Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

3 exercícios fáceis e eficazes para ter coxas e panturrilhas firmes

Tipo:

coxas-firmes-500×299-500×299

Uma das desculpas que mais costumamos dar a nós mesmos em relação à pratica de atividades físicas variadas é que simplesmente não temos tempo de fazer ginástica. No entanto, existem várias opções que não levam muito tempo e podem ser feitas diretamente do conforto de nosso próprio lar, sem fazer uso de equipamentos ou máquinas complexas e sem perder tempo para nos deslocarmos até uma academia.


Embora os exercícios aeróbicos sejam extremamente importantes para a saúde, principalmente para a prevenção de doenças cardiovasculares, hoje iremos falar sobre alguns exercícios de força para as coxas e as panturrilhas. Eles ajudam a tonificar os músculos e obter uma forma física mais tonificada e torneada, prevenindo a temida flacidez.

Antes de começarmos, é importante ressaltar que nenhum exercício é capaz de fazer milagres. Por este motivo, a rotina que indicaremos deve ser acompanhada de uma alimentação saudável e balanceada, rica em frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras, para que os resultados esperados possam ser alcançados com sucesso.

Agachamento

O agachamento é um dos melhores exercícios para as pernas e os glúteos, e irá nos ajudar a conquistar as coxas firmes que tanto sonhamos.

Para executá-lo corretamente, mantenha-se em pé com os pés paralelos e afastados. Eles devem estar separados na mesma largura dos ombros. Nesta posição, comece a flexionar os joelhos lentamente, descendo e projetando o quadril para trás, como se fosse se sentar em uma cadeira imaginária. Os joelhos devem ser flexionados até atingirem um ângulo de 90 graus, sem ultrapassar a linha da ponta dos pés. Suba lentamente para terminar o movimento e faça 3 séries de 10 repetições.

Se você for principiante, é possível começar somente com o peso do próprio corpo. Com o tempo e conforme for se sentindo mais seguro, você pode aumentar o nível de dificuldade e segurar ou colocar algum peso nas costas (você pode usar sacos de alimentos se não tiver nenhum pesinho em casa).

Para quem quer ainda mais dificuldade, é possível fazer o agachamento com uma perna de cada vez. Como o corpo terá que trabalhar para manter o equilíbrio, os resultados podem ser ainda melhores.

Afundo

O afundo é outro excelente exercício para as coxas e os glúteos, que trabalha também um pouco das panturrilhas. Vale a pena combiná-lo ao agachamento para ter uma rotina de treino mais completa e eficaz.

Para começar, segure um peso (ou saco de alimentos) em cada mão na altura do quadril. Mantenha os pés paralelos e afastados, novamente sem superar a largura dos ombros. Em seguida, dê um passo à frente com uma das pernas, abaixando o quadril até o joelho formando um ângulo de 90 graus com o pé. Volte à posição inicial lentamente e repita com a outra perna.

Nesse caso, você também pode começar somente com o peso do corpo e ir aumentando o peso extra utilizado conforme sentir que o exercício está ficando fácil demais. Comece com três séries de 10 repetições para cada perna.

Fique atento à execução correta. É importante ressaltar que o joelho da frente não pode ultrapassar a linha da ponta dos pés. Além disso, não encoste o joelho da perna de trás no chão.

Step

O step trabalha as pernas e os glúteos, mas é especialmente eficaz para treinar as panturrilhas. Às vezes, quando estamos fazendo o exercício, não percebemos o quanto as panturrilhas estão trabalhando. No entanto, no dia seguinte ou no posterior podemos sentir uma dor muscular forte na região, que indica o quanto ela foi trabalhada.

Você pode variar os exercícios feitos nele, subindo e descendo como se fosse uma escada ou pulando e parando em cima dele com os pés paralelos, agachando levemente. Não se esqueça de pisar no step sempre apoiando o pé inteiro, inclusive o calcanhar, para evitar quedas e lesões.

Outra opção interessante é procurar vídeos com aulas de step online. Elas são fáceis de encontrar e aí você pode acompanhar as coreografias com o seu próprio step. A música e os movimentos diferentes tornam tudo muito mais prazeroso e você nem vai ver o tempo passar. Se for criativo, pode até criar a sua própria coreografia com a sua música preferida!

Lembrando: se você não tiver ou não quiser comprar um step, subir escadas pode proporcionar o mesmo efeito para as coxas e panturrilhas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

Screenshot at Aug 11 18-06-34
Brinco-de-ouro

Ingredientes 2 ½ xícaras(chá) de maisena peneirada 1 xícara(chá) de açúcar 1...

200021762.jpg
Alimentos que se parecem com os órgãos que eles curam

Você já notou como alguns alimentos possuem uma semelhança muito grande com...

Pavê de Frango
PAVÊ DE FRANGO CREMOSO – MUITO FÁCIL!

Pavê de Frango Cremoso é uma ótima opção para aquele almoço de...

Deixe seu comentário

X