Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

6 razões pelas quais comer salmão melhora sua saúde

Tipo:

199360279.jpg

O salmão é considerado como uma das variedades de peixe mais saudáveis e deliciosas que podemos encontrar.


É uma importante fonte de proteínas, ácidos graxos ômega 3 e vitaminas e minerais essenciais que desempenham um papel fundamental na saúde.

Hoje em dia, ele é um dos peixes mais recomendados pelos nutricionistas, já que sua composição o faz perfeito para todo tipo de dietas e é uma das melhores formas de consumir gorduras magras.

O melhor de tudo é que ele é muito versátil na hora de cozinhar e pode ser aproveitado em muitas receitas combinado com especiarias e outros ingredientes.

Muitas pessoas ainda desconhecem quão saudável pode ser ingerir esse alimento,  como no mínimo duas vezes por semana; por essa razão, a seguir vamos compartilhar as 6 razões pelas quais vocês deveriam começar a comê-lo.

1. Melhora a saúde cardiovascular

Salmao

Um dos principais benefícios do salmão se deve ao seu elevado conteúdo de ácidos graxos ômega 3.

Este nutriente é um agente protetor da saúde do coração e do sistema cardiovascular, já que ajuda a eliminar os lipídios que se acumulam nos vasos sanguíneos, além de reparar os tecidos e regular a pressão arterial.

Consumir salmão de forma regular pode prevenir o enrijecimento arterial, que é um dos transtornos que mais ocasionam ataques do coração e acidentes cerebrovasculares.

2. Reduz a inflamação

Existem muitos fatores que podem aumentar a resposta inflamatória do corpo e desenvolver diversas doenças.

Graças ao significativo contribuinte de ácidos graxos ômega 3 e de compostos antioxidantes, o salmão também controla esse processo inflamatório.

Como muitos já sabem, a inflamação pode se tornar um sintoma de transtornos graves como a diabetes, a artrite ou as doenças do coração.

A ingestão de, no mínimo, duas porções deste peixe por semana pode contribuir para diminuir a dor nas articulações, ao mesmo tempo em que fomenta a produção de tecidos nas cartilagens.

3. Protege os ossos

Corpo-de-mulher

Outro dos nutrientes importantes do salmão é o cálcio. Esse mineral, junto com a calcitonina, ajuda a manter os ossos saudáveis para prevenir doenças ósseas e fraqueza.

Essa propriedade ajuda as mulheres na etapa da menopausa, cujos níveis de estrogênios diminuem aumentando o risco de osteoporose pela perda de densidade óssea.

4. Ajuda a perder peso

Por seu alto conteúdo de nutrientes essenciais, o salmão é considerado como um dos melhores apoios para as dietas daqueles que estão procurando emagrecer.

Ele contém proteínas e gorduras magras que contribuem para a formação de massa muscular, enquanto se elimina o excesso de gordura. Além disso, 100 gramas contribuem tão somente com 08 calorias e oferece sensação de saciedade para evitar a ingestão excessiva de calorias.

5. Melhora a função cerebral

Neuronios

Os antioxidantes e a alta contribuição de ácidos graxos ômega 3, como o DHA ajudam a impulsionar a atividade cerebral para se pensar com mais claridade e prevenir o deterioro cognitivo.

Sua ingestão melhora o estado de ânimo e diminui a segregação de hormônios do estresse para melhorar o rendimento mental.

Por outro lado, o ômega-3 pode prevenir  sofrimentos cognitivos, como a doença degenerativa do Alzheimer.

Além disso, está comprovado que as pessoas que comem salmão com frequência têm menos possibilidades de sofrer episódios de depressão.

6. Melhora a qualidade do sono

Quem tiver dificuldade para dormir ou sofrer com transtornos do sono também pode ser beneficiado de forma significativa, incluindo mais salmão em sua dieta.

O salmão contém triptofano, uma substância com um efeito sedativo que nos ajuda a  dormir melhor e sem interrupções.

Contraindicações do salmão

Salmao-com-limão

Mesmo que esse tipo de peixe ofereça tantos benefícios, existem alguns casos nos quais é melhor não consumi-lo.

Por exemplo, se ele for salgado, do tipo defumado ou congelado, seu alto conteúdo de sódio aumenta e poderia ser prejudicial para as pessoas com hipertensão ou retenção de líquidos.

Também não é conveniente incluí-lo em casos de dieta biliar, por algum problema de digestão ou absorção de gorduras já que, embora sejam do tipo saudáveis, não deixam de ser gorduras.

E, é claro, quem sofrer com alergia ou intolerância ao salmão deve evitá-lo totalmente. Do mesmo modo, nos casos de altos níveis de ácido úrico, é melhor controlar seu consumo, porque as purinas pioram o problema.

Portanto, à exceção dos casos especiais, é bom começar a incluir, com mais frequência, o salmão na dieta.

Acompanhado de um plano alimentar saudável, ele pode contribuir para melhorar a qualidade de vida em muitos aspectos da saúde.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X