Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 suplementos e vitaminas que aliviam as dores nas costas

Tipo:

Infelizmente ninguém está livre de ter dores nas costas. Elas podem atingir pessoas de todas as idades e ocorrem por diferentes motivos. As principais causas são: postura incorreta, obesidade, falta de atividade física, tabagismo e estresse.
Quem sofre com este problema não deve hesitar em procurar um médico para tratar da melhor maneira possível o problema. Geralmente alguns tipos de atividades físicas são indicados e podem ajudar a evitar a dor no dia a dia.
O que pouca gente sabe é que existem também algumas substâncias presentes em alimentos e suplementos que podem reduzir a inflamação e proporcionar alívio da dor.
Vale ressaltar, porém, que eles oferecem melhores resultados quando usados em combinação com uma dieta saudável, exercício físico regular e “controle” do estresse.
7 opções para aliviar as dores:
Liliane Oppermann, médica nutróloga, fala sobre substâncias que podem ajudar a aliviar dores nas costas.

1. Glucosamina e condroitina

Liliane explica que glucosamina e condroitina são substâncias importantes para a vitalidade do tecido conjuntivo presente nas articulações.
Não há consenso sobre a eficácia de suplementos de glucosamina e condroitina para pessoas que sofrem de dores nas costas, mas em alguns casos eles podem ser uma alternativa.
“Essas substâncias nem sempre aliviam dor nas costas, pois as dores podem ser de origem muscular ou postural, ou ainda de causa a se resolver cirurgicamente, como, por exemplo, certos tipos de hérnias de disco”, destaca a médica nutróloga. “Porém, como profilaxia (medida para prevenir ou atenuar determinado problema ou doença) podem, sim, ajudar”, acrescenta.

2. Vitamina D

Liliane explica que a vitamina D é importante para a renovação óssea. “Para que tenha utilidade, é necessária exposição solar para que a vitamina D, oriunda de alimentos como oleaginosas e peixes, se transforme em vitamina D3 – forma ativa”, diz.
“Não havendo exposição, a suplementação deve ser considerada”, acrescenta a nutróloga.

3. Garra do diabo

Planta medicinal anti-inflamatória, a garra do diabo é encontrada geralmente em forma de cápsulas ou em comprimidos.
“Como este fitoterápico contém ativos anti-inflamatórios, se a dor nas costas for de causa simples, ela pode até amenizar”, explica Liliane.
“Mas deve ser indicada por médico para que possa afastar causas que necessitem de medicamentos alopáticos ou mesmo complementos como fisioterapia ou acupuntura”, acrescenta a médica nutróloga.

4. Ômega 3

Liliane explica que se a causa da dor for corrigida em sua essência, como, por exemplo, com indicação de RPG para problemas posturais, a suplementação com ômega 3 pode se mostrar uma boa coadjuvante.
“Ômega 3 está presente em linhaça, chia, salmão, sardinha e outros peixes”, acrescenta a nutróloga.

5. Curcumina

Liliane destaca que, com propriedades anti-inflamatórias, a curcumina pode se mostrar benéfica no alívio de dores nas costas. “Deve ser indicada como suplementação ou como tempero de aves e peixes no dia a dia culinário”, diz.

6. Cidreira e erva-doce

Liliane explica que, se a dor nas costas estiver relacionada à tensão, chás calmantes como o de cidreira e erva-doce podem aliviar o problema.

7. Capsaicina

Um estudo publicado em 2011, no Journal of Pain Research, apontou que, entre 1.500 pessoas com dor crônica, a capsaicina teve um efeito de alívio da dor em 38 por cento dos participantes.
Liliane explica que capsaicina é o ativo termogênico encontrado na pimenta. “Como ele aumenta o metabolismo, em pessoas ansiosas esse aumento pode gerar mais tensão, ocasionando mais dores. Por isso, seu benefício nesse caso é relativo”, destaca.
A médica acrescenta que, muitas vezes, a dor nas costas é sobrecarga devido ao peso da pessoa. “Assim é necessária uma dieta de baixas calorias com incentivo à atividade física para a correção genuína do problema”, diz.

8. Vitamina B

Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, cirurgião de coluna da Clínica Vertebrae, professor Associado da FMUSP e professor Livre Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP, ressalta que a alimentação é importante na saúde da coluna no que diz respeito a evitar sobrepeso – que pode sobrecarregar as articulações da coluna e discos e propiciar um desgaste prematuro destas estruturas.
“Em alguns casos de compressão neurológica em que os paciente sintam formigamentos, dormências e disenterias, compostos de vitamina B podem ajudar a aliviar estes sintomas. Eles agem melhorando a condução elétrica nestes nervos que se encontram comprimidos”, destaca.
Vale ressaltar que qualquer tipo de suplemento deve ser usado somente com indicação médica.
Onde encontrar esses suplementos
Na galeria você confere onde encontrar esses suplementos/substâncias que podem ajudar a aliviar dores nas costas. Vale lembrar que eles só devem ser usados com indicação médica para surtir bons efeitos.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário