Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

14 alimentos que nunca devem faltar na sua geladeira

Tipo:

Geladeira-500×3171-500×317

Você abre a geladeira e percebe de que só restam meio tomate e um limão. O que faço agora para o jantar? Para que isso não aconteça com você, é preciso que realize uma compra um pouco mais consciente e organizada. Mas, além disso, preste atenção ao seguinte artigo, onde você vai conhecer uma lista fantástica com os alimentos que nunca deveriam faltar na sua geladeira.


Que alimentos devem estar sempre na sua geladeira?

Se estiver na hora de ir ao mercado, aproveite e faça a lista de compras usando como base estas sugestões:

Limão

Justo a única coisa que sobrou na última vez em que abriu a geladeira. Esse cítrico contribui com suas propriedades, mas também com seu sabor para muitos pratos. E se tiver sede, uma boa limonada com água, açúcar e gelo não cai nada mal. Na comida ele pode ser usado com o peixe, marinhados, frituras e saladas. Um componente perfeito para deixar o sal de lado.

Coentro

É da mesma família da salsinha, assim pode ser usado o que for mais fácil de encontrar. Essa especiaria, muito usada para molhos, ensopados e frangos, irá contribuir com um excelente sabor aos seus pratos de vegetais e de carnes. É melhor sempre usá-lo fresco e cortá-lo só antes de usar.

Maionese

Pode ser comprada ou caseira. Nesse último caso, lembre-se de que ela não se mantém por muitos dias. A maionese tem muita vitamina E, além ser usada em milhares de receitas, desde um sanduíche a um pedaço de carne, passando por uma salada de batata e ovo a uma porção de peru. Ela permite condimentar diversos alimentos.

Mostarda

Outro dos condimentos que não podem faltar na sua geladeira e que você mesmo pode preparar (com os grãozinhos) ou comprar já pronta. Algumas marcas a oferecem combinada com diferentes ervas. Ela é perfeita para temperar saladas verdes, sanduíches, vegetais, carnes vermelhas, embutidos e frios.

Manteiga

É a base de muitas receitas com farinha e, em alguns casos, serve para untar uma torrada no café da manhã ou quando chegar do trabalho e quiser atacar o primeiro que aparece frente aos seus olhos. A manteiga é tão versátil que pode ser usada tanto em pratos doces como nos salgados, crua ou cozida, fria ou quente.

Queijo

Existem muitos tipos de queijo, portanto, você vai ter que escolher os que mais gosta para a sua casa. O queijo branco, por exemplo, pode ser usado para lanches ou bolos. O queijo mozarela para as pizzas, o queijo cremoso para rechear bolos. Também há queijos que são usados para as sobremesas, como podem ser o mascarpone ou a ricota. O queijo ralado dá muito sabor às comidas como, por exemplo, sopas, ensopados, massas.

Ovos

Tiram você de qualquer emergência. Uns ovos cozidos com sal e orégano matam sua fome até você voltar ao mercado. Também podem ser usados para fazer bolos, massas, sobremesas… Se quiser pode fritá-los, comê-los cozidos, batidos ou combinar com muitos ingredientes mais.

Frutas de casca dura

Bananas, maçãs e abacates se encontram nesse grupo. O bom é que eles se conservam vários dias na geladeira e tiram sua fome. Podem ser consumidos crus e são perfeitos para saciar nosso apetite até a hora do jantar. Além disso, são uma alternativa saudável para as crianças.

Batatas

Algumas pessoas colocam esse alimento de origem americana na geladeira para que se conserve melhor. As avós dizem que elas nunca pode faltar em uma casa. Se tivéssemos que escolher o alimento que mais salva você nas emergências, as batatas ganhariam o primeiro prêmio. Pode fazer um purê, uma omelete, batatas fritas, salada com batata e ovo (outro dos imprescindíveis, segundo a minha avó), ao creme ou com polvo, azeite de oliva e páprica.

Cebola e alho

Embora sozinhos, a cebola e o alho não têm muitas aplicações além da salada, eles podem ajudar você a dar mais sabor a qualquer comida. O mais insosso prato de massas com azeite se converte em um prato gourmet graças a esses dois elementos. E nem dá pra falar se começarmos a enumerar todos os benefícios que trazem à saúde.

Presunto

Junto com o queijo, podem fazer o sanduíche mais gostoso do mundo. Um pouco de presunto serrano no lanche pode ser um manjar dos deuses. Se você cortar o presunto em dados e os dourar no azeite de oliva, com um pouco de pão torrado, você vai poder comer uma coisa gostosa e saudável antes da hora de jantar.

Laticínios

Já falamos da manteiga e dos queijos. Mas você não pode se esquecer do leite e do iogurte. São alimentos muito completos que podem ser consumidos sozinhos (segundo os gostos). No caso do leite, ele tem utilidades tanto nos pratos doces como nos salgados. Ou para um delicioso café com leite nas manhãs. É recomendável armazená-los em garrafas de vidro para que mantenham seu sabor. Preste igualmente atenção ao prazo de validade.

Creme de leite

Outro laticínio com o qual podemos fazer maravilhas. O creme de leite pode ser usado em diversas preparações, segundo o caso, doces ou salgados. Voltando para o exemplo do prato de massas, experimente comer com um pouco de creme de leite em cima: você não vai se arrepender.

Cenouras

O bom desse vegetal é que ele pode ser mantido durante alguns dias na geladeira. Uma dica para que durem mais é deixá-las na sacola de plástico da compra, na gaveta dos vegetais. Elas podem ser comidas tanto cruas como cozidas e vai lhe socorrer em diversas ocasiões. Ralada, cortada em dados ou como recheio, as cenouras são deliciosas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

414336000.jpg
Cereais, bons para o coração e o cérebro

A última Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e...

colite-ulcerativa-500×375
Colite ulcerativa: causas, sintomas e tratamento

Lembre-se de que é fundamental consultar um especialista se estiver sentindo os...

Testando sua Personalidade Através dos Pés
Testando sua Personalidade Através dos Pés

Três formatos básicos de pés Identificamos 3 tipos de pés que são...

Deixe seu comentário

X