Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 segredos para reduzir a inflamação

Tipo:

inflamacao-500×375

 


Assim como a febre, a inflamação resulta da luta de nosso organismo na tentativa de combater agentes invasores, como vírus e bactérias prejudiciais.

O problema é que algumas vezes ela se torna crônica, podendo desenvolver doenças como artrite, problemas cardiovasculares e até obesidade e diabetes.

Alguns estudos também encontraram relações entre a inflamação crônica e problemas de saúde mental, como a depressão, a ansiedade e a deterioração cognitiva.

O que posso fazer para combater a inflamação?

É possível fazer muitas coisas para minimizar e até eliminar processos inflamatórios. Muitas vezes, a alimentação desequilibrada e outros hábitos inadequados, como o sedentarismo, promovem a inflamação.

Neste artigo, compartilhamos cinco estratégias básicas para desinflamar o organismo e melhorar a saúde em geral.

1. Diminuir o consumo de açúcar

Acucar-e-inflamacao

A maioria das pessoas consome grandes quantidades de açúcar na sua dieta, sem ter consciência do dano que o doce em excesso causa no sistema imunológico.

O “vício em açúcar” é muito difícil de combater, mas com força de vontade e algumas substituições, você pode fazer muito pela sua saúde e consumir pouco ou nada de açúcar (sem abrir mão de suas guloseimas prediletas).

Confira as seguintes dicas:

— Experimente sucos de frutas sem nenhum tipo de adoçante. Laranjas, morangos, bananas e mangas são naturalmente doces e não precisam de açúcar. Compre frutas maduras e da estação. Em vitaminas, use bananas, ameixas ou passas para adoçar.

— O mel e a estévia são bons substitutos do açúcar, inclusive em bolos e bolachas.

— Refrigerantes são quase que inteiramente feitos de água, açúcar e corantes. Possuem zero nutrientes e causam dependência. Sempre que possível, troque o “refri” gelado por água ou sucos.

2. Comer mais alimentos alcalinos

Vegetais-e-inflamacao

Os alimentos alcalinos ajudam a regular o pH natural do sangue, melhorando o funcionamento de todos os órgãos vitais. Já as dietas muito ácidas provocam alterações no nível da célula e em todo o corpo.

Entre os alimentos que mais acidificam o sangue e que devem ser evitados ou consumidos com moderação estão:

— Café — Açúcar branco — Farinhas brancas, como o trigo e a maisena — Enlatados — Carnes vermelhas — Embutidos, como salame e presunto — Leite e laticínios

Já estes alimentos ajudam a deixar o pH sanguíneo equilibrado:

— Vegetais e folhas verdes — Chás de ervas, como o chá branco e verde — Vinagre de maçã — Frutas — Cereais integrais

3. Dormir bem

Dormir bem é essencial para a saúde, por isso que a natureza nos reservou várias horas de escuridão total para descansar o corpo.

É durante esse período que nossa “máquina” corporal tem tempo para reparar os seus sistemas sem ser perturbada. O problema é que encurtamos a noite, com iluminação artificial, televisão, celulares, internet e todo o tipo de estímulos que nos mantêm acordados e sem sono até tarde.

Você não precisa se mudar para uma fazenda para dormir bem (apesar de isso ser uma boa ideia por um tempinho, como as férias). Basta deixar o celular, o computador, a televisão e outros aparelhos eletrônicos de lado, pelo menos uma hora antes de dormir.

4. Fazer exercícios

Exercício-e-inflamacao

Existe uma grande quantidade de vídeos online e livros que ensinam exercícios rápidos e eficazes para se adequar a todo estilo de vida.

Por isso, não tem desculpa para não se exercitar. Sempre destacamos o quanto os exercícios são importantes para a saúde em geral, por tonificar os músculos, mantê-los bem irrigados pela circulação sanguínea, aquecidos e flexíveis.

O aumento na circulação ajuda o corpo a eliminar toxinas, diminuindo os processos inflamatórios, que causam tanta dor.

Quanto de exercício é necessário?

Apenas 30 minutos de exercícios diários são suficientes para reduzir a inflamação que provoca problemas como a artrite e as doenças cardiovasculares.

5. Comer mais gorduras saudáveis

Você sabia que as membranas que envolvem as células e até organelas que existem dentro delas são compostas por lipídios, ou gorduras?

As gorduras de boa qualidade são essenciais para a nossa saúde, e é por isso que temos que incluí-las na nossa dieta. A boa notícia é que podem ser encontradas em alimentos gostosos e nutritivos. Confira algumas fontes de ácidos graxos essenciais:

— Sementes de chia — Linhaça — Azeite de oliva — Sardinhas — Frutas secas — Nozes e amêndoas — Abacate — Peixes gordurosos

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X