Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Água de gengibre para aliviar as enxaquecas, os incômodos digestivos e a dor

Tipo:

127815000.jpg

O gengibre é uma planta aromática utilizada desde a antiguidade com várias finalidades culinárias e medicinais.

Trata-se de um tubérculo de sabor picante que, por sua versatilidade, fez parte da cozinha de milhões de pessoas no mundo todo.

Ele contém gingerol, uma substância ativa à qual são atribuídos efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antioxidantes.

Também é uma fonte rica em óleos essenciais, vitaminas e aminoácidos que proporcionam ao organismo uma grande variedade de benefícios internos e externos.

Embora muitas de suas aplicações façam parte da medicina oriental, atualmente elas se difundiram em todo o mundo por sua capacidade para melhorar a saúde.

A seguir queremos compartilhar seus principais benefícios e a popular receita de água de gengibre para que você possa aproveitar todas as suas propriedades.

Propriedades nutricionais do gengibre

gengibre

A raiz de gengibre é uma maravilhosa fonte de nutrientes que podem ser aproveitados para proteger o organismo e combater várias doenças.

Ela conta com óleos essenciais como o limonelo, citrolenal e o gingerol, os quais lhe conferem uma parte importante de seus efeitos positivos para a saúde.

O gingerol é o de mais destaque já que, além de proporcionar seu sabor picante, é um potente anti-inflamatório que apoia o tratamento de doenças como a artrite e a artrose.

Também contém vitamina C, do complexo B e minerais como cálcio, cromo, alumínio e fósforo.

Entre seus componentes também cabe destacar que contém ácido linoleico, aminoácidos como a niacina e o triptofano, e enzimas como a protease.

Benefícios da água de gengibre

mulher-com-dor-de-cabeca

A água de gengibre é uma bebida curativa que concentra todos os nutrientes deste tubérculo combinados com os do limão e do mel de abelhas.

Dado que tem um poderoso efeito anti-inflamatório, analgésico e calmante, ela é recomendada para aliviar as dores de cabeça, enxaquecas, e a tensão associada ao estresse.

Está comprovado que ela pode bloquear os efeitos da prostaglandina, uma substância que causa enxaquecas ao produzir uma inflamação nos vasos sanguíneos do cérebro.

Também é um excelente tônico digestivo, ideal para lidar com os problemas gastrointestinais comuns como os gases, a dor e a indigestão.

Seus compostos ativos estimulam a circulação sanguínea e evitam a formação de varizes.

É um dos melhores remédios naturais contra a dor articular e muscular, já que seus gingerois desinflamam e proporcionam uma sensação de alívio.

Na verdade, consumida em uma dose moderada todos os dias, ela pode combater os sintomas da artrite reumatoide, osteoartrite, e outras doenças inflamatórias crônicas.

Além disso, dado que possui pouquíssimas calorias, representa uma opção saudável para acelerar o metabolismo e perder peso com mais facilidade.

Como preparar a água de gengibre?

preparar-agua-de-gengibre

O preparo da água de gengibre não é difícil e não requer ingredientes caros ou difíceis de encontrar no mercado mais próximo.

O resultado é uma bebida hidratante, anti-inflamatória e perfeita para aliviar as dores que podem surgir ao longo do dia.

Ingredientes

  • 5 colheres de sopa de gengibre fresco (50g)
  • 3 xícaras de água (750ml)
  • O suco de ½ limão
  • 2 colheres de sopa de mel de abelhas orgânico (50g)

Instruções

  • Pegue a raiz de gengibre fresca, lave-a bem e passe-a por uma ralador de alimentos.
  • Em seguida, coloque a água para ferver e, quando chegar à ebulição, acrescente o gengibre.
  • Deixe em fogo mínimo durante dois minutos e apague.
  • Esprema o suco de meio limão e acrescente o mel de abelhas orgânico.
  • Você pode consumir esta infusão morna, embora também possa deixá-la repousar na geladeira para tomá-la gelada.
  • Beba duas ou três xícaras ao dia.

Contraindicações

Apesar da água de gengibre ter muitos benefícios, cabe lembrar que em alguns casos seu consumo não é recomendado.

Por exemplo, não se deve ingeri-la no caso de úlceras duodenais, colite ou doença de Crohn, já que nestas situações ela pode piorar a dor.

Também não é conveniente tomá-la durante a gestação porque alguns de seus compostos podem interferir na formação hormonal do feto. Em caso de usá-la para acalmar as náuseas, é melhor consultar o médico encarregado do controle pré-natal.

Deve-se consultar o especialista em caso de tomar medicamentos para a diabetes ou o sistema circulatório. Muitas das substâncias ativas do gengibre podem alterar os efeitos deste tipo de medicamento.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário