Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

6 receitas de tratamentos cosméticos com Hipoglós

Tipo:

No mercado há mais de 70 anos, a pomada Hipoglós é originalmente utilizada para prevenir e tratar assaduras em bebês, criando uma camada protetora sobre a pele e dificultando seu contato com urina, fezes e até mesmo com a fralda. Sua fórmula super eficaz, além disso, também tem sido muito explorada para tratamentos cosméticos caseiros.
Segundo o doutor Newton Morais, médico dermatologista e diretor da Clínica Mais Excelência Médica de São Paulo, essas ações de proteção e tratamento da pele se devem à composição do produto, “que associa vitamina A (na forma de retinol) e D a agentes emolientes e hidratantes”.

Já sua versão mais recente, o Hipoglós Amêndoas, além de possuir a fragrância dessa semente, substitui a vitamina D da fórmula tradicional pela vitamina E, que “combate os radicais livres formados principalmente por agressões externas, como poluição, radiação ultravioleta e o estresse oxidativo”, explica.

O efeito super hidratante de ambas as versões da pomada é o que tem atraído a atenção de muitas pessoas para seus benefícios no tratamento de áreas comprometidas pelo ressecamento de pele, como os cotovelos e joelhos, e motivado experiências para uso cosmético do Hipoglós. Embora esse tipo de aplicação possa trazer resultados, o médico dermatologista Douglas Lobão ressalta que ainda não há comprovações científicas de ações estéticas significativas.

Cuidados no uso do Hipoglós

Apesar disso, o Hipoglós não apresenta contraindicações específicas e, na maioria das vezes, pode ser usado sem medo. Além dos casos de alergias a algum de seus componentes, a aplicação da pomada só deve ser evitada em superfícies com feridas, em mucosas e em áreas de pele oleosa, já que sua composição traz elementos gordurosos e espessos, como o óleo de bacalhau, que, conforme lembra o doutor Newton, “pode provocar o fechamento dos poros e aparecimento da acne”.

Observando essas restrições, é possível utilizar o produto como ingrediente para receitas caseiras de tratamentos para fins básicos como a hidratação de algumas regiões do corpo e outros mais ambiciosos, como amenizar olheiras e até clareamento de manchas.

6 receitas com Hipoglós

Com a popularização dessas receitas cosméticas caseiras, é normal que procedimentos malucos sejam encontrados com facilidade pela internet. No entanto, o mais recomendado é que o seu dermatologista seja consultado antes da aplicação de qualquer uma das misturas ou mesmo que você faça uma rápida análise para avaliar se não há nenhuma indicação perigosa ou duvidosa no passo-a-passo.

Uma receita bastante conhecida, por exemplo, é a de suavização de estrias a partir do atrito da pele com um pente fino. Contudo, o especialista Newton Morais alerta que “não se deve fazer este tratamento, pois há o risco de machucar a pele, causando inclusive manchas”.

Tomando esses cuidados, é possível apostar em alguns tratamentos cosméticos com Hipoglós que não oferecem risco à saúde. Na lista abaixo você pode conferir seis receitas, das mais simples, que levam poucos ingredientes, às mais elaboradas e curiosas.

1. Tira-manchas

Para clarear a pele e ajudar na remoção de manchas, uma das receitas mais famosas, originalmente atribuída ao médico cirurgião plástico Dr. Ivo Pitanguy, é elaborada a partir da mistura do Hipoglós com outra pomada muito conhecida para inúmeras finalidades, a Bepantol.

Para a aplicação, prepare a mistura de Hipoglós, Bepantol e acrescente 5 gotas de vitamina A mais 5 gotas de vitamina E. A quantidade das pomadas não é estabelecida, o importante é usar apenas a quantidade necessária para cobrir o local.

Essa máscara pode ser utilizada até três vezes por semana e mantida sobre a pele limpa por cerca de 40 minutos em cada aplicação. É importante lembrar que o preparo deve ser feito apenas no momento em que a receita for ser usada.

2. Para amenizar olheiras

A recomendação do doutor Douglas Lobão para amenizar olheiras é uma versão mais concentrada da máscara tira-manchas. Utilizando apenas dois centímetros de Hipoglós e Bepantol, a mistura é feita com 3 gotas de vitamina A e vitamina E.

O preparo pode ser aplicado toda noite nas pálpebras e deve ser retirado pela manhã. “Essa receita irá hidratar essa região da pele, amenizando a aparência das olheiras”, explica o dermatologista.

