Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

9 usos para a casca de banana

Tipo:

52931000.jpg

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Seu alto teor de fósforo e seu rico sabor fazem dela o complemento ideal para a dieta. No entanto, você sabia que a casca de banana também pode ser útil?


Se você for daqueles que jogam a casca de banana no lixo, talvez você queira reconsiderar este hábito. Assim como a casca de outras frutas, a casca de banana é rica em vitamina C e fibras.

Na verdade, a maior quantidade de fibras presente em uma banana não está na sua polpa, e sim na sua casca. A seguir confira os melhores usos para a casca de banana.

Atua contra a prisão de ventre

Certamente você já sabe que um alto consumo de fibras irá facilitar o trânsito digestivo. Mas às vezes, os hábitos diários e o ritmo de vida impedem que tenhamos uma dieta equilibrada. Por isso, não é raro sofrer de prisão de ventre.

Felizmente, a casca de banana é um remédio muito eficaz. Por conter uma grande dose de fibras dietéticas, ela obrigará o seu estômago a trabalhar corretamente. Tudo isso de forma simples e muito econômica.

Devido ao fato de que não estamos acostumados a consumir casca de banana, fazer isso pode ser difícil, especialmente pelo seu sabor. Para facilitar o consumo você pode fazer uma vitamina no liquidificador e adicionar um pedaço da casca.

Reduz o colesterol LDL e a pressão arterial

Medir-a-pressao-arterial

Já sabemos que o colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim, afeta nossas veias e artérias. Por isso, uma dieta com teor reduzido de sal e alta em fósforo é ideal para mantê-lo sob controle.

Muita gente opta por consumir banana para melhorar ou nivelar o seu colesterol LDL, mas você sabia que a maior parte do fósforo presente na banana está na sua casca?

Assim como no caso do colesterol LDL, o fósforo presente na casca de banana também reduz significativamente os níveis de hipertensão. Assim, você já sabe, acrescente um pedaço de casca de banana à sua dieta e dê adeus aos problemas da hipertensão.

Elimina a dor de cabeça

Ainda que as razões não tenham sido identificadas, sabe-se que a casca de banana é capaz de eliminar a dor de cabeça. Basta aplicar uma casca de banana na região onde você estiver sentindo dor e, em poucos minutos, você se sentirá mais relaxado.

Após cerca de 20 minutos a dor terá desaparecido por completo. Este remédio é genial porque com ele você poderá evitar os medicamentos que, após algum tempo de uso, podem deixar de fazer efeito.

Melhora o seu humor

Meninas-rindo

Certamente você já ouviu que a banana é rica em triptófano, um aminoácido que melhora o nosso humor. Ele é um químico que promove a produção de serotonina em nosso organismo.

Quando este hormônio se produz em níveis adequados, ele nos ajuda a nos sentirmos mais alegres e entusiasmados.

Por outro lado, quando ele não é produzido na medida correta, podemos cair em estados depressivos.

Por isso, você já sabe, experimente consumir casca de banana, que contém uma quantidade maior dos mesmos químicos presentes na banana em si.

Previne e elimina verrugas

As verrugas são pequenas protuberâncias que surgem em nossa pele. Algumas são sintomas de doenças, enquanto outras surgem sem ter uma causa aparente. A verdade é que muitas pessoas se sentem mal por tê-las.

Se este for o seu caso, experimente usar a casca de banana sobre a verruga. Pegue um pedaço de casca de banana e esfregue-a na verruga, ou deixe-o agir sobre ela.

Se a verruga for muito grande você pode aplicar a casca de banana várias vezes na semana. Se for bem pequena, uma única vez pode ser suficiente para eliminá-la por completo.

Elimina a acne

Moca-com-acne

Você acordou com uma espinha incômoda? Precisa eliminá-la em pouco tempo? Pegue um pedaço de casca de banana e passe-o justamente sobre a espinha ou cravo que está incomodando. O melhor é fazer este procedimento durante a noite.

Desta forma, os químicos presentes na casca de banana terão tempo de atuar, eliminando o problema e desinflamando a pele.

Deixa os móveis da sua casa como novos

Os móveis de madeira são difíceis de limpar. Algumas vezes acreditamos que só nos resta a opção de usar produtos químicos, mas não sabemos se eles realmente são amigáveis em relação ao meio ambiente. Esqueça estas preocupações com a casca de banana.

Você só deve esfregar a casca de banana sobre os móveis que quiser limpar e deixar brilhantes. Em seguida, limpe os resíduos com um pano de algodão úmido. É importante que este pano não esteja molhado e que esteja livre de qualquer tipo de substância química.

Dá brilho aos seus sapatos

Sapatos-de-salto-alto

O mesmo efeito que a casca de banana tem nos móveis também pode ser aproveitado em seus sapatos. O procedimento é exatamente o mesmo: pegue um pedaço de casca de banana e passe-o diretamente sobre o sapato que quiser limpar.

Inclusive se os seus sapatos estiverem ligeiramente maltratados, você notará que o seu aspecto vai melhorar muito. Isso se deve ao fato de que a casca de banana contém óleos naturais. Lembre-se de limpar com um pano ligeiramente úmido após o uso para poder eliminar qualquer resíduo de banana.

Repelente natural

Você tem problemas com insetos e pragas no seu jardim? Antes de usar produtos químicos que podem prejudicar as suas plantas, experimente usar a casca de banana. Ela atua como um repelente natural contra este tipo de praga.

Você só precisa cortar a casca de banana em pequenos pedaços e enterrá-la sob as plantas que têm problema e, em poucos dias, você vai notar como as pragas desaparecerão por completo.

Estamos certos de que estas ideias de usos alternativos para a casca de banana irão facilitar muito a sua vida e serão úteis para viver de forma mais natural. Ao mesmo tempo, você poderá aproveitar esta deliciosa fruta por completo, com tudo que ela tem a nos oferecer.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 4.67 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X