Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

6 formas interessantes de utilizar os restos de café para a beleza e no lar

Tipo:

489391305.jpg

Além de ser saboroso, energético e aromático, o café também pode se converter num aliado da beleza e ser usado para cuidar da casa. Existem vários usos alternativos dos restos de café que ficam no coador, também chamados de “borra” de café.


Neste artigo, iremos descrever seis usos interessantes que você pode aprender para fazer seus próprios tratamentos de beleza ou para facilitar alguns serviços domésticos. Não perca!

1. Esfoliante natural com restos de café

Esfoliante-natural-de-cafe

Ao ser aplicado sobre a pele, o café tem uma ação esfoliante e adstringente que facilita a eliminação de células mortas, permitindo a sua renovação. O esfoliante de café pode ser usado em todos os tipos de pele, pois não influi na produção dos óleos naturais e não provoca oleosidade.

A cafeína é um vasoconstritor poderoso, que pode estimular a circulação sanguínea, firmar a pele e diminuir olheiras, entre outros benefícios.

Ingredientes 1 colher de sopa de borra de café 1 colher de chá de azeite de oliva extra-virgem

Como fazer? — Misture a borra de café com o azeite de oliva até obter uma pasta espessa. — Aplique o produto sobre as áreas que você deseja esfoliar, fazendo leves massagens circulares com a ponta dos dedos. — Deixe atuar por 15 minutos e enxágue bem. Repita uma vez por semana. Você também pode substituir o azeite de oliva por mel.

2. Creme anticelulite

A cafeína presente na borra de café também pode ser utilizada para a elaboração de um creme anticelulite. Este estimulante ajuda a melhorar a circulação, o que influi de maneira indireta na diminuição do problema.

Ingredientes 4 colheres de sopa de borra de café 2 colheres de chá de óleo de coco líquido 1 punhado de folhas de sálvia em pó

Como fazer: — Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma pasta. — Aplique o creme nas áreas do corpo mais afetadas pela celulite, como quadris, coxas, braços, barriga e bumbum, massageando-as com firmeza por cinco minutos, mas sem exagerar na pressão aplicada. — Enxágue e repita o procedimento duas vezes por semana.

3. Escurecer o cabelo


Escurecer-os-cabelos-com-cafe

Por sua coloração escura, o café também pode ser usado como tratamento para dar belos tons mais negros aos cabelos.

Se você quer ser morena, pode utilizar a borra de café para conservar os tons negros e castanho-escuros mais intensos e brilhantes. Não deve ser usado em cabelos claros, inclusive ruivos.

Ingredientes 2 xícaras de borra de café 2 litros de água

Como fazer? — Leve os dois litros de água ao fogo e junte as xícaras de borra de café. — Quando ferver, retire e deixe esfriar. Coe através e use a água escura para enxaguar os cabelos. — Use três vezes por semana para conseguir bons resultados.

4. Aromatizador natural

Com seu aroma intenso e delicioso, que nos dá uma sensação familiar, o café é maravilhoso para neutralizar maus odores que podem se acumular na geladeira ou em espaços fechados.

Ingredientes 1 xícara de borra de café 5 gotas de essência de baunilha

Como fazer? — Coloque a borra em pequenos recipientes individuais, junte as gotas de essência de baunilha e coloque nos locais que desejar, inclusive dentro da geladeira.

5. Adubo orgânico

Adubo-organico-com-cafe

Apesar de que, depois de ser filtrado, o café perca alguns de seus nutrientes, na borra ainda existem excelentes propriedades que podem ser aproveitadas para nutrir as plantas de forma orgânica e ecológica.

Ingredientes 6 xícaras de borra de café 1 balde de água da torneira

Como fazer? — Misture a borra de café com a água do balde e deixe repousar durante a noite toda. — No dia seguinte, use o líquido para regar a terra ao redor das suas plantas na horta e no jardim.

6. Solução de limpeza livre de substâncias tóxicas

Muitas pessoas, como mulheres grávidas ou com crianças pequenas, por exemplo, procuram maneiras mais saudáveis de limpar a casa, sem usar produtos e soluções de limpeza com substâncias tóxicas.

Uma boa ideia para isso é usar a borra de café. Os restos de café ajudam a limpar peças de metal e panelas cheias de gordura, além de outros objetos.

Você vai precisar de: 2 colheres de sopa de borra de café 1 escova

— Umedeça a borra de café, se achar necessário, e aplique sobre o objeto com uma escova. — Esfregue bem para remover toda a sujeira. Enxágue.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X