Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

6 dicas para evitar focos de dengue em casa

Tipo:

Depositphotos_47105137_s

O aedes aegypti é um mosquitinho bem pequeno, mas que pode causar enormes estragos para nossa saúde, a começar pela tão famosa e temida dengue. A melhor forma de evitar esse problema é a prevenção, ou seja, a adoção de medidas que evitem os focos dessa doença. Quer saber como eliminar esse risco em sua casa? Então continue lendo o nosso artigo e descubra agora mesmo algumas das maneiras mais eficientes de mandar para bem longe esse bichinho nada bem-vindo. Vamos lá?


Cuide da caixa d’água

Por ficar longe do alcance de nossos olhos, a caixa d’água normalmente fica esquecidinha lá no alto, sem ninguém para perturbar. Porém, quando mal cuidada, ela pode ser também um potencial foco de dengue. Para impedir esse desastre, cheque sua caixa periodicamente e a mantenha sempre bem fechada. Essa mesma regra vale para baldes, barris e tonéis de água, ok?

Desobstrua as calhas

Outro passo importante nessa luta contra a dengue é remover as folhas, os galhos, as sacolas e quaisquer outros objetos ou resíduos que possam estar impedindo a água de correr livremente pela calha. Lembre-se de que água parada é um dos principais atrativos para o aedes aegypti!

Elimine as poças da laje

Para combater o mosquito da dengue e o foco de larvas, limpe bem a sua laje, nunca deixando a água da chuva acumular sobre ela. Já pensou que tirar a água que eventualmente empoce na laje é uma medida extremamente simples e rápida que pode ajudar a salvar vidas? Então rodo na mão e força no braço!

Evite água parada nos vasinhos

Sabia que o mosquito da dengue adora se instalar nos vasos de plantas? E se você gosta muito de jardinagem e não quer abrir mão de cultivar suas plantinhas, não tem problema: só tome o cuidado de encher com areia as bordas dos pratinhos que ficam embaixo dos vasos. Com planta e sem dengue: cenário ideal.

Faça um check-up do quintal

Uma vez por semana faça uma triagem em seu quintal, verificando se há algum possível foco de dengue na área. Se encontrar alguma situação de risco, procure solucionar o problema imediatamente. As garrafas, por exemplo, nunca devem estar de cabeça para cima, só esperando a água da chuva cair para virarem criadouro de mosquito. Se achar alguma garrafa nessa posição no seu quintal, vire-a logo de cabeça para baixo ou a despache para a reciclagem. Lembrando que isso vale para qualquer material que possa acumular água!

Cuide bem do lixo

Apesar do aedes aegypti gostar de água limpa e parada, as lixeiras também podem acabar virando foco de dengue na sua casa, viu? Sendo assim, coloque o lixo em sacos plásticos apropriados, mantenha a lixeira bem fechada, nunca jogue o lixo em terrenos baldios e evite o acúmulo de lixo dentro de casa. Esses simples cuidados já aumentam a segurança da sua família e também influenciam na higiene e na salubridade da vizinhança como um todo.
Viu como não é nada difícil evitar a visita mais que indesejada do aedes aegypti na sua casa? Conhece mais alguma medida preventiva contra a dengue que queira compartilhar conosco?

Deixe seu comentário e participe da conversa!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X