Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 receitas para combater a prisão de ventre

Tipo:

731689000.jpg

A prisão de ventre afeta muitas pessoas, mas sua incidência é significativamente maior em mulheres. Todos irão sofrer deste mal em algum momento da vida, mas se os sintomas se tornarem constantes, pode ser o momento de rever seus hábitos para amenizar o problema.


Sabemos que manter uma dieta saudável e praticar atividade física regularmente contribuem para o bom funcionamento do intestino. Beber bastante água ao longo do dia e ingerir alimentos ricos em fibras e que contenham probióticos também são estratégias importantes.

Além destes conselhos gerais, existem algumas receitas simples e naturais que podem ser a solução para quem já sofre de prisão de ventre, ou simplesmente quer preveni-la. Aposte nelas para manter o intestino saudável e o corpo livre de dores e incômodos.

1. Smoothie (batida) de ameixa seca

As ameixas são consideradas por muitos o melhor alimento para combater a prisão de ventre. Ao invés da fruta fresca, aposte na ameixa seca, já que ela oferece uma quantidade ainda maior de fibras.

Ingredientes: – 6 ameixas secas – 1 xícara de suco de maçã (preferentemente natural) – 1 xícara de gelo moído – 1 xícara de iogurte desnatado – 1 colher de chá de canela em pó – 1 pitada de noz moscada

Coloque primeiramente o gelo no liquidificador, seguido pelos outros ingredientes. Bata bem até conseguir uma consistência cremosa e sirva gelado.

2. Tiras de batata doce ao forno

Receita com batata doce para combater a prisão de ventre

A batata doce é rica em fibras fundamentais para prevenir e combater a prisão de ventre. Uma xícara de batata doce contém 4 g de fibras, além de diversos outros nutrientes e vitaminas importantes para a saúde.

Ingredientes: – 2 batatas doce médias – Sal e pimenta do reino a gosto – Temperos adicionais a gosto

Pré-aqueça o forno a 200 °C e unte a assadeira com azeite.

Corte as batatas em tirinhas e espalhe formando uma única camada na assadeira, adicionando azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Se quiser, você pode acrescentar outros temperos como canela, caril, cominho ou açúcar mascavo.

Deixe assar por 10 minutos, vire-as e asse por mais 10 minutos. Sirva como acompanhamento em um prato com proteína magra e salada. 

3. Mingau de aveia com manga e coco para combater a prisão de ventre

Qualquer mingau ajuda na luta contra a prisão de ventre, já que a aveia melhora o funcionamento do sistema digestivo. Esta receita fácil usa ingredientes diferentes para deixá-lo muito mais gostoso, sendo uma ótima opção para o café da manhã.

Ingredientes: – 1 xícara de aveia em flocos – 2 xícaras de leite – 2 colheres de sopa de coco ralado – 1 colher de sopa de açúcar mascavo – 1/2 xícara de manga picada – 2 colheres de sopa de castanha de caju picada

Combine a aveia e o leite em uma panela a fogo médio. Deixe ferver mexendo sempre, até que a aveia comece a se dissolver e o leite a engrossar. Neste ponto, adicione o açúcar mascavo. Continue mexendo até que o mingau atinja a textura e consistência desejada.

Quando estiver pronto, sirva e adicione a manga picada, o coco ralado e as castanhas. Se quiser, você pode substituir a manga por outras frutas como morango e framboesa.

4. Sopa de lentilhas

Sopa de lentilhas contra a prisao de ventre

Adicionar a lentilha na dieta previne a prisão de ventre, já que ela é fonte de fibras, vitaminas e minerais importantes para a saúde, como o potássio e o ferro.

Ingredientes: – 200g de lentilha – 200g de cenoura picada – 200g de nabo picado – 1 cebola grande picada – Salsinha a gosto – Sal e pimenta do reino a gosto

Refogue a cebola picada em uma panela até que elas fiquem transparentes. Adicione os vegetais picados e a lentilha, acrescentando água suficiente para cobrir generosamente.

Deixe ferver por cerca de uma hora, até que a lentilha e os vegetais estejam completamente cozidos. Ajuste o tempero, adicionando sal e pimenta do reino se necessário, e acrescente a salsinha picada. A receita serve 4 porções.

5. Smoothie (batida) de papaia, gengibre e hortelã

O mamão papaia é popularmente conhecido como um dos melhores alimentos para combater a prisão de ventre. É rico em vitaminas e minerais, além de conter fibras e uma enzima específica que ajuda no processo digestivo.

Ingredientes: – 1 mamão papaia sem sementes cortado em cubos – 1/2 xícara de gelo moído – 1/2 xícara de iogurte desnatado – 1 colher de chá de gengibre picado – 1 colher de sopa de mel – Suco de meio limão – 4 folhas de hortelã

Antes de começar o preparo, deixe o mamão na geladeira por pelo menos uma hora, mas preferentemente durante toda a noite.

Bata no liquidificador o mamão papaia, gelo, iogurte, gengibre, mel e o suco de limão. Vá adicionando água aos poucos, até conseguir a consistência desejada. Acrescente a hortelã, bata mais um pouco e sirva gelado.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X