3. Máscara firmadora

Unido a ingredientes de cozinha, o Hipoglós pode atuar inclusive no combate à flacidez! No liquidificador, bata uma folha de alga de sushi (Norí), uma clara de ovo e uma colher de sopa da pomada. Com a mistura pronta, utilize um pincel para fazer a aplicação da máscara sobre o rosto e aguarde 30 minutos para removê-la.

4. Hidratante corporal

Se a utilização do Hipoglós puro não é o suficiente para resolver o ressecamento de pele, é possível associá-lo a outros elementos que atuam na hidratação da pele. Nesta receita, 1 tubo grande da pomada é misturado com 1 pote grande de creme Nívea, 1 creme Universal Merck grande, 1 frasco de 300ml de óleo de amêndoas ou de uva, 2 ampolas de vitamina A e 2 ampolas de vitamina D.

O preparo rende bastante e, ao contrário da máscara tira-manchas, não precisa ser feito toda vez que for ser utilizado. Esse creme super hidratante pode ser aplicado na pele todos os dias após o banho.

5. Hidratante labial

Especialmente para pessoas que fazem uso de medicamentos como o Roacutan, o médico Newton Morais recomenda a mistura simples de Hipoglós e Bepantol para aplicação diária nos lábios.

6. Fortalecedor para unhas

Com a sua fórmula poderosa, o Hipoglós, além de hidratar, também ajuda na absorção do cálcio e estimula a reprodução celular, ações que podem ser extremamente benéficas para as unhas. A pomada pura pode ser aplicada diariamente nessa área, basta ter o cuidado de massageá-la até que o produto seja totalmente absorvido, de modo que sua coloração esbranquiçada suma completamente.

O ideal é que a utilização do Hipoglós aconteça nas unhas sem esmalte, o que favorece também seu clareamento, removendo o amarelado causado pelo excesso desses produtos. Quando as unhas estiverem mais longas, também é possível utilizar a pomada mesmo com esmalte, basta aplicá-la sob as unhas.

O poder do Retinol presente no produto

A versatilidade do Hipoglós é garantida por sua fórmula super completa que atua de diversas maneiras sobre a pele. Um de seus componentes, no entanto, é o que chama mais atenção, principalmente para os usos cosméticos da pomada.

O Retinol é uma molécula da vitamina A purificada, “que tem como principal efeito a regeneração e estimulo de produção de fibras de colágeno e elastina”, explica o doutor Newton. Essas ações são o motivo pelo qual esse é um dos principais elementos de diversos produtos cosméticos, como cremes anti-idade e tratamentos contra a acne.

Além dos benefícios estéticos, a vitamina A também é essencial para a manutenção de outras funções do organismo. Para os olhos, sua ação diz respeito à proteção da córnea e à prevenção da cegueira noturna; atua na formação do hormônio GH de crescimento, auxilia as células de defesa do corpo e melhora a imunidade, age na reparação e na produção celular da pele.

Embora a vitamina A esteja presente em vários alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, o Retinol, que é um derivado do ácido retinoico, pode ser encontrado principalmente no segundo grupo, principalmente nos alimentos proteicos, como ovos e carne.

Onde comprar Hipoglós

Por ser um produto bastante consolidado no mercado, o Hipoglós está presente em prateleiras do Brasil todo, principalmente de farmácias, supermercados e lojas de cosméticos. Além disso, sua fórmula poderosa é frequentemente inspiradora para novos produtos, mas é preciso ter cuidado antes de optar com um similar para ter certeza de que nenhum componente, como as vitaminas e os óleos, importante foi retirado.

Para adquirir a pomada tradicional, a versão amêndoas ou o similar Pomaglós Amêndoas com maior comodidade, é possível também fazer a compra pela internet.

Como tirar manchas de Hipoglós

Por conta de sua fórmula bastante oleosa e de sua textura mais consistente, é normal que o Hipoglós grude em qualquer superfície em que encoste. Se um acidente acontecer e alguma das receitas cosméticas acabar manchando uma roupa ou mesmo o lençol, não se desespere!

Clarear ao sol: molhe a peça manchada e esfregue o local sujo com sabão de coco ou sabonete neutro branco. Coloque para secar ao sol por cerca de 45 minutos, mas tenha cuidado para que não seque demais; vale continuar colocando água na parte manchada. Depois desse processo, lave a roupa normalmente!
Deixar de molho: faça uma mistura com um pouco de álcool, sal, sabão em pó e complete com a quantidade de água necessária para cobrir a peça manchada. Depois de deixá-la de molho por no máximo uma hora, lave-a normalmente!
É válido ressaltar que é importante consultar um dermatologista antes de fazer qualquer tipo de tratamento estético, mesmo que pareça uma inofensiva receita caseira.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário