Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Algodão Doce Caseiro

Tipo:

algodão-doce-colorido

COMO FAZER ALGODÃO DOCE CASEIRO
MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela grande, misture o açúcar, a glucose, a água e o sal. Mexa em fogo médio até dissolver o açúcar. Com um pincel mergulhado em água, vá limpando os lados da panela para remover o açúcar que ficou grudado (isso evita a formação de cristais de açúcar na hora da fervura da calda). Aumente o fogo, coloque o termômetro e NÃO MEXA mais. Deixe ferver até atingir 160 graus. Retire do fogo, acrescente a essência e o corante (se for usar) e mexa.
  2. Forre a superfície de trabalho com papel manteiga ou use uma folha de silpat.
  3. Mergulhe a ponta do fuet decapitado na calda de açúcar e suspenda por um tempinho sobre a panela para escorrer o excesso de calda. Segure o fuet de cabeça para baixo a 30cm de distância do papel manteiga, e balance pra frente e pra trás formando fios finos de açúcar no papel. Repita a operação até obter um pequeno ninho de açúcar.
  4. Imediatamente enrole esse ninho em volta de um palito de madeira. Se você demorar, o ninho de açúcar vai endurecer e se quebrar ao invés de se moldar ao palito. Apoie o palito em um copo e faça mais camadas repetindo toda a operação, até obter um algodão doce do tamanho desejado.
  5. Sirva imediatamente para não derreter! Se precisar guardar, coloque em um recipiente hermético, pois o algodão doce não pode ter contato com a umidade.

4 xícaras (800g) de açúcar
1 xícara (240ml) de Karo (glucose de milho)
1 xícara de água
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha ou outro sabor
2 gotas de corante na cor desejada (opcional – para obter o tom dourado não use nenhum!)


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário