Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 razões para amar a dança e praticá-la todo dia

Tipo:

350496000.jpg

A dança é uma das atividades mais prazerosas que existe, na opinião de muitas pessoas. Não é preciso ser um dançarino ou dançarina profissional para se deixar contagiar com os ritmos alegres, que nos convidam a mover o corpo sozinho, em par ou em grupo.


Por ser um exercício com muitos benefícios para a saúde, na atualidade, considera-se a dança um tipo de exercício, que todos podem praticar para manter a forma, tanto física quanto mental.

Para muitas pessoas, é muito mais fácil se exercitar ao som da música do que com os tradicionais movimentos de aeróbica ou em máquinas de musculação.

Desde a antiguidade, a dança faz parte de rituais, celebrações e momentos em que queremos expressar emoções livremente. Hoje em dia, tornou-se uma grande terapia contra os transtornos que afetam o organismo e as emoções.

O melhor de tudo é que não existe um limite de idade, a dança é muito dinâmica e pode ser adotada como uma rotina diária saudável para desfrutar de todos os seus benefícios.

A seguir, compartilhamos 8 boas razões para amar e praticar a dança regularmente. Você vai se surpreender!

1. Fortalece os músculos

Mulher-mostrando-musculos

Cada um dos estilos de dança requer o trabalho de certos grupos de músculos que se fortalecem com a repetição dos movimentos.

Isso quer dizer que, com sua prática regular, pode-se aumentar a resistência física sem sofrer de fadiga ou de outros efeitos indesejados.

Estilos como o balé, a salsa ou o forró são muito bons para fortalecer e tonificar as pernas. Já o flamenco é bom para fortalecer as coxas, glúteos e braços.

2. Faz bem para a saúde cardiovascular

Como todo exercício aeróbico, a dança ajuda a proteger a saúde cardíaca e de todo o sistema cardiovascular. Essa atividade diminui a pressão arterial, melhora a circulação e promove a eliminação do colesterol, evitando danos cerebrais e ataques cardíacos.

Para obter esses benefícios, é preciso praticar entre 30 e 40 minutos de dança, cerca de três a quatro vezes por semana.

3. Ajuda a emagrecer

Mulher-dancando

Quanto mais rápido e alegre for o ritmo que você estiver dançando, maior o gasto calórico e a perda de peso. Com uma rotina de 40 minutos de dança, podem-se queimar entre 200 e 400 calorias, o que contribui para manter o corpo em forma.

4. Dançar faz bem para a saúde do cérebro

Os efeitos da dança também chegam até o cérebro. Dançar contribui para manter a memória ativa e as habilidades que permitem fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Está comprovado que as pessoas que dançam com regularidade têm menor probabilidade de desenvolver demência e doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

5. Proporciona a sensação de bem-estar

Mulher-sorrindo

A dança é uma grande terapia para diminuir os sintomas da depressão, do estresse, da ansiedade e de outras emoções negativas que afetam de forma direta a qualidade de vida.

A prática da dança estimula a secreção de serotonina e de endorfinas, também conhecidas como hormônios da felicidade.

6. A dança melhora a autoestima e a autoconfiança

Mais do que uma atividade física, a dança é uma maneira de expressar as emoções e a personalidade. Dançar é uma forma de conectar corpo e alma para cultivar boas emoções, como a autoestima e a confiança.

Aprender a dançar é uma maneira de se superar e de transmitir uma experiência que causa certa satisfação. Por tudo isso, é uma boa forma de aumentar o amor por si mesmo e a segurança para fazer muitas outras atividades em sociedade.

7. Aumenta a flexibilidade, a agilidade e a coordenação motora

Aula-de-danca

Antes de começar as aulas de dança, é recomendado fazer exercícios de aquecimento e alongamento. Os movimentos que se realizam com o corpo para seguir cada ritmo contribuem para desenvolver a flexibilidade, a agilidade e a coordenação.

Essas habilidades proporcionam importantes benefícios para o corpo em geral, sobretudo quando há o risco de apresentar a doença de Parkinson.

8. Fortalece as articulações e os ossos

A prática regular da dança contribui para conservar a densidade óssea, que tende a diminuir nas mulheres que chegam à menopausa.

Por outro lado, as articulações também são beneficiadas, já que a dança ajuda a mantê-las lubrificadas para evitar o desgaste das cartilagens e o desenvolvimento da artrite.

Pronta para começar a dançar? Como você pode ver, é muito bom para o organismo e representa uma maneira muito divertida de trabalhar e modelar o corpo.

Comece a praticar a dança várias vezes por semana e, pouco a pouco, converta este exercício em um complemento de suas atividades para tonificar o corpo e manter o peso.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

22366650_355860681543954_5712935751653109183_n
TORTA DE BIS COM MORANGO

INGREDIENTES 1 e ½ caixas de bis picados 2 caixas de morangos...

Captura-de-Tela-2015-09-02-às-19.34.03-610×300
Ela cola fita isolante em uma camiseta para fazer algo incrível que nós mulheres adoramos! QUERO VÁRIAS!

Vejam no vídeo que invenção maravilhosa! Mão na massa e vamos fazer!

erh
Torta caipira perfeita para a festa junina! Receita que vai roubar a cena!

 INGREDIENTES DA RECEITA Para o recheio: 1 lata de milho verde em...

10417595_851774191499359_6026236914227765761_n
Yakisoba com Macarrão Integral (Renata) na Wok

Rapidinho você prepara esse yakissoba com macarrão integral. Dica perfeita para o...

Deixe seu comentário

X