Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

8 alimentos que podem inflamar o abdômen

Tipo:

alimentos-que-podem-inflamar-o-abdomen-500×333

Você sente que seu abdômen não parece reduzir de tamanho, mesmo mantendo uma dieta balanceada e praticando exercícios? Você nota que, ao longo do dia e com a ingestão das refeições, ele se torna mais e mais inchado?


Este é um problema muito comum, e uma quantidade significativa de pessoas lida diariamente com o inchaço abdominal. Embora ele possa ser decorrente de alguma condição de saúde, a verdade é que, na grande maioria das vezes, o inchaço surge devido aos nossos hábitos alimentares.

Alguns dos alimentos que consumimos (mesmo que sejam considerados saudáveis) podem contribuir para o surgimento de problemas digestivos e gases, inflamando o abdômen e fazendo com que o mesmo inche e aumente de tamanho.

Hoje, em nosso espaço, iremos compartilhar oito dos alimentos que podem causar inflamação no abdômen. Se você sofrer com este problema, vale a pena cortá-los da dieta durante um período pré-determinado para analisar se os sintomas da inflamação desaparecem do organismo. Certamente, você se sentirá muito melhor, mais disposta, e mais feliz com a silhueta.

Leguminosas

Leguminosas

Embora sejam extremamente saudáveis e bons para o organismo, leguminosas como o feijão e a lentilha são amplamente conhecidos por causar gases e inflamação abdominal. Eles contêm um tipo de carboidrato difícil de digerir, e por isso costumam provocar inchaço na região.

Se você notar que sofre com este problema após consumi-los, tente manter os grãos de molho durante várias horas antes de cozinhá-los, já que esta estratégia pode reduzir o problema.

Vegetais crucíferos

Também são alimentos muito saudáveis e riquíssimos em vitaminas e minerais importantes para o organismo, mas algumas pessoas não conseguem digeri-los bem e sentem gases e inchaço após o consumo.

Os vegetais desta família são o repolho, o brócolis, a couve e a couve-flor, por exemplo. Eles contêm um tipo de açúcar que, em grande parte, não é digerido até chegar ao intestino grosso. Neste local, ele é fermentado e pode causar inflamação, por isso, se você notar que não se sente bem após consumir vegetais crucíferos, a melhor alternativa pode ser evitá-los.

Frituras

Batata-frita

Os alimentos fritos e ricos em gorduras saturadas, como os hambúrgueres, batata frita, frango frito, e basicamente tudo que é frito em óleo, podem causar inflamação no abdômen. O estômago tem dificuldade para digerir este tipo de alimento, e leva mais tempo para conseguir quebrar as gorduras. Este tempo extra faz com que os gases se acumulem, causando o inchaço e a inflamação.

Além disso, estes alimentos ainda são péssimos para a nossa saúde cardiovascular, e seu consumo frequente pode aumentar o risco de desenvolver diversas doenças.

Laticínios

Os laticínios, e especialmente a lactose, têm se tornado um assunto polêmico ultimamente. Embora “cortar a lactose” tenha se tornado algo comum em diversas dietas, especialmente voltadas para a perda de peso, a verdade é que nem todos são intolerantes a este componente.

Por outro lado, se você for intolerante à lactose certamente sofre bastante ao consumi-la, dado que ela pode causar inflamação e diversos problemas como cólicas e diarreia. Fique atento à forma como seu corpo se sente após consumir laticínios, para entender se você pode ou não ser intolerante.

Bebidas com gás

As bebidas com gás, como os refrigerantes, podem causar o acúmulo de gases no estômago, favorecendo o surgimento da inflamação. Após o consumo podemos, inclusive, sentir cólicas leves quando estes gases ficam presos no sistema digestivo.

Algumas frutas

Maca

Assim como alguns vegetais podem causar inflamação, e algumas pessoas podem ser intolerantes à lactose, isso também pode ocorrer em relação à frutose, embora não seja tão comum.

Este açúcar presente nas frutas, quando consumido em grande quantidade, pode ser difícil de digerir para algumas pessoas, por isso vale a pena ficar atento ao seu caso. Repare se você se sente inchado após consumi-las e evite-as se for este o caso.

Açúcares artificiais

Açúcares artificiais, como o sorbitol, são difíceis de digerir e podem causar gases quando são consumidos. Eles estão presentes em diversos alimentos diet, e em muitos outros que, muitas vezes, nem sabemos que contêm açúcares.

Vale a pena ficar atento à embalagem e ingredientes de cada alimento que compramos no supermercado, já que além de causar inflamação, estes açúcares podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Cerveja

Cerveja

O termo “barriga de cerveja” não é usado a toa, já que a cerveja favorece o acúmulo de gordura na região abdominal e também o inchaço após o consumo.

Isso ocorre, pois ela contém gás e carboidratos fermentáveis, duas causas muito conhecidas por inflamar o abdômen, e muitas delas ainda contêm glúten.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X