e ela quase apanha.

Cantora acabou indo embora, após ser agredida em apresentação de sete minutos....

970374_673053476038099_414796142_n
Batatas ao murro com tiras de peixe

Levam tiras de peixe na receita. Tá bonito né? Veja a receita!

22555168_361454154317940_7597976758472557329_n
Receita de Biscoito de polvilho com cebola (assado)

[INGREDIENTES] 5 copos de polvilho azedo 250 ml de água 250 ml...

Deixe seu comentário