Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 chaves para tratar a colite nervosa

Tipo:

colite-nervosa-500×333

Ela pode surgir por causa de crises esporádicas, ou então se transformar em algo crônico. Por esse motivo, é importante preveni-la.
Entre os sintomas principais da colite nervosa, podemos citar a dor abdominal, menstruações dolorosas, disfunções no intestino, como diarreia e prisão de ventre, e até o estado emocional excessivamente afetado pelo estresse.


É importante lembrar que também é fundamental consultar o seu médico se você sofrer com esta doença, pois ele saberá indicar os tratamentos mais indicados para o seu caso específico.

Além disso, como esta condição está associada aos nossos hábitos alimentares, existem maneiras de tratá-la mudando o nosso estilo de vida e fazendo uso de alguns remédios naturais eficazes. Estes remédios podem ser combinados com o tratamento receitado pelo especialista.

Hoje, iremos falar sobre cinco receitas que são úteis para tratar a colite nervosa de forma natural.

Suco de cenoura

A cenoura é uma ótima fonte de pectina, e ajuda a prevenir os sintomas da colite nervosa. Ela também é útil no tratamento de transtornos como a diarreia e a prisão de ventre.

Para consumi-la, a recomendação é tomá-la em forma de suco, e não comê-la crua, pois pode causar dores no estômago. A receita é muito fácil: basta lavar e descascar 2 cenouras, batendo-as no liquidificador com um copo de água até obter uma textura homogênea.

Em seguida, adicione algumas gotas de suco de limão e mel para adoçar naturalmente. Beba várias vezes ao dia até notar os resultados.

Se quiser, você também pode bater cenouras cozidas no liquidificador com um pouco de água para fazer um purê. Adicione um pouco de sal e está pronto para consumir.

Iogurte com probióticos

Os iogurtes ricos em probióticos são ótimos para tratar a síndrome do intestino irritável. Estas bactérias saudáveis (probióticos) proporcionam uma camada de proteção nos intestinos e ajudam a eliminar toxinas e bactérias prejudiciais do intestino e do organismo.

Você pode consumi-los puros ou então fazer uma batida com frutas. Lembre-se de optar sempre por uma versão rica em probióticos.

Chá de camomila

Uma infusão de camomila é uma excelente maneira de aliviar os sintomas da colite nervosa. Ela é capaz de atuar na mucosa intestinal, reduzindo a inflamação e o inchaço abdominal. Ela também é útil para regular o intestino, tratando tanto a diarreia quanto a prisão de ventre.

Como esta erva natural conta com propriedades antiespasmódicas, ela também alivia os espasmos e dores abdominais.

Para fazer o chá, basta colocar algumas flores de camomila em um copo com água fervendo. Deixe a infusão ocorrendo durante 15 minutos. Em seguida, coe e acrescente algumas gotas de limão. Se quiser, você pode adoçar com uma colher de mel.

Aveia

A aveia é rica em fibras que ajudam a reduzir de forma significativa os sintomas da colite nervosa, por isso vale a pena incluí-la no seu dia a dia se você sofrer com esse problema. Além de facilitar a movimentação intestinal e a evacuação, ela ainda é rica em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, riboflavona, magnésio e zinco.

Não sabe como incluí-la na dieta? As opções são muitas. Você pode comê-la com meio mamão papaia pela manhã, por exemplo, ou então adicionar uma colher ao iogurte, batidas e sucos ou até saladas. Outra alternativa é cozinhar uma parte de aveia com duas partes de água durante alguns minutos e ingeri-la como um mingau.

Linhaça

A linhaça é riquíssima em fibras que ajudam na movimentação e regulação do intestino e na passagem dos resíduos que devem ser eliminados. Além disso, ela é rica em ácidos graxos ômega 3, que fortalecem a imunidade e o sistema digestivo, algo importante para quem sofre com a colite nervosa. Além disso, ela também pode tratar condições, como a prisão de ventre e a diarreia, pois regula a flora intestinal.

Para aproveitar os seus benefícios você pode tomar uma colher de sementes de linhaça recém-moídas juntamente com água, uma vez por dia. Também, pode colocar uma colher de sementes de linhaça em um copo de água fervendo durante 5 a 10 minutos. Depois, beba este chá antes de dormir. Ele irá ajudar a promover movimentos intestinais saudáveis.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 2 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X