Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

12 Remédios naturais para a dor de garganta

Tipo:

Dolor-de-garganta-500×3251-500×325

A dor de garganta é realmente muito incômoda e não nos deixa pensar em outra coisa. A dor é muito molesta, pois sentimos uma pontada ao tragar saliva ou comida ou até quando respiramos. Esta dor pode ser a antecessora de uma gripe, por exemplo, ou inflamação na garganta. Para poder curar de maneira rápida e eficaz as dores de garganta, não hesite em usar os seguintes remédios naturais.


Quais são as melhores receitas caseiras para a dor de garganta?

Todas são muito simples de serem feitas e é provável que você tenha todos os ingredientes na sua dispensa ou na geladeira de sua casa. Do contrário, você pode ir ao mercado e comprá-los sem problemas.

Pimenta caiena

Fazer gargarejos com uma mistura de 1/8 colher de pimenta com ½ xícara de água quente, várias vezes ao dia. Tenha cuidado com a quantidade de pimenta caiena que você coloca, pois ela é muito forte e picante.

Sal

Adicione a uma xícara de água morna uma colherzinha de sal e faça gargarejos com a mistura a cada hora aproximadamente.

Vinagre de maçã

Misture duas colheradas de vinagre em uma xícara de água quente. Deixe amornar um pouco (até o ponto em que você possa suportar) e realize gargarejos a cada hora.

Chá de gengibre

O gengibre necessita estar fresco e ralado para que tenha efeito. A proporção é de 3 colherzinhas de gengibre para uma xícara de água fervendo. Deixe repousar 5 minutos, adicione uma colherada de mel, se desejar.

Chá de tomilho

Este chá acalmará a dor de garganta quase em minutos. Prepare-o com uma 1 colherada de tomilho em uma xícara de água fervendo. Coe, deixe amornar e faça gargarejos.

Chá com mel e limão

É um dos mais populares que existem e muito fácil de ser preparado. Somente são necessárias duas colheradas de mel e 1 de suco de limão em uma xícara de água fervendo, e adicione um saquinho de chá comum (como mate ou camomila). Deixe esfriar um pouco e beba aos poucos, sua garganta ficará melhor rapidamente.

Chá de raiz de alcaçuz

Você deve preparar uma infusão que contenha uma ou duas peças de raiz de alcaçuz por xícara de água e beber um gole. Outra ideia é preparar bolsas de chá de alcaçuz ou mastigar um pouco para que junto com a saliva forme um calmante para a garganta. Tenha muito cuidado com seu uso, pois o alcaçuz aumenta a pressão sanguínea se for consumida em excesso, e não é aconselhado para mulheres grávidas ou para pessoas que sofrem de hipertensão.

Cravo

Você pode mastigar alguns dentes de cravo-da-índia para suavizar a sensação de pontada ao tragar, característica da dor de garganta.

Chá verde

Muitas são as propriedades do chá verde para o nosso organismo, mas se você o beber quente ou morno ele reduz a dor de garganta. Você também pode fazer gargarejos com o chá verde, pois o mesmo combate infecções (quase de todo o tipo). O chá verde é vendido em saquinhos e também as folhas.

Bicarbonato de sódio e sal

Misture meia colherada de bicarbonato de sódio com meia de sal em meia xícara de água morna. Faça gargarejos com esta preparação algumas vezes ao dia.

Chá de camomila

Esta infusão tem, entre outras qualidades, poder para reduzir a dor de garganta. Também serve para relaxar, para a dor de estômago e para reconfortar em um dia de muito frio. E seu sabor é delicioso.

Água oxigenada

Para poder combater a infecção na garganta realize gargarejos com água oxigenada (3%). Se você não gostar do sabor, dilua com água em partes iguais.

Outras receitas caseiras para a dor de garganta

Ferva três folhas de limão por xícara de água por 10 minutos. Retire do fogo e adicione uma colherada de mel. Beba muito devagar antes que esfrie. Você também pode fazer gargarejos com suco de limão e água ou mel cinco vezes por dia. Não se esqueça de escovar os dentes para evitar os efeitos nocivos do limão sobre eles.
Realize um cataplasma com uma colherada de folhas secas de camomila e duas xícaras de água fervendo. Deixe que cozinhe por cinco minutos e embeba em um pano. Escorra bem e aplique sobre seu pescoço até que esfrie. Repita várias vezes ao dia.
Realize uma batida com 1 colherada de mel puro de abelhas, 1 xícara de romãs, 1 xícara de iogurte desnatado, meia xícara de amoras e uma xícara e meia de bananas em rodelas. Bata tudo no liquidificador até formar uma batida homogênea e beba duas vezes por dia.
Em uma xícara de água morna coloque uma medida de whisky e faça gargarejos quando necessário.
Corte uma cebola em rodelas e coloque-as em meio litro de água. Adicione três colheradas de açúcar e deixe macerar por 12 horas. Beba uma xícara a cada duas horas até que a garganta não doa mais.
Prepare um suco com 2 cenouras, 4 talos de aipo, 1 dente de alho e ¼ erva-doce. Bata bem e beba duas vezes por dia.
Ferva a fogo lento 25 gr de morangos, 700 mL de água e 30 gr de folhas secas de morango por 15 minutos. Adicione uma colherada de mel. Coe e verta em uma garrafa com fechamento hermético para por na geladeira. Faça gargarejos a cada 45 minutos.
Lave e corte um maço de salsas, uma cebola e um dente de alho. Bata tudo até formar uma pasta homogênea e beba um copo por dia.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

86871_highlight
Cuscuz irresistível

Já tem receita de cuscuz? Dizem por aí que essa é irresistível!...

APRENDA O SEGREDO DO FEIJÃO PERFEITO QUE VOCÊ VÊ EM RESTAURANTES MAS NUNCA CONSEGUE FAZER EM CASA!
APRENDA O SEGREDO DO FEIJÃO PERFEITO QUE VOCÊ VÊ EM RESTAURANTES MAS NUNCA CONSEGUE FAZER EM CASA!

Ingredientes Feijão Modo de Preparo Colocar meia cebola, Um dente de alho,...

bolinho-de-chuva6-1138×500
Bolinho de Chuva bem fofinho!

INGREDIENTES: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

1913203_1058675824142527_3591260565173805851_o
Costela no bafo na panela de pressão

Costela no bafo na panela de pressão fica pronta em meia hora!...

Deixe seu comentário

X