Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

3 dicas na hora de limpar o seu sofá

Tipo:

Depositphotos_51170951_s

O sofá é um móvel multifuncional e versátil, pois além de cumprir um papel decorativo, ele também é essencial para o conforto e acolhimento dos ambientes. É nele que os moradores da casa passam boa parte do tempo, seja descansando depois de um dia de trabalho, recebendo as visitas ou até mesmo assistindo um filminho nos finais de semana.
Para que os sofás durem e fiquem bonitos por mais tempo, é fundamental higienizá-los da maneira correta e com a frequência adequada. Assim você não vai precisar trocar o estofado todo ano. Pensando nisso, listamos algumas dicas de limpeza e manutenção de sofás. Vem com a gente!


Acerte na lavagem do sofá

Para garantir a durabilidade do sofá, é fundamental que você escolha o método correto de higienização. Para começo de conversa, é preciso considerar o material de que é feito o sofá para definir se a lavagem será feita com pano úmido ou a seco.  Atualmente os estofados podem ser de couro, algodão, linho, veludo, camurça, napa, courino e outras matérias primas.

Cada uma delas exige formas diferentes de limpeza.

Vale destacar que para saber qual é o tipo de lavagem, pergunte para o vendedor ou fabricante. Além disso, os sofás costumam vir com etiquetas indicativas. A etiqueta com a letra P indica lavagem a seco, etiquetas com a letra W indicam limpeza com pano úmido, a letra O significa que o material pede lavagem com água fria e a letra F informa que a limpeza deve ser realizada por empresas especializadas.

Use soluções caseiras

Para limpar sofás de veludo, linho ou outros tecidos,  use uma solução caseira composta por 1/4 de vinagre branco diluído em 1 litro de água morna. Use um pano umedecido nessa solução e passe no sofá. Caso haja alguma mancha mais difícil de remover, use uma esponja  embebida nessa mesma mistura. Essa estratégia é ótima para deixar o tecido mais macio, além de limpar o sofá.

Remova as manchas

Cada sujidade demanda um tipo de limpeza diferente. Para limpar vinho e café, por exemplo, você deve utilizar um papel toalha a fim de absorver o líquido ao máximo. Depois disso, jogue água tônica ou gaseificada sobre a mancha. Em seguida, limpe com o papel toalha e, se preciso for, repita o processo. Outra opção bacana é passar gelo no local até a mancha desaparecer.
Se refrigerante cair na superfície do estofado, use detergente líquido neutro e água. Para remover manchas de caneta, umedeça a esponja no vinagre branco e esfregue com o lado macio da esponja. Já se a marca for de gordura ou corante, aplique uma espuma de água com detergente sobre o local, deixe agir por 20 minutos e depois seque com um pano.

Dicas extras

  • Sempre comece a limpeza usando uma escova com cerdas macias ou aspirando o sofá para remover o pó.
  • Os sofás de couro, courino ou napa devem ser limpos apenas com água e sabão neutro. Além disso, de três em três meses, você deve passar hidratante, silicone ou vaselina líquida para evitar rachaduras no material.
  • No caso dos sofás de camurça, use apenas um pano umedecido com água e uma escova apropriada para esse material. Se líquidos caírem nesse material, seque imediatamente.
  • No mercado já existem produtos específicos para sofá, mas você sempre deve ler o rótulo antes de utilizá-los.
  • Bicarbonato é um produto que ajuda na eliminação de odores do sofá.
  • Para conservar o sofá sempre limpo e bonito, aposte na impermeabilização do seu estofado.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Picolé de Nutella feito somente com 3 ingredientes
Picolé de Nutella feito somente com 3 ingredientes

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador Colocar nas forminhas...

11778f825800eb86adaa0693026597ab.jpg
Mulher passa 8 horas por dia arrancando a própria pele

Abrir buracos nas próprias pernas, braços, peito e até mesmo no rosto:...

540693000.jpg
Exterminador de Celulite! Truque da borra de café que acaba com a celulite: aprenda a fazer

Para não gastar dinheiro com produtos e tratamentos estéticos, uma ótima opção...

21230770_700912933430954_1487732679402961939_n
Pavê de mousse de maracujá

Ingredientes 2 pacotes de biscoitos champanhe 1 copo de leite 2 latas...

Deixe seu comentário

X