Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

7 dicas básicas para reduzir o estresse

Tipo:

Estres1-500×325-500×325

O estresse é um problema que muitas pessoas sofrem atualmente. Relacionado ao ritmo de vida cada vez mais acelerado que levamos, esse é sem dúvidas o mal do século. Porém, existem práticas capazes de amenizá-lo e, inclusive, acalmar episódios de estresse. Confira agora 7 dicas práticas para reduzir seu nível de estresse.


1. Respiração profunda X respiração superficial

Respirar profundamente pode ajudar a reduzir o estresse e proporcionar oxigênio ao cérebro, ajudando-o a se concentrar. A maior parte das pessoas não sabe em que consiste a respiração profunda e acaba por respirar de forma superficial, o que pode causar hiper-ventilação.

Para realizar este tipo de respiração, coloque sua mão sobre o estômago e respire de maneira normal por alguns segundos, com o corpo relaxado. Depois, inspire profundamente e sinta seu abdômen e seu peito expandirem. Por fim, mantenha o ar nos pulmões por três segundos e depois solte-o pela boca lentamente.

Ao realizar 5 sessões de respiração profunda três vezes por dia, reduzirá o estresse de maneira muito positiva. Essa é uma parte integral da redução do estresse que não pode ser ignorada, e o mais importante, ao praticar este exercício você oferece à sua mente algo em que se concentrar, outra coisa que não sejam as tensões do dia-a-dia. Definitivamente, a respiração profunda é uma ótima distração.

Relaxamento muscular

O processo de tencionar lentamente e depois relaxar os grupos musculares de sua escolha também é muito interessante. Desse modo, é possível alcançar dois objetivos: relaxar os músculos naturalmente, já que provavelmente eles estarão muito tensos devido ao estresse e, além disso, distrair a mente se concentrando em algo diferente.

Alongue os grupos musculares e depois tencione-os por 5 a 10 segundo, por fim, libere a pressão, relaxando-os. É possível repetir o exercício para os mesmos grupos musculares múltiplos. Depende do tipo de grupo que você escolher. Por exemplo, comece com os pés e os tornozelos, depois alongue e tencione os punhos, os braços e os ombros. Por último, o pescoço.

Na parte da manhã ou da tarde, com as costas em posição reta, cruze a perna direita por cima de seu corpo e gire o quadril de forma que seu joelho toque o chão. Repita o exercício com a outra perna. Outra opção é elevar o joelho em direção ao peito.

Conecte-se com a terra

Sentar e divagar sobre os problemas que te estressam, com a esperança de que desapareçam sozinhos, piorará as coisas. O truque está no terreno, imagine-se em uma atividade tangível que te levará de volta à realidade.

Isso fará você se sentir melhor, distrair sua mente realizando tarefas concretas, sem precisar ir muito longe de casa. Por exemplo, limpar a casa, o quintal, organizar um armário, apertar uma bolinha anti-estresse ou qualquer objeto no qual você possa estar focado etc. O que não vale é se sentir só em casa e passar o dia vendo televisão, é preciso entrar em movimento, experimentar a natureza e o que ela nos oferece lá fora.

O pensamento de substituição

As técnicas de substituição são muito eficazes e, na realidade, funcionam apenas se soubermos como usá-las. Quando experimentar um pensamento negativo que está provocando estresse, diga a você mesmo mentalmente, que “pare”.

Escreva este pensamento para colocá-lo para fora e, logo, cultive um pensamento positivo alternativo. Os pensamentos alternativos devem ser simples, mais racionais, e proporcionar paz. Eles geralmente nos ajudam a ver as coisas de fora, de um novo ângulo.

Por exemplo, se você pensa que será despedido porque chegou atrasado em uma reunião importante, detenha este pensamento imediatamente e substitua-o por um pensamento mais racional, como: “Sou um ser humano e nem sempre posso predizer a situação do trânsito. Minha autoestima não depende da minha atuação como um empregado perfeito”.

Imagens guiadas

Feche os olhos e pense em um lugar seguro, que representa paz e calma. Pode ser sua casa, uma praia, um parque, ou até a presença de alguém que você ame. Imagine e abrace a experiência. Quais são os sons? Os cheiros? Cada detalhe particular daquele momento que você tanto aprecia?

Seja especifico e continue adentrando nos detalhes das imagens até sentir que seu nível de estresse diminuiu. Tente a experiência duas vezes ao dia.

Aceite a ansiedade

Aceitar seus sintomas de estresse é o primeiro passo para reduzir o poder do problema sobre sua vida. Aceite que você também tem medos e analise os pensamentos negativos que têm te sondado. Representam um perigo ou apenas um incômodo?

A maior parte do tempo o estresse é do tipo antecipatório, que nada mais é do que o pânico das coisas futuras, ou seja, que ainda não aconteceram. O que não vale é deixar que o estresse te faça imaginar que existe perigo oculto em todas as partes. Este mal cega nossos pensamentos e nos torna, na maioria das vezes, irracionais.

Pratique exercícios

Nós já sabemos que o exercício físico libera endorfinas, que são responsáveis pelo aumento da capacidade da mente para elevar nosso estado de ânimo e fazer com que nos sintamos bem. Nos exercitarmos não envolve apenas atividades pesadas, sempre associadas a uma academia, que nos tomam três horas por dia. Mas, caminhar 15 a 30 minutos diariamente, nos tornarmos mais ativos.

Outros exemplos são: passear de bicicleta, uma caminha curta e rápida, jogar tênis, golfe, vôlei etc. Frequentar aulas de yoga ou pilates. Quanto mais nos mantivermos ativos, melhor nos sentiremos. E se você é viciado em televisão, suas possibilidades de aumentar seu ânimo e reduzir o estresse são quase nulas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

BOLO ENGORDA MARIDO,EU NÃO ACREDITEI COMO É FÁCIL FAZER ESSE BOLO! SUPER FÁCIL e RÁPIDO…TEXTURA E SABOR INCRÍVEIS!!
BOLO ENGORDA MARIDO,EU NÃO ACREDITEI COMO É FÁCIL FAZER ESSE BOLO! SUPER FÁCIL e RÁPIDO…TEXTURA E SABOR INCRÍVEIS!!

Ingredientes: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

22365700_354913674971988_7162549598785693294_n
CUPIM COM MANDIOCA NA PANELA DE PRESSÃO

INGREDIENTES: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

11781790_1081067591903350_2084451459570307280_n
Quiche de queijo e alho poró

Curte quiche? Então se liga nessa aqui que é de queijo e...

563482_663886996954747_1769587846_n
Tapioca de coco com leite condensado

3 ingredientes e só 10 minutinhos para fazer essa tapioca de coco...

Deixe seu comentário

X