Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

6 dicas para ter uma menopausa saudável

Tipo:

Insônia, calor excessivo, fadiga e ganho de peso são alguns dos sintomas mais comuns da menopausa, que atingem mulheres entre os 45 e 55 anos. E para que essa mudança hormonal não afete de forma significativa a saúde e o bem-estar pessoal, algumas atitudes são muito importantes.

Exercite-se

A atividade física traz diversos benefícios para a saúde e pode ser uma boa aliada para enfrentar a menopausa sem grandes problemas.“As alterações hormonais da menopausa podem gerar ganho peso. Por isso, os exercícios físicos são importantes não apenas para controlar a balança, mas também para melhorar circulação sanguínea, diminuir colesterol e risco de diabetes, prevenir de osteoporose, insônia e depressão”, explica a ginecologista.

Musculatura pélvica

Procura fazer atividades que ajudem a fortalecer a musculatura pélvica, como os exercícios de Kegel. “Esse exercício é bastante recomendado para as mulheres acima de 40 anos, pois previne problemas que podem surgir na menopausa, como a incontinência urinária”, ressalta.

Exercite a memória

Com o avanço da idade e com o início da menopausa é normal que a memória comece a apresentar pequenas falhas. Para retardar esse efeito e manter a mente sadia por mais tempo, não dispense atividades que estimulem o raciocínio, como leitura frequente.

Durma bem

“A queda de estrogênio pode provocar insônia e diminuir a qualidade do sono”, comenta a Dra. Erica. Por isso, é importante habituar-se a manter bons hábitos na hora de dormir, atentando-se à alimentação, horários e tempo de sono

Lubrificação

Com a menopausa, é possível que surja secura vaginal. “Caso isso aconteça, não deixe de procurar seu médico para que ele recomende o uso de medicamentos tópicos para tratar a falta de lubrificação e melhorar o desempenho sexual”, recomenda a ginecologista.

Cuide da saúde

Não deixe de fazer todos os exames anuais recomendados pelos médicos, como glicemia, colesterol, cálcio e vitamina B. “Atente-se também a regularidade das mamografias e exames pélvicos”, alerta a médica.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário