Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 razões pelas quais o abacate não deveria faltar em sua dieta

Tipo:

759145000.jpg

O abacate se tornou um dos alimentos imprescindíveis na dieta daqueles que querem melhorar sua qualidade de vida e perder peso.


Durante muitos anos pensou-se que seu consumo poderia ser prejudicial, devido ao seu alto teor de calorias e ácidos graxos. Porém, graças às pesquisas que foram feitas a respeito, determinou-se que ele é um alimento saudável e que suas gorduras podem atuar de forma positiva no organismo para reduzir o colesterol.

Nesta ocasião, decidimos reunir os 8 benefícios mais importantes do abacate, para que você comece a adicioná-lo em sua dieta hoje mesmo. Aproveite!

1. Melhora a saúde ocular

Abacate para a saúde ocular

O abacate contém ácidos graxos essenciais e compostos antioxidantes que atuam de forma positiva na saúde ocular.

Dentre seus principais nutrientes encontramos a luteína, substância que ajuda a prevenir doenças oculares como as cataratas e a degeneração macular.

Veja também: Prevenção e tratamento natural da catarata

2. Contém mais potássio do que a banana

O potássio é um dos minerais essenciais que o organismo mais usa para trabalhar em ótimas condições.

Sua fonte mais conhecida são as bananas, mas o abacate também contém este elemento, e em quantidades significativas: uma porção de 100 gramas oferece 14% da quantidade diária recomendada.

Um consumo adequado de potássio favorece a regulação da pressão sanguínea, fator determinante para conservar a saúde cardíaca e renal.

3. Protege o coração

Abacate para proteger o coração

Por sua riqueza em ácidos graxos, em sua maioria ácido oleico, o abacate é um dos melhores alimentos para proteger a saúde do sistema cardiovascular.

O ácido oleico foi relacionado a uma redução na inflamação e demonstrou ter efeitos positivos no controle do colesterol ruim e do colesterol total.

Consumir pelo menos um abacate por dia ajuda a conservar a saúde do coração e favorece a saúde das artérias.

4. Apoia a perda de peso

Apesar de conter um teor significativo de calorias, o consumo moderado de abacate é um dos melhores apoios para pessoas que querem emagrecer.

Ainda que não se trate de um alimento que queima gorduras, ele atua como complemento da dieta balanceada ao provocar uma sensação de estômago saciado por mais tempo.

5. Alivia as dores articulares e musculares

Abacate para dores articulares

A maioria das pessoas joga a semente do abacate fora por considerá-la uma parte que não serve para nada. O que muitos não sabem é que nela se concentram importantes nutrientes que podem apoiar o tratamento de diversas doenças.

Antigamente, algumas populações indígenas aproveitavam as propriedades anti-inflamatórias desta semente para diminuir os sintomas associados à inflamação das articulações e dos músculos.

6. Contém uma quantidade importante de fibra

A fibra é uma substância vegetal que ajuda a estabilizar o peso corporal e os níveis de açúcar no sangue, além de ser determinante para a redução do risco de muitos transtornos de saúde.

Este nutriente pode ser solúvel ou insolúvel. A fibra solúvel é essencial para manter a flora bacteriana em bom estado e a insolúvel melhora o movimento intestinal para evitar a prisão de ventre.

Em 100 gramas de abacate obtém-se até 100 gramas de fibra, o que representa 27% da quantidade diária recomendada. Deste total, 25% é solúvel e 75% é insolúvel.

7. Melhora a saúde da pele

Abacate para melhorar a saúde da pele

O consumo deste fruto, assim como sua aplicação tópica, traz muitos benefícios para a saúde da pele.

Suas propriedades antioxidantes freiam o dano oxidativo causado pelos radicais livres, enquanto seus ácidos graxos essenciais ajudam a reter a hidratação natural para prevenir o ressecamento.

Contém vitamina E, ômega 3 e estimula a produção de colágeno para prevenir o surgimento precoce dos sinais de envelhecimento.

8. Combate a síndrome pré-menstrual

Graças ao seu teor de vitamina D, seu consumo combate os incômodos associados às mudanças emocionais durante a menstruação.

Por outro lado, seus ácidos graxos essenciais e sua ação anti-inflamatória ajudam a reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual.

Por todos estes motivos, não deixe de incluí-lo em seu dia a dia! O abacate é muito fácil de incorporar na dieta, já que pode ser comido puro, como guacamole, na salada, ou como acompanhamento de outros pratos.

O mais importante é consumi-lo em quantidades moderadas, não mais do que duas porções por dia, já que os excessos podem ter efeitos não desejados.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X