Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Água de pepino: uma bebida desintoxicante, diurética e emagrecedora

Tipo:

agua_de_pepino-500×334

Há alguns anos, também tem sido incluído em sucos verdes desintoxicantes, que ajudam o organismo a permanecer saudável e combater o envelhecimento, além de ser muito bom para refrescar nos dias de calor. Além disso, a água de pepino, uma bebida barata e fácil de preparar que também nos ajuda a emagrecer com saúde.


E é justamente sobre a água de pepino que se trata este artigo. Vamos ensinar a receita e os benefícios desta bebida.

Quais as propriedades nutricionais do pepino?

Estima-se que o pepino seja composto por 95% de água. Uma xícara de pepino cru com casca pode conter os seguintes nutrientes e minerais:

— 26 mg de cálcio
— 28 mg de fósforo
— 1,2 mg de ferro
— 6 mg de sódio
— 168 mg de potássio
— 13 mg de magnésio
— Vitamina A
— Vitamina C
— Vitamina B
— Vitamina E

Principais benefícios do pepino

Os principais benefícios do pepino têm a ver com saúde e a beleza da pele. Seu elevado teor de água, somado à presença de vitamina C e E, o torna um dos melhores aliados para cuidar da pele e prevenir o envelhecimento prematuro.

Contém óleos essenciais e antioxidantes que ajudam a hidratar a pele e diminuem o impacto dos radicais livres no organismo. Atua como um bom remédio contra as queimaduras solares, as erupções cutâneas e o problemas causados pela oleosidade excessiva.

Os pepinos também contêm um flavonol anti-inflamatório chamado fisetina, que atua de maneira positiva na saúde cerebral, ao prevenir a perda da memória e proteger as células da deterioração causada pela idade.

Além disso, graças a seu elevado conteúdo de água e vitaminas, o consumo frequente do pepino ajuda a desintoxicar e eliminar líquidos do corpo, o que é ideal para dietas de emagrecimento.

Por que tomar água de pepino?

Sabendo-se que o pepino tem nutrientes tão importantes para o corpo, criou-se uma maneira fácil, barata e saudável de consumi-lo sem perder grande parte de suas propriedades.

Trata-se da popular “água de pepino”, uma bebida refrescante que está ajudando centenas de pessoas a perder peso e limpar as toxinas acumuladas no organismo. Quais seus benefícios?

Por que tomar água de pepino?

É alcalinizante

Consumir água de pepino de maneira regular pode ajudar a equilibrar o pH do corpo, diminuindo a acidez e evitando o mal funcionamento de seus principais sistemas. Além disso, um organismo alcalino consegue ganhar mais massa muscular e destruir gorduras nocivas.

Desintoxica

Todos os dias, o corpo precisa trabalhar para eliminar as toxinas que se acumulam, como resultado de uma alimentação inadequada, estilo de vida sedentário e exposição a um ambiente poluído.

A sobrecarga de tarefas impede seu funcionamento adequado e causa o aparecimento de doenças crônicas e degenerativas. Consumindo a água de pepino, você pode dar uma “ajuda extra” ao corpo, para que ele consiga eliminar todos os dejetos de maneira natural.

Tem ação diurética

A retenção de líquidos é um transtorno que influi de maneira direta no aumento de peso e outras doenças inflamatórias.

O pepino, enquanto fonte de água e nutrientes, tem um efeito diurético que melhora o funcionamento do metabolismo para regular os fluidos corporais.

Além disso, o pepino quase não tem calorias e contém fibras, dando ao corpo uma sensação de saciedade sem adicionar nem um grama de gordura às suas medidas.

Como preparar água de pepino

Como acontece com quase todas as bebidas naturais, a preparação é bem fácil e seus efeitos dependem da constância de quem a consome. A chia é rica em ferro e proteína, sendo uma adição importante para esta preparação ficar ainda mais saudável e nutritiva. Mas você pode preparar esta água apenas com o pepino e o limão ou, se preferir, incluir gengibre, para uma bebida mais energética.

Ingredientes
1 pepino
1 ½ litro de água
½ limão
1 colher de chá de sementes de chia

Como fazer:

— Lave bem, descasque e corte o pepino em vários pedaços. Ponha no liquidificador com os demais ingredientes.
— Bata tudo por dois minutos, até obter uma mistura homogênea.
— Beba sem coar.

Dica: se preferir, coe a bebida e inclua algumas pedras de gelo, para ficar mais refrescante. Mas assim ela perderá muito de suas fibras, que fazem bem para o estômago e intestinos, além de combater a prisão de ventre.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 4.33 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X