Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 coisas que não nos dizem sobre a menopausa

Tipo:

8-coisas-que-nao-lhe-dizem-sobre-a-menopausa-500×334

A menopausa é uma etapa normal da vida da mulher, que ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Ao chegar a este ciclo, os ovários da mulher deixam de produzir óvulos, já não há possibilidades de engravidar, a produção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, diminui, e com isso ocorrem outras mudanças no corpo, que são notadas através de sintomas que podem permanecer durante anos.


Os sintomas mais comuns da menopausa são os calores, a sudorese, as mudanças repentinas de humor, entre outros. Além destes sinais tão conhecidos, há outras coisas sobre a menopausa que a maioria das mulheres não conhece e que deveriam ser levadas em conta para termos clareza em relação a este novo ciclo. Neste artigo iremos compartilhar 8 dados importantes que devemos saber sobre a menopausa, mas que muitas pessoas ignoram.

Ocorrem mudanças nas batidas do coração

As palpitações do coração podem ser alteradas, inclusive desde quando a mulher entra na pré-menopausa. Nesta etapa, muitas mulheres podem começar a sentir que suas palpitações são mais fortes e, em alguns casos, são um sintoma precoce de um problema cardíaco. Este sintoma pode ser resultado de fluxos hormonais, conforme o indicado por especialistas no assunto.

O colesterol ruim pode aumentar

O estrogênio é o hormônio responsável por regular os ciclos menstruais, controlar os níveis de colesterol LDL (ruim) e aumentar os níveis de colesterol HDL (bom). Ao diminuir a produção destes hormônios na etapa da menopausa, os níveis de colesterol ruim tendem a subir, ao mesmo tempo em que os de colesterol bom começam a diminuir. A boa notícia é que este efeito pode ser prevenido mediante a adoção de um estilo de vida saudável desde os anos prévios à menopausa.

Diminui a vontade de ter vida social

A menopausa é uma etapa que tende a ser introspectiva devido a todas as mudanças que se produzem no estado de ânimo e nas emoções. Estas alterações se tornam mais notáveis em pessoas que são extrovertidas, dado que começam a adotar atitudes que podem afetar a sua vida social.

Ao chegar a esta nova etapa, a maioria das mulheres começa a refletir sobre si mesmas e sentem o desejo de se cuidar mais. Neste sentido, a menopausa pode ser algo positivo, já que a mulher pode se animar a viver experiências que antes não vivia para fazer os outros felizes.

Momento de se tornar “verde”

Muitos alimentos vendidos nos supermercados têm compostos químicos que podem bloquear os hormônios e causar desequilíbrios nas mulheres que estão passando pela etapa da menopausa. É importante começar a consumir alimentos de origem orgânica, e evitar aqueles que contêm parabenos, ftlatos e BPA. Uma boa opção é aumentar o consumo de frutas e verduras, que são fonte dos principais nutrientes que combatem os sintomas da menopausa.

O cabelo também sofrerá algumas consequências

As mudanças hormonais que ocorrem durante a menopausa afetam a saúde do cabelo, fazendo com que ele fique mais fino, fraco, seco, e até que comece a cair em grandes quantidades. Nestes casos é fundamental melhorar a dieta, consumir mais vitaminas, minerais e proteínas, além de evitar o uso de produtos químicos e elementos de calor.

Aumentará a sensibilidade

O desequilíbrio hormonal traz consigo uma montanha russa emocional que pode se traduzir em uma maior sensibilidade e um aumento considerável da libido.

Aumentará a vontade de dormir

Por causar tantas alterações hormonais, não é estranho que, durante a menopausa, também aumente o sono. É provável que comece a existir a necessidade de tirar um cochilo ao meio do dia, ainda que este não deva ser superior a 30 minutos, já que pode causar alterações no ciclo normal do sono.

Os calores

Este é um dos sintomas mais comuns da menopausa, mas poucas pessoas sabem como enfrentá-los para que não afetem a qualidade de vida. É importante dizer que esta sensação incômoda de calor aparece principalmente à noite e impede de ter um descanso adequado. As consequências principais serão notadas no dia seguinte, já que aumentam a irritabilidade e ficamos com a pele cansada. O que fazer? Nestes casos, o melhor é usar pijamas soltos, utilizar lençóis de algodão e, se for necessário, manter um ventilador por perto. Não se esqueça das técnicas de relaxamento, que também podem dar resultado.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X