Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 remédios naturais para controlar a ansiedade

Tipo:

A ansiedade é um transtorno psicológico que afeta cada vez mais pessoas, especialmente aquelas que moram em países desenvolvidos onde o estilo de vida é, geralmente, mais agitado.

Trata-se de um estado anímico de nervosismo que, se não for controlado, pode afetar a qualidade de vida da pessoa tendo um impacto negativo tanto nos aspectos físicos como nos sociais e psicológicos. Conheça hoje 5 remédios naturais para controlar a ansiedade

Os episódios passageiros de ansiedade não são considerados como um transtorno e nem precisam de algum tipo de tratamento em especial, pois, quase todos nós, ao chegar à idade adulta, atravessamos alguns sintomas associados, sem que isso implique no desenvolvimento de um problema maior.
Contudo, quando esses episódios não se controlam e se mantêm durante 6 meses ou mais, requer uma avaliação profissional, já que podem ser um indício de outras possíveis patologias de origem psiquiátrica.

Quais são as causas da ansiedade?

As múltiplas tarefas diárias, o estresse laboral, as discussões de família ou de casal são algumas das razões que podem desencadear a ansiedade. Contudo, entre suas possíveis causas também se incluem:

Distúrbios hormonais: comuns em diferentes etapas da vida da mulher, associadas ao seu ciclo menstrual e vida reprodutiva.
Estresse: é uma das principais causas, afetando quem está submetido a situações de tensão ou a ritmos acelerados. Pode evoluir de um episódio comum a casos severos de fadiga.
Distúrbios compulsivos: originados por diferentes fobias que causam desordem no comportamento da pessoa. Incluem ataques de pânico e sensações angustiantes produzidas pelo nervosismo.
Eventos traumáticos: provocam casos de ansiedade recorrente e requerem psicoterapia.
Drogas e medicamentos: alguns compostos químicos utilizados em drogas e medicamentos são prejudiciais para algumas pessoas.
Quando a ansiedade é resultado de algumas situações de estresse ou tensão pode ser controlada com a ajuda de alguns remédios naturais; para os outros casos é importante recorrer ao psicólogo.

1. Lavanda

A lavanda é uma planta com propriedades sedativas que atua sobre o cérebro para controlar a ansiedade e os nervos.

Ingredientes

2 colheres de chá de mel (15 g)
1 xícara de água quente (250 ml)
4 raminhos de lavanda fresca
Suco de ½ limão.
O que você deve fazer?

Ferva uma xícara de água e introduza os raminhos de lavanda. Passados 15 minutos retire os ramos e junte o mel e o suco de limão à infusão.
Recomendamos que a beba morna, preferentemente antes de se deitar, para dormir melhor.

2. Chocolate

Para muitos pode ser um “doce pecado”, mas o certo é que é um alimento com muitos benefícios para a saúde, graças aos seus compostos antioxidantes.

Se possível, deve-se escolher um com elevadas concentrações de cacau para obter melhores resultados.

Ao comer chocolate estimula-se a segregação de serotonina, substância química também chamada de “hormônio da felicidade”.

O que você deve fazer?

Compre chocolate amargo com 60% de cacau e consuma entre 25 a 50 gramas por dia.

3. Água de aveia

Famosa por ajudar a emagrecer sem sofrimento, a água de aveia também pode ser um bom remédio para fazer frente à ansiedade.

Suas vitaminas, minerais e fibras atuam sobre o sistema nervoso e reduzem os sintomas de ansiedade para, entre outras coisas, evitar a ingestão excessiva de calorias.

Ingredientes

5 colheres de sopa de aveia (50 g)
1 litro de água.
O que você deve fazer?

Adicione as 5 colheres de sopa de aveia em um litro de água, deixe repousar 30 minutos e vá tomando ao longo do dia.

4. Suco para acalmar a ansiedade

A sucoterapia também é uma boa alternativa para tratar os sintomas deste transtorno emocional.

Seja como modo de prevenção ou como tratamento, você pode preparar este suco para controlar a ansiedade:

Ingredientes
½ xícara de água (125 ml)
¼ xícara de purê de peras (52 g)
½ xícara de morangos (80 g)
1 banana pequena
1 colher de sopa de levedo de cerveja (5 g).
O que você deve fazer?

Introduza todos os ingredientes no liquidificador, processe e tome quando se formar uma mistura homogênea.

5. Banho de água quente

O uso frequente de água quente não é aconselhado porque pode reduzir os óleos naturais da pele e causar secura.

No entanto, o banho de água quente pode-se utilizar ocasionalmente como uma terapia para relaxar o corpo e combater a ansiedade.

O que você deve fazer?

Prepare a banheira com água quente, junte umas gotas de seu óleo essencial favorito e, em seguida, relaxe lá dentro durante 15 ou 20 minutos.




O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário