Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 coisas que você pode fazer para prevenir a trombose

Tipo:

959688000.jpg

A trombose venosa profunda é uma patologia do sistema circulatório que ocorre quando uma veia ou artéria se obstrui por causa da formação de um trombo, o qual se compõe de células e sangue coagulado.


Este, causa uma inflamação crônica das paredes arteriais, que impede a passagem adequada do fluxo sanguíneo e desencadeia outros sintomas que pioram a qualidade de vida.

Na maior parte dos casos, ela ocorre nas extremidades inferiores, as mesmas que também desenvolvem as incômodas varizes.

O surgimento da trombose está associado a uma diminuição da velocidade de circulação, o aumento da espessura do sangue e alterações na qualidade das veias.

Em uma pequena quantidade de casos, a condição passa a ser uma embolia, que é quando o coágulo se desprende e viaja pela corrente sanguínea, podendo ficar preso no cérebro, nos pulmões ou em outros órgãos vitais nos quais pode causar graves lesões.

Ainda que muitos dos casos tenham sido relacionados a fatores genéticos, está comprovado que os hábitos de vida e a chegada da idade podem levar ao desenvolvimento desta condição.

Devido a isso, é importante que todos tenham consciência e adotem os costumes que são capazes de diminuir o risco.

Hoje iremos compartilhar 5 coisas que todos nós podemos fazer para evitar o desenvolvimento desta perigosa doença.

Fazer atividade física

Correr

Uma das chaves principais para prevenir a trombose é a prática regular de atividade física. Este hábito saudável não apenas ajuda a manter um peso equilibrado, mas também traz incríveis benefícios para o sistema cardiovascular e respiratório.

Atividades aeróbicas de baixo impacto, como as caminhadas ou a natação, são benéficas para obter um adequado fluxo sanguíneo.

Dedicar pelo menos 30 minutos por dia a uma rotina de treinamento físico servirá para evitar a formação de trombos e varizes.

Abandonar o cigarro

Os efeitos nocivos do cigarro impactam de forma direta o sistema respiratório, mas este também acarreta outras graves consequências em órgãos vitais para a saúde.

Seus tóxicos químicos vão se acumulando na corrente sanguínea, reduzindo o oxigênio e fazendo com que o sangue fique mais espesso.

Com o passar do tempo, vão se formando coágulos que obstruem as artérias até dar lugar à trombose.

Abandonar o fumo é determinante para uma boa saúde circulatória e cardíaca. Ainda que isso não seja conseguido de maneira imediata, está demonstrado que é possível obter uma melhora gradual.

Manter um peso adequado

Manter um peso saudável

As pessoas com excesso de peso têm um risco mais elevado de trombose devido à pressão que precisam suportar as veias de suas pernas.

Esta condição aumenta o risco de doenças do coração e diminui de forma significativa a qualidade de vida.

Além disso, a obesidade leva a um desequilíbrio nos níveis de colesterol e triglicérides, dois lipídios que podem causar a obstrução arterial.

A melhor forma de chegar a um peso saudável e equilibrado é adotando uma dieta balanceada, baixa em calorias, apoiada na prática diária de uma rotina de exercícios.

Evitar permanecer sentados por muito tempo

O fato de permanecer sentados por muito tempo é um fator que aumenta o risco de problemas de circulação.

A falta de movimento nas pernas durante muitas horas leva a sofrer de retenção de líquidos e dificulta o bom fluxo sanguíneo.

Se por questões de estudo, trabalho ou entretenimento você não tiver outra alternativa que não seja ficar sentado, o recomendado é fazer vários exercícios de alongamento durante o dia.

Caminhar alguns minutos dentro de casa ou no escritório, elevar as pernas por alguns instantes ou subir e descer as escadas são algumas das formas de dar um impulso ao sistema circulatório.

Além disso, é primordial evitar cruzar as pernas por um período de tempo prolongado. Ainda que não exista evidência científica suficiente, acredita-se que este hábito tenha uma relação com a obstrução do sangue nas pernas.

Adotar uma boa alimentação

Alimentação saudável

Os nutrientes que proporcionamos ao organismo através dos alimentos são essenciais para prevenir a formação de trombos e varizes.

O consumo de alimentos ricos em vitamina C, por exemplo, aumenta a produção de colágeno e elastina, duas substâncias que ajudam a manter a elasticidade das paredes arteriais.

Também devemos incluir mais vitamina E na dieta, substância antioxidante que evita a oxidação do colesterol e previne a coagulação.

Não devemos nos esquecer de uma boa dose de vitamina K, essencial para reduzir a atividade de uma proteína chamada GLA da matriz, que se relaciona com as varizes e a trombose.

Alguns alimentos recomendados são:

  • Laranja
  • Tangerina
  • Toranja
  • Kiwi
  • Manga
  • Brócolis
  • Morango
  • Amêndoas
  • Abacate
  • Gérmen de trigo

É muito importante atender a todas estas recomendações já que, de uma forma ou de outra, todos nós corremos o risco de desenvolver esta condição ao chegarmos em uma certa etapa de nossas vidas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

11403088_1068845353125574_6060018354340328321_n
Salpicão de frango defumado

Salpicão de frango defumado vai fazer um baita sucesso aí na sua...

abacaxi_-_todos_os_dias_-_cura_pela_natureza
VEJA O QUE ACONTECE NO SEU CORPO QUANDO VOCÊ COME ABACAXI TODOS OS DIAS

Todos nós estamos expostos aos desgastes da vida moderna. Veja também: Torta...

301_highlight
Peixe grelhado com requeijão

Janeiro é um mês que super combina com peixes! Então se liga...

asdasd
Parece montagem, mas esse “pão-melancia” é real. E deixa qualquer um com água na boca!

Só de olhar já deu água na boca! Veja também: Torta Cremosa...

Deixe seu comentário

X