Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 razões pelas quais a aveia não pode faltar na sua dieta diária

Tipo:

376558000.jpg

A aveia é um dos cereais mais consumidos no mundo todo, dado que suas qualidades nutricionais e energéticas foram a base alimentar de muitos povos e culturas.


Conhecida também como “a rainha dos cereais”, trata-se de uma das maiores fontes de fibras, proteínas, e outros nutrientes essenciais que apoiam o funcionamento do corpo.

Na antiguidade ela era considerada um alimento das classes menos beneficiadas, pois era muito fácil de cultivar e de fácil acesso.

No entanto, após a comprovação de que ela poderia fazer muito bem à saúde, a aveia foi incorporada em todos os tipos de dietas através de várias receitas diferentes.

Atualmente ela continua sendo um dos ingredientes mais econômicos e consumidos que podemos encontrar no mercado. Sua versatilidade e cada uma de suas propriedades para a saúde fizeram com que cada vez mais pessoas quisessem aproveitá-la como parte da sua alimentação.

Sabendo que muitos ainda desconhecem o quanto a aveia é saudável, a seguir queremos compartilhar 8 razões pelas quais vale a pena ingeri-la diariamente.

Controla os níveis de colesterol

A aveia combate o colesterol

Uma tigela de aveia faz maravilhas pela saúde cardiovascular. Este cereal tem um elevado teor de fibras que participa na redução dos níveis de colesterol.

Quando este lipídio se acumula no sangue, ele pode bloquear os vasos sanguíneos e causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Portanto, é indicado incluir em nossa dieta alimentos como a aveia, cujos nutrientes regulam esta perigosa condição.

Fortalece o sistema imunológico

Ingerir aveia todos os dias é uma forma natural e saudável de manter a imunidade do corpo ativa. Suas fibras, somadas a nutrientes como as vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais essenciais, fortalecem o sistema imunológico para evitar infecções e outros tipos de doenças.

Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

Aveia regula o açúcar no sangue

Seu teor de fibras solúveis é muito útil para estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Seus carboidratos são de índice glicêmico baixo, o que contribui para manter a diabetes sob controle.

Além disso, em vez de elevar a glicose, ela a utiliza para gerar combustível para o organismo.

Proporciona energia

As propriedades energéticas deste cereal foram utilizadas desde a antiguidade como uma forma de restaurar a saúde física e mental.

Os nutrientes essenciais da aveia mantêm o corpo ativo e têm um impacto positivo nas funções mentais.

Por seu teor significativo de proteínas, ela aumenta o rendimento físico e também permite ganhar massa muscular.

Para aproveitar este benefício, sempre é recomendado ingeri-la durante o café da manhã, acompanhada de frutas, iogurte ou outros complementos saudáveis.

Melhora a digestão

O sistema digestivo é um dos que mais se beneficiam com as propriedades da aveia. As fibras insolúveis, que agem como um leve laxante, estimulam o movimento intestinal para uma expulsão adequada dos detritos.

Ela também diminui a inflamação e combate transtornos comuns, como as dores abdominais, os gases e a gastrite.

Ajuda a perder peso

Aveia para melhorar a digestão

Apesar de não se tratar de um alimento milagroso para perder peso, a aveia é um dos melhores complementos para as pessoas que estão tentando perder alguns quilos extras.

Suas fibras apoiam a eliminação dos resíduos do organismo e também tem um forte efeito saciante que reduz a ansiedade por comida.

Seu teor de carboidratos complexos prolonga o tempo no qual nos sentimos satisfeitos, e evitam a ingestão excessiva de calorias.

Boa para o sistema nervoso

A aveia contém vitaminas E e do complexo B (B1, B2, B3), necessárias para manter o equilíbrio do sistema nervoso. Consumi-la proporciona uma sensação de alívio nos momentos de ansiedade, estresse e depressão.

Seus minerais mantêm o equilíbrio do sistema neuromuscular, ajudando a evitar câimbras, fraqueza e outros sintomas incômodos.

Contém proteínas e aminoácidos essenciais

Benefícios da bebida vegetal de aveia

As proteínas de alta qualidade oferecem ao corpo um apoio para estruturar, regenerar e criar os tecidos.

Entre as que a aveia nos oferece, podemos destacar:

  • Globulina
  • Albumina
  • Prolamina
  • Glutelina

A aveia também proporciona 6 dos 8 aminoácidos essenciais para a saúde e, graças a eles, contribui com o fígado na produção de lecitina.

O melhor deste cereal é que não é preciso limitar o seu consumo e ele pode ser incluído como parte da dieta diária por meio de batidas, biscoitos, sopas e muitas outras receitas.

Também podemos prepará-lo como bebida vegetal em substituição do leite, pois não contém lactose e está apta para cerca de 80% dos celíacos. Aproveite!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X