Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

6 erros que não devemos cometer depois de praticar exercícios

Tipo:

praticar-exercicios-500×334

A atividade física e os exercícios fazem parte da vida de todas as pessoas. A intensidade com a qual eles são praticados costuma variar, já que até o simples fato de passear com seu animal de estimação ou subir as escadas também contribui para um melhor rendimento físico.


O grande problema que existe com esta prática é que grande parte das pessoas desconhecem os hábitos que podem limitar os benefícios que os exercícios oferecem à saúde.

Certamente, ao realizá-los, já estamos fazendo muito pelo nosso corpo, mas também é importante ter cuidado com a rotina após o treino para garantir os bons resultados e acelerar o processo de recuperação muscular.

Quais são os erros mais comuns que as pessoas costumam cometer após praticar exercícios? Será que você também os realiza? Hoje, queremos compartilhar 6 erros para que você tente corrigi-los da próxima vez que fizer alguma atividade física intensa.

Não consumir alimentos

Alimentacao

Muitas pessoas pensam que é mais saudável evitar os alimentos depois de ter praticado exercícios, já que não querem ganhar novamente as calorias queimadas.

No entanto, não se trata de deixar de comer, e sim de melhorar a qualidade e a quantidade de alimentos que são ingeridos.

Aconselha-se esperar um período máximo de 30 minutos para ingerir proteínas, carboidratos ou líquidos para acelerar a recuperação do corpo.

Deixar passar mais tempo aumenta o risco de acúmulo de gordura, atrofia muscular e estresse, todos causados por uma produção excessiva do hormônio cortisol.

Além disso, através do consumo dos alimentos adequados depois da atividade física, o corpo repõe o glicogênio dos músculos para recuperá-los mais rapidamente.

Não beber água suficiente

Já destacamos a importância de beber água durante e após o treino algumas vezes. O inconveniente é que diversas pessoas não a consomem em quantidades suficientes ou a substituem por bebidas pouco saudáveis como refrigerantes.

Outro erro recorrente é pensar que só se deve ingerir líquidos quando suamos demais. Cuidado! O suor não está relacionado de forma direta com a quantidade de água ingerida.

Este processo é uma resposta natural do corpo para regular a sua temperatura.

O consumo de 6 a 8 copos de água por dia mantém o organismo hidratado e pronto para alcançar os objetivos físicos que definirmos.

Ingerir bebidas energéticas

Bebidas-energeticas

Não devemos confundir bebidas energéticas com os isotônicos ingeridos por quem pratica esporte. Este erro é muito comum entre as pessoas menos experientes, e se não for corrigido pode levar a consequências graves para a saúde.

Os energéticos contêm compostos estimulantes como a cafeína, o ginseng e a taurina, entre outros, os quais podem causar nervosismo, ansiedade e, em casos mais graves, problemas cardíacos.

Os líquidos isotônicos são desenhados para repor minerais e eletrólitos depois de praticar exercícios intensos, mas não devem ser consumidos de forma regular, pois também contêm açúcares e aditivos pouco recomendáveis para a saúde.

Neste caso, a melhor alternativa são as batidas ou a água de coco, ambos 100% naturais e livres de compostos danosos para o corpo.

Não dormir bem

Durante a noite, ocorrem processos importantes como a reparação dos tecidos cerebrais e físicos.

Apesar disso, muitas pessoas não dão ao sono a importância que ele merece e não descansam o suficiente, impedindo que os músculos se reparem de maneira adequada.

O organismo requer entre 7 e 8 horas diárias de sono sem interrupções para recuperar os nutrientes e a energia gasta durante a atividade física.

Tomar banho imediatamente

Banho

Cuidado! O mais prudente é esperar uma ou duas horas depois de praticar exercícios para tomar uma ducha.

Ao finalizar a atividade física o corpo alcança uma temperatura que varia entre 38 e 39,5°C. Ao nos expormos bruscamente ao frio da água, podem ocorrer alterações na circulação e na pressão arterial.

Ingerir alimentos de difícil digestão

Não se deve deixar de comer depois de praticar exercícios. No entanto, também não devemos escolher alimentos de difícil digestão, como por exemplo:

  • Carnes vermelhas
  • Pão branco
  • Chocolate
  • Pizza
  • Laticínios

Além de serem ricos em gorduras, estes alimentos dificultam os processos metabólicos do corpo, que seguem ativos após praticarmos atividade física.

Como se fosse pouco, a maioria deles ainda causa um aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que prejudica de forma direta o objetivo de perder peso de maneira saudável.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

Brigadeirao-Branco-com-calda-de-caramelo1
Brigadeirão Branco com Calda de Caramelo

Receita de brigadeirão maravilhoso, quem resiste?

Captura de Tela 2017-11-14 às 04.40.54
CHIPA FRITA – RECEITA DE SALGADO FÁCIL!

No vídeo de hoje você irá aprender como fazer Chipa Frita, um...

BOLINHOS DE BRÓCOLIS DE 5 MINUTOS! BATEU FOME E UMA VONTADE DE COMER MEUS BOLINHOS FAVORITOS!!!
BOLINHOS DE BRÓCOLIS DE 5 MINUTOS! BATEU FOME E UMA VONTADE DE COMER MEUS BOLINHOS FAVORITOS!!!

Ingredientes 1 maço de brócolis 1 xícara de farinha de trigo (140...

1014225_653022731374507_980942276_n
Filé mignon ao molho madeira e champignon

É delicia que fica pronta em 20 minutinhos. Ama? Faça para o...

Deixe seu comentário

X