Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

4 pontos de pressão para aliviar diversas dores

Tipo:

451953000.jpg

Os pontos de pressão são centros de nosso corpo que promovem o relaxamento e nos ajudam a aliviar algumas dores.


A acupressão é uma técnica antiga que possui raízes na medicina natural chinesa e que utiliza a pressão dos dedos, ou até as agulhas, para desbloquear determinadas energias que podem causar dor ou sofrimento, ou estimular algumas áreas do nosso corpo.

É possível que muitos de nossos leitores vejam esta técnica com muito ceticismo. No entanto, nunca é demais ampliar nosso conhecimento curioso sempre que tenhamos uma finalidade benéfica.

Você sempre pode colocar em prática estes simples conselhos baseados nos pontos de pressão para descobrir se eles podem ajudá-lo e se oferecem um pouco de alívio. São fáceis de fazer e asseguramos que, pelo menos, esses pontos proporcionarão uma calma muito relaxante.

Pontos de pressão para aliviar dores menstruais

Pontos-de-pressao-nos-pes

As cólicas menstruais e as dores associadas a estes dias do mês são uma tortura que muitas mulheres experimentam. Podemos, sem dúvida, recorrer aos medicamentos farmacológicos, mas se você quiser, pode também estimular os pontos de pressão associados às dores menstruais.

Estas são as áreas que devemos estimular:

  • Com o indicador da mão iremos pressionar os dedões dos pés. Estes nervos se associam com a glândula da tireoide.
  • Tente exercer uma pressão ascendente e descendente.
  • A seguir, passaremos dos dedões do pé até a parte central dos mesmos, assim como você pode ver na imagem superior. Exerça pontos de pressão no centro e em seguida arraste os dedos para fora, estimulando estas áreas que se conectam com os órgãos relacionados às dores menstruais.
  • Por último, você obterá um grande alívio se massagear a parte interna das pernas, cerca de dez centímetros acima dos tornozelos, durante pelo menos 10 minutos.

Pontos de pressão para aliviar a dor de cabeça

Pontos-de-pressao-na-mao

A técnica dos pontos de pressão será muito útil para aliviar as dores de cabeça decorrentes da tensão e do estresse do dia a dia. Para fazer isso, você só vai precisar de 30 segundos em cada mão para encontrar bons resultados.

Convidamos a todos a colocarem em prática:

  • Começaremos encontrando o ponto adequado, na área que irá aliviar a dor de cabeça: ele está na linha do seu dedo mindinho, no início do seu pulso.
  • Uma vez localizado, exerça uma pressão de no máximo 30 segundos. Depois, faça a mesma coisa na outra mão.
  • Se outra pessoa for fazer a pressão para você, oriente-a para que atue como podemos ver na imagem superior.

Pontos de pressão para aliviar náuseas

Ponto-de-pressao-para-nauseas

Náuseas, enjoos… Há dias em que não nos sentimos muito bem, seja por uma queda de pressão, por termos comido mal, ou por fatores atmosféricos como altas temperaturas.

Seja qual for o motivo, se em algum instante você notar uma certa indisposição, tente experimentar esta prática simples:

  • O ponto de pressão que iremos trabalhar recebe o nome de “pericárdio”. Ele está relacionado a órgãos importantes como o estômago ou a cabeça, e nos permitirá aliviar desde dores de cabeça até a dolorosa síndrome do túnel do carpo.
  • Primeiramente iremos localizar a área em questão: para aliviar as náuseas e a dor, iremos situar os dedos entre os tendões grandes no interior do pulso.
  • Utilize o dedo indicador e o médio para exercer pressão durante dois minutos.

Pontos de pressão para aliviar a fadiga

Ponto-de-pressao-para-fadiga

Este é um dos pontos de pressão mais fáceis de localizar. É o terceiro olho, o ponto situado justamente entre os dois olhos e acima do nariz.

  • Utilize o dedo do meio para exercer uma pressão de 20 segundos. Em seguida descanse durante 10 segundos, e repita o procedimento.
  • Você pode introduzir esta prática simples ao longo do seu dia para conseguir aliviar a fadiga ocular ou física, além de combater a insônia.
  • Não hesite em realizar esta técnica se você costumar passar muito tempo na frente do computador.

Para concluir, em nosso dia a dia na hora de combater a dor costumamos recorrer aos medicamentos comerciais. Se em algum momento você decidir experimentar outras técnicas, não deixe de fazer uso da acupressão.

É uma técnica simples que serve para estimular a circulação sanguínea, relaxar os músculos e equilibrar as energias do nosso corpo. Você se anima?

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X