Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 infusões de ervas para desintoxicar o corpo

Tipo:

27230000.jpg

O chá não é somente uma bebida para nos aquecer ou nos alimentar, mas também nos ajuda a eliminar as impurezas e tudo aquilo “que não serve”. É muito importante que mantenhamos o organismo livre do que pode causar doenças.


No seguinte artigo você conhecerá 8 infusões de ervas para desintoxicar o corpo. Você não pode perder!

Fígado limpo, organismo feliz

Esse poderia ser um slogan de qualquer medicamento para a saúde hepática, mas não é. É uma frase que se pode memorizar. Quando o fígado se encontra em boas condições, traz como consequência a boa saúde.

Este órgão é um dos mais importantes, mas nem todos dão a devida atenção a ele. Como se fosse pouco, ainda tem o objetivo de filtrar o sangue, depurar hormônios, germes, medicamentos, bactérias e toxinas.

Mas, além disso, é o encarregado de manter as proporções de glicose, gorduras e proteínas nos níveis adequados.

Se o fígado estiver doente, pode provocar os seguintes problemas:

  • Gases
  • Má digestão
  • Dor de cabeça
  • Depressão
  • Tonturas
  • Incapacidade para se concentrar
  • Urticária
  • Mau humor
  • Erupções cutâneas
  • Mau hálito pelas manhãs
  • Hipoglicemia
  • Asma
  • Necessidade de comer coisas doces

De que maneira podemos cuidar do fígado?

  • Tendo uma dieta baixa em gorduras.
  • Deixando de consumir farinhas refinadas.
  • Fazendo exercício.
  • Descansando o suficiente.
  • Reduzindo os níveis de estresse.
  • Aproveitando os benefícios da medicina tradicional e das ervas naturais.

As 8 melhores infusões de ervas para desintoxicar o corpo
Cha-de-ervas

Além de levar uma vida saudável, é bom que sejam consumidos alguns remédios naturais. Não precisa ir à farmácia, mas à casa de produtos naturais mais próxima.

É importante que antes ou depois das comidas bebamos um chá com uma erva apropriada para o organismo e para depurar o fígado. Sempre é necessário deixar passar uns 30 minutos.

Outra opção é bebê-las em jejum todas as manhãs ou antes de ir para a cama. As melhores infusões de ervas para desintoxicar o corpo são:

1. Cardo mariano
Cardo-mariano

Esta erva é conhecida como o “guardião do fígado”. Não somente se consome como chá, mas também em saladas (crua). O cardo mariano limpa o fígado e a vesícula, reduz as inflamações, repara tecidos danificados e elimina impurezas através da urina.

Ela evita que substâncias danosas se acumulem no organismo e é um potente antioxidante. Diminui o “mau” colesterol, equilibra os níveis de glicose no sangue e estimula as funções vitais.

2. Dente de leão

O dente de leão serve como depurador sanguíneo, descongestionador do fígado e é um tônico maravilhoso para o organismo. Possui propriedades anti-inflamatórias, reparadoras e laxantes.

É muito boa para a vesícula e para eliminar as toxinas que se acumulam. Não beba mais de 3 xícaras de chá de dente de leão por dia, e sempre 30 minutos depois de comer.

3. Alcachofra
Alcachofa

Esta é outra da planta com a qualidade de cuidar da saúde do fígado e eliminar as impurezas.

A alcachofra possui propriedades hepáticas protetoras e regenerativas, melhora a digestão, combate todos os sintomas do funcionamento incorreto do fígado citados anteriormente.

Está comprovado também que o chá de alcachofra previne a hepatite, a diabetes, o sobrepeso e a insuficiência hepática. Elimina o colesterol e reduz o açúcar no sangue.

4. Rabo de cavalo

Possui muitas propriedades que nos ajudam a depurar o organismo. Pode-se fazer um chá com uma colher de sopa desta planta e uma de hortelã, menta ou funcho. O rabo de cavalo também limpa os pulmões das mucosidades e as fleumas, previne resfriados e favorece a digestão.

5. Tomilho

O chá de tomilho é recomendado para as pessoas com má digestão e nervosismo. Além disto, é muito bom para melhorar o funcionamento do fígado e da vesícula biliar. Nos ajuda a eliminar as impurezas do organismo através da urina.

Podemos aumentar os benefícios desta infusão se o misturarmos em uma xícara de água fervente em partes iguais com erva cidreira ou tília. Beba até 3 xícaras ao dia.

6. Folhas de morango
Morango

Elas têm a capacidade de eliminar as toxinas que vão se acumulando no organismo e também reduzem os níveis de ácido úrico. Para aumentar seus benefícios, aconselha-se misturar partes iguais de folhas de morango com folhas de menta ou folhas de oxicocos. É uma bebida com efeitos diuréticos. Beba uma xícara por dia.

7. Sabugueiro

As folhas do sabugueiro são muito usadas por suas propriedades diuréticas e depurativas. São muito boas para eliminar as toxinas, mas também para acalmar os nervos e melhorar a digestão.

Consuma uma infusão com uma parte de folhas de sabugueiro e uma parte de maçã, sálvia ou anis verde. Podem-se consumir até 3 xícaras diárias.

8. Chá verde
Chá-verde

São conhecidas as propriedades do chá verde para emagrecer e queimar gorduras. Sabia que, além disto, pode eliminar as impurezas do organismo? É um poderoso antioxidante graças ao seu conteúdo de isoflavonas.

Também é um grande aliado na luta contra o envelhecimento. Evita o endurecimento das paredes arteriais e colabora com a circulação.

Algumas investigações indicam que esta infusão é anticancerígena e que reduz a acumulação de gordura no fígado. Como se não fosse suficiente, o chá verde é um bom agente de termogênese (regula a temperatura corporal), estimulante que ajuda a concentração e o trabalho mental.

Não se recomenda consumi-lo em casos de problemas de sono ou nervosismo crônico. Se quisermos, podemos consumi-lo pela manhã, mas não depois das 6 da tarde.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

428574_608741359135978_352078200_n
Macarrão à bolonhesa

Simples e delicioso! Macarrão à bolonhesa é sempre uma ótima opção. Faça...

543610_590572127619568_755314999_n
Bolo trufado de brigadeiro branco e preto

Surpreenda a todos nesse final de semana, fazendo esse maravilhoso bolo trufado...

pes_-_massagem_novo_-_edit_novo-678×372-Copy-640×381
VOCÊ DEVE FAZER ISTO NOS SEUS PÉS TODAS AS NOITES ANTES DE DORMIR. AQUI EXPLICAMOS POR QUÊ

Uma das melhores formas de estimular a circulação do sangue e melhorar...

20240228-10a
Como salvar uma planta morta ou ressecada com um ingrediente que você tem na cozinha

A canela em pó comum que você encontra no supermercado serve para...

Deixe seu comentário

X