Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

12 surpreendentes usos do amido de milho, ou maisena

Tipo:

usos_da_maisena_tinta_de_caneta-500×308

Versátil, o amido é usado em outras áreas além da cozinha, pois possui propriedades benéficas para nosso corpo. Confira abaixo 12 usos impressionantes da maisena.


1. Alivia o incômodo das brotoejas

O Brasil é um país bastante quente o ano inteiro, em boa parte de seu território. Por isso, muitos bebês e até adultos desenvolvem uma irritação cutânea conhecida como brotoeja, pequenas bolinhas avermelhadas que podem ser muito incômodas. Você pode usar a maisena como se fosse um talco, cobrindo superficialmente as áreas afetadas. A vantagem da maisena é que não tem fragrâncias e nem outras substâncias químicas, que poderiam ser tóxicas para as crianças.

2. Tirar manchas de azeite

O azeite de oliva pode manchar produtos de couro, sendo difícil de eliminar. Aplique um pouco de amido sobre a mancha e deixe o produto agir por toda a noite. Na manhã seguinte esfregue a área com uma escova.

3. Para substituir uma parte da farinha de trigo

Muitas pessoas preparam bolos e biscoitos apenas com farinha de trigo, mas a maisena pode dar leveza à massa e uma textura mais delicada aos doces. Utilize um pouco de maisena se preferir deixar a receita praticamente inalterada, ou vá aumentando a proporção entre as duas farinhas se gostar do resultado.

4. Cuidar das queimaduras solares

As queimaduras solares requerem de bastante cuidado, pois podem deixar cicatrizes permanentes. O ideal é evitá-las por completo, sempre usando protetor solar e evitando sair ao sol nos horários de pico (entre as 10h e 16h). Mas se você já estiver com a pele queimada devido ao sol, pode preparar uma pasta com amido e água, para aplicar sobre a área, amenizando o ardor e facilitando a cicatrização.

5. Tratamento para peles oleosas

A maisena pode ser até uma aliada da beleza. Aplique-a pura sobre a pele do rosto para controlar os níveis de oleosidade. Deixe atuar por 30 minutos e depois enxágue bem.

6. Retirar manchas de caneta

Prepare uma pasta de maisena e leite para aplicar sobre roupas manchadas com tinta de caneta. Às vezes, a caneta “estoura”, e o seu conteúdo vaza manchando bolsos de camisa, geralmente masculinas. Nessas horas, não é preciso jogar a roupa fora. Pode-se aplicar a pasta sobre a região afetada, deixar secar e escove depois para facilitar a sua remoção.

7. Para evitar o pé de atleta

O pé de atleta é uma infecção por fungos, bastante comum e incômoda, pois provoca coceira, ardência e descamação da pele entre os dedos dos pés. Para evitar o problema, é fundamental manter os pés bem secos, livres de umidade. Isso pode ser feito colocando amido de milho entre os dedos depois de secar bem os pés com uma toalha, como faria com um talco para pés comum.

8. Para cabelos oleosos

Absorva o excesso de oleosidade que se acumula no couro cabeludo aplicando um pouco de amido de milho e deixando atuar por 30 minutos. Facilite a aplicação preparando uma pasta de amido e água e coloque-a sobre o couro cabeludo com as mãos.

9. Limpador facial

Quer preparar seu próprio sabonete facial em casa, sem ter que gastar muito e ficando livre de produtos químicos nocivos? Então, misture uma colher de amido de milho, uma colher de glicerina e uma xícara de água em uma pequena vasilha. Leve ao fogo para cozinhar em banho-maria, deixe repousar e utilize sobre a pele como faria com qualquer creme de limpeza.

10. Combater o suor excessivo

Pode-se evitar o incômodo do excesso de suor passando um desodorante mineral antibacteriano nas axilas e então esfregando-as com um pouco de maisena. Isso eliminará a umidade, evitará infecções e o acúmulo de bactérias, que podem provocar o mau cheiro.

11. Para cuidar de problemas de pele

O amido de milho tem propriedades que ajudam a aliviar a pele quando ela apresenta irritações e vermelhidão por causa de picadas de insetos e outros problemas cutâneos. Prepare uma pasta simples de amido de milho e água e aplique sobre as áreas afetadas.

12. Para a limpeza de bichinhos de estimação

Os nossos queridos animais de estimação também podem ser beneficiados pela versátil maisena. Para manter os pelos de cães e gatos limpos e brilhantes, polvilhe um pouco de maisena sobre os pelos do animal e use uma escova para remover toda a sujeira e oleosidade.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Costela assada no bafo na panela de pressão, veja como é simples e deliciosa…Ver mais
Costela assada no bafo na panela de pressão, veja como é simples e deliciosa…Ver mais

Receita de Costela assada no bafo na panela de pressão Veja como...

Banana com Nutella – sobremesa rápida
Banana com Nutella – Sobremesa Rápida

Modo de preparo: Corte a banana ao meio e as pontinhas. Tire...

SOBREMESA DE ESTROGONOFE, EU TO VICIADA NESSA RECEITA! É UMA SOBREMESA DIVINA!
SOBREMESA DE ESTROGONOFE, EU TO VICIADA NESSA RECEITA! É UMA SOBREMESA DIVINA!

SOBREMESA DE ESTROGONOFE, EU TO VICIADA NESSA RECEITA! É UMA SOBREMESA DIVINA!...

Deixe seu comentário

X