Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A manga alcaliniza o corpo, melhora a função cerebral e a digestão

Tipo:

504851000.jpg

A manga é conhecida em todo o mundo por seu delicioso sabor e versatilidade na hora de preparar diversos pratos.


Muitas pessoas a chamam de “rainha das frutas”, não apenas porque pode ser consumida em qualquer momento, mas porque é carregada de nutrientes muito benéficos para a saúde.

Estima-se que, em todo o mundo, existam mais de 1000 variedades de manga, ainda que a maioria delas tenha propriedades, formas e sabores similares.

Estes benefícios que a manga oferece ao corpo são provenientes do seu alto índice de compostos bioativos e fibras, além do teor de vitaminas A, C e E, e minerais como o potássio, magnésio, cobre, cálcio e fósforo.

Existem muitas outras razões pelas quais todos nós deveríamos começar a comer manga com mais frequência. A seguir iremos revelar estas virtudes para que não fique nenhuma dúvida do quanto a manga é boa para o nosso corpo.

A manga regula a digestão e atua como um laxante natural

Manga-para-combater-prisao-de-ventre

Devido ao seu teor de fibras e enzimas digestivas, a manga está inclusa no amplo catálogo de laxantes naturais.

De fato, em sua forma seca, esta fruta pode ajudar a regular os processos digestivos para facilitar a eliminação dos resíduos que têm dificuldade para serem evacuados. Isso se deve à atividade de suas enzimas, cuja ação apoia o processamento dos alimentos para obter de forma adequada os nutrientes e empurrar os resíduos através do trato digestivo.

Por ser natural, a manga não causa as dores e o mal-estar que os laxantes comerciais costumam produzir, e o melhor é que ela não causa nenhum efeito colateral.

É alcalinizante

Por ser doce, algumas pessoas poderiam pensar que é contraditório afirmar que esta fruta é alcalinizante, mas a verdade é que a manga é ótima para regular o pH do organismo. Isso se baseia na sua capacidade de acalmar os problemas do sistema digestivo, incluindo o alívio da prisão de ventre e da síndrome do intestino irritável.

O ambiente alcalino que a manga cria ao chegar ao estômago tem a capacidade de reduzir o excesso de ácido estomacal e a indigestão ácida. Algo que também pode se dever à sua ação anti-inflamatória, que influencia no tratamento de condições cutâneas associadas ao excesso de acidez.

Melhora a função cerebral

Neuronios

A manga contém um aminoácido chamado glutamina que desempenha um papel relevante sobre as células de divisão rápida, como as do sistema imunológico e as do intestino.

Este nutriente não apenas é bom para melhorar o humor, mas também influencia de forma positiva na função cerebral. Acredita-se que ele possa melhorar a memória e, inclusive, participar da desintoxicação do cérebro.

Isso se deve ao fato de que uma parte da glutamina é convertida em ácido glutâmico, que é transportado até o cérebro. Ao chegar a este órgão, o ácido glutâmico se une ao amoníaco e ajuda a prevenir o seu acúmulo para evitar a deterioração da função cerebral.

A glutamina também atua como um “combustível” para o cérebro, já que impulsiona a memória, a função cognitiva e qualquer tipo de atividade cerebral.

Rica em antioxidantes

Seu alto teor de antioxidantes é uma das razões pelas quais a manga é considerada tão benéfica. Alguns dos de maior destaque são:

  • A quercetina
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Betacaroteno
  • Astragalina

A absorção de todos faz uma mistura saudável que inibe a ação dos radicais livres no corpo, evitando o dano oxidativo e doenças crônicas.

Ajuda a regular a pressão arterial

Tomar-a-pressao-arterial

Devido ao seu alto teor de potássio, a manga também pode melhorar a função e a eficiência dos músculos e o ritmo cardíaco. Este mineral é essencial para uma pressão arterial adequada, e por isso ingerir esta fruta pode ajudar a mantê-la sempre sob controle.

Além disso, ela também oferece magnésio, outro mineral que contribui para a saúde do coração e dos músculos.

Faz bem para a visão

A saúde visual também se beneficia do consumo desta fruta. Seu alto teor de vitamina faz com que a manga tenha um impacto positivo na visão. Esta vitamina é essencial para manter a vista saudável e prevenir doenças oculares como a cegueira noturna, cataratas ou a degeneração macular, entre outras.

Além disso, os flavonoides que ela contém em boas quantidades também são primordiais para uma visão saudável.

Estima-se que uma xícara de manga cortada em pedaços possa oferecer até 25% das necessidades diárias de vitamina A.

A manga já faz parte da sua dieta? Como você acabou de descobrir, trata-se de uma fruta com benefícios surpreendentes para a sua saúde. Aproveite-os incluindo a manga em sobremesas, doces, sucos, batidas, vitaminas, ou nas receitas que preferir.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